Blog > O que é restituição do imposto de renda e quando que é feita

O que é restituição do imposto de renda e quando que é feita

Restituição do Imposto de Renda é o processo pelo qual a Receita Federal devolve ao contribuinte parte ou todo o imposto que foi pago a mais durante o ano. 

Se as deduções (como despesas médicas, educacionais, dependentes, entre outras) somadas ao imposto retido na fonte excederem o valor que deveria ser pago, o contribuinte tem direito à restituição da diferença. 

Quando que é feita a restituição do imposto de renda

A restituição do Imposto de Renda é feita em lotes distribuídos ao longo do ano, geralmente começando em junho e podendo ir até dezembro. 

A ordem de pagamento considera, entre outros critérios, a data de entrega da declaração, com prioridade para idosos, pessoas com deficiência e professores. 

As datas exatas podem variar a cada ano, então é preciso sempre conferir o calendário oficial da Receita Federal para saber os detalhes.

VEJA TAMBÉM| Documentos para fazer a declaração do imposto de renda 

Como saber se tenho direito à restituição do Imposto de Renda?

Para saber se você tem direito à restituição do Imposto de Renda, você pode:

  • Verificar a Declaração: Ao finalizar sua declaração do Imposto de Renda, o próprio programa gerador ou o e-CAC da Receita Federal informa se você tem direito à restituição e qual o valor estimado.
  • Consultar o e-CAC: Acessando o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) no site da Receita Federal, você pode consultar a situação da sua declaração e verificar se há valores a serem restituídos.
  • Checar as Deduções: Se as suas despesas dedutíveis (como educação, saúde, dependentes) superam o imposto que foi retido na fonte ao longo do ano, é provável que você tenha direito à restituição.
  • App da Receita: A Receita Federal também oferece um aplicativo para smartphones onde é possível consultar a situação da sua declaração e verificar a restituição.

Se tiver direito, a restituição será depositada diretamente na conta bancária que você indicou na sua declaração.

VEJA TAMBÉM| Preciso declarar imposto de renda?

Qual é o valor da restituição do Imposto de Renda?

O valor da restituição do Imposto de Renda depende de cada caso, pois é calculado com base na diferença entre o imposto que foi pago ao longo do ano e o imposto devido após considerar todas as deduções permitidas pela legislação (como despesas médicas, educação, dependentes, entre outros). 

Se você pagou mais imposto do que deveria, a diferença é o valor da sua restituição. 

Não existe um valor fixo; ele varia conforme o que cada pessoa pagou e suas deduções específicas. 

Para saber exatamente quanto vai receber, é preciso fazer a declaração de ajuste anual e verificar o cálculo final feito pela Receita Federal.

Onde recebo a minha restituição do imposto de renda?

Você recebe a sua restituição do Imposto de Renda diretamente na conta bancária que você indicou na sua declaração de Imposto de Renda. 

É importante que a conta seja de sua titularidade (pode ser conta corrente ou poupança) para evitar problemas no recebimento. 

Se houver algum erro nos dados bancários informados, a restituição fica retida no Banco do Brasil, e você precisará agendar o resgate por meio do Portal BB ou indo pessoalmente a uma agência.