Blog > 7 motivos para manter sua infraestrutura de TI atualizada

7 motivos para manter sua infraestrutura de TI atualizada

Confira os sete principais motivos que comprovam a importância de manter a sua infraestrutura atualizada.

O mundo dos negócios tem exigido um ritmo de inovação e transformação nunca antes visto. E isto impacta diretamente a área de TI. Ao passo que é preciso disponibilizar o ambiente de TI para permitir inovação de forma ágil, é necessário também manter a disponibilidade e a performance das aplicações já existentes. A área de TI, portanto está muito focada nestes aspectos.

Quando analisamos a infraestrutura de TI sob o aspecto da arquitetura corporativa, ela é a base para que todo o restante funcione e tenha o desempenho esperado. A infraestrutura de TI é composta por 3 pilares: hardware, software e rede. Dentro deste cenário descrito, fazer o desenho e a implementação da infraestrutura se torna bastante complexa. Ainda mais complexo, é o gerenciamento. Uma vez implementada, a infraestrutura de TI sofrerá mudanças constantes, em função das mudanças do negócio e dos sistemas.

Ao mesmo tempo que é preciso buscar inovação e manter os ambientes e sistemas funcionando, a gestão das vulnerabilidades e riscos é essencial. Os ataques de hacker, vírus e ransonware aumentam exponencialmente a cada ano, visto que está tudo conectado.

Uma infraestrutura mal implementada e mal gerenciada fica sujeita a problemas de indisponibilidade e performance, que geram uma série de problemas para o negócio. Entre elas:

  • Prejuízos financeiros
  • Perda de dados e retrabalho
  • Descumprimento dos prazos de entrega legais e multas
  • Problemas com as entregas para os clientes
  • Danos à imagem da empresa

Podemos fazer um paralelo do uso da infraestrutura com a energia elétrica. Você usa todo dia, depende dela, mas só percebe quando fica sem.

Razões para manter a atualização da infraestrutura de TI.

Confira abaixo os principais motivos para manter a sua infraestrutura de TI atualizada:

1.Manutenção da segurança da informação

Uma das formas mais simples de invadir a rede uma empresa, é buscando por vulnerabilidades conhecidas. Quanto mais desatualizada a infraestrutura, mais falhas são conhecidas e exploradas facilmente. Então manter os softwares atualizados é a primeira medida a ser adotada para proteger os dados da empresa. Por si só, este motivo já é suficiente para justificar manter a infraestrutura de TI atualizada.

2. Suporte do fabricante

Os softwares de terceiros têm um calendário de liberação e descontinuação das versões definidas e divulgadas. Quando a versão é descontinuada, normalmente não há mais suporte a bugs e adquirir um suporte estendido acabado sendo bem caro. O mesmo vale para o hardware. Normalmente depois de 5 anos de uso não tem mais suporte do fabricante.

3. Manter a compatibilidade com as aplicações

Os softwares especialistas (ERPHCMWMS e etc) evoluem diariamente, e eles utilizam componentes de terceiros (banco de dados, sistema operacional, componentes web) para entrega do serviço final. Estes componentes também evoluem e trazem novas funcionalidades que os softwares especialistas utilizam. É muito comum as empresas descobrirem que seu Oracle ou Windows está desatualizado e que seu ERP não suporta mais aquela versão. Aí é uma correria para adquirir licenças e fazer as atualizações. Isso pode gerar uma série de problemas com entregas e atrasar projetos da empresa.

4. Absorver melhorias

Os fabricantes de componentes de infraestrutura liberam melhorias constantemente, melhorando a segurança, disponibilidade e performance.

5. Redução de incidentes

Na medida que os softwares especialistas evoluem, eles acabam utilizando mais funcionalidades dos softwares de terceiros. E com esta maior exigência, é mais a chance de encontrar pontos falhos. Os fabricantes liberam periodicamente melhorias e correção de erros conhecidos. E com isso melhorando a estabilidade do software.

6. Backup e restauração

Quanto mais antigo o software, mais difícil é fazer sua recuperação no caso de um incidente grave. Em alguns casos o fabricante do software não disponibiliza mais nem a mídia para download. Caso seja perdida, irá prejudicar muito o processo e o tempo de recuperação.

7. Maior disponibilidade

A infraestrutura torna-se mais estável, e desta forma com maior % de disponibilidade. Uma infraestrutura atualizada tem menos paradas não programadas, pois as atualizações são feitas proativamente sem que seja necessário ocorrer um incidente para tomar uma ação.

Neste post elencamos 7 motivos para manter a infraestrutura de TI atualizada. Apesar de toda atualização trazer riscos de incidentes pós atualização, com uma boa gestão de mudanças, estes riscos podem ser mitigados. O benefício de manter a infraestrutura atualizada é infinitamente maior que seus riscos.

fonte:https://bit.ly/3dqjNDh

Se quiser saber mais sobre o assunto e entender como a Synergie pode ajudar sua empresa, entre em contato: (11) 3853–3715 ou através do comercial1@synergie.com.br ou no synergie.com.br/contato