Blog > ERP para PME: por que investir em um sistema?

ERP para PME: por que investir em um sistema?

ERP-para-pequenas-empresas

Entenda a importância de poder contar com um ERP para pequenas empresas e quais vantagens essa tecnologia tem a oferecer!

Atualmente a tecnologia está extremamente acessível para todos os segmentos e sendo mais explorada do que nunca, tornando-a praticamente indispensável no nosso dia a dia, seja na rotina pessoal ou na rotina profissional.

São novas formas de compartilhar informação no meio corporativo, novas maneiras de trabalhar e para que os negócios mantenham um potencial competitivo no mercado, é preciso acompanhar toda e qualquer inovação que possa expandir os resultados das empresas.

A evolução das ferramentas disponíveis e a transformação digital, com seus diversos mecanismos, colocam as pequenas e médias empresas em condições de ampliar seus níveis de produtividade, conquistar mais clientes e expandir seu market share.

Como o ERP pode ajudar sua empresa a se destacar no mercado

Segundo o SEBRAE, os pequenos negócios empresariais são formados pelas micro e pequenas empresas (MPE) e pelos microempreendedores individuais (MEI). No Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPE).

Melhorar a receita e aumentar a produtividade são duas das grandes prioridades dos pequenos negócios. E para que essa conta feche, a tecnologia é a resposta! Tudo isso só foi possível com o uso de tecnologia em escala e em todas as pontas da cadeia. A busca constante por velocidade na decisão, informação inteligente e resultados positivos ficaram muito mais democráticos com o uso de tecnologia.

Um gerenciamento inteligente e que siga uma linha estratégica de ações é fundamental para garantir o bom desempenho e sucesso do negócio. Existe uma série de fatores que complicam a gestão e prejudicam a longevidade das PMEs. Entre os principais problemas estão os impasses causados pela burocracia, a alta carga tributária, uma legislação trabalhista complexa e que limita as contratações, a falta de infraestrutura que encarece todas as operações logísticas e ainda, o despreparo de parte dos empreendedores em relação ao gerenciamento da empresa.

Estar por dentro das inovações tecnológicas e conhecer as ferramentas de otimização são diferenciais que podem colocar sua empresa na frente da concorrência. Afinal, ter as informações do seu negócio, dos seus colaboradores e dos clientes com facilidade e praticidade é a melhor maneira de ser mais assertivo nas decisões.

Quais são as funções de um sistema ERP?

O ERP (Enterprise Resource Planning), ou software de gestão empresarial, tem como objetivo principal organizar e planejar os processos da empresa. Isto tudo através de funções específicas que se interligam e fornecem ao empreendedor informações e dados que facilitam a gestão do seu negócio.

Geralmente, os ERPs contam com as seguintes funções:

  • Gestão de Suprimentos (Estoques, Compras e Recebimento);
  • Gestão Comercial (Vendas e Faturamento);
  • Gestão Financeira (Contas a Pagar e Receber, Tesouraria);
  • Controladoria e Gestão da Produção.

Com o software de ERP, todos os dados desses vários setores empresariais são integrados em uma única plataforma! Ou seja: além de ter um controle maior de todas as áreas, o gestor tem em mãos insumos para tomar as decisões corretas, de forma tranquila e segura, seguindo as diretrizes da empresa que vão garantir o crescimento e resultado esperado.

Por que o ERP da Senior é a melhor escolha para o seu negócio?

A arquitetura dos sistemas de gestão empresarial é extremamente democrática e, ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de solução não é exclusiva para empreendimentos grandes. Falando exclusivamente do sistema ERP da Senior, o software de gestão tem alguns diferenciais que fazem toda a diferença no dia a dia do pequeno e médio empresário.

Abaixo, trouxemos alguns exemplos de como o software de ERP da Senior pode ajudar no desenvolvimento das PME’s.

Implantação ágil e diferenciada

Pode parecer que a implantação de um ERP é um processo longo e até burocrático, mas é muito mais fácil do que parece. A Senior, por exemplo, conta com um processo diferenciado de implantação do ERP, o que torna a aquisição do software ainda mais vantajosa para o seu negócio.

Operamos com especialistas de negócio, que trabalham de forma dedicada e remota para viabilizar a implantação do sistema nos clientes. Todo o modelo é focado no sucesso do cliente, o famoso termo ‘Customer Success’, e isso tudo antes, durante e depois do sistema em produção.

Após a implantação, a empresa estará pronta para crescer de forma inteligente, automatizar processos, aumentar a eficiência operacional, melhorar a produtividade, diminuir os custos e aumentar potencialmente o seu faturamento. Tudo isso de forma prática e acessível, basicamente, transformando dados em resultados em tempo real.

Baixo investimento na aquisição e manutenção

Esse tipo de sistema é acessível, economicamente falando. Na verdade, trata-se de um investimento de retorno certeiro, pois gera a redução de custos e o aumento da receita. Por isso que o ERP vale a pena independente do porte da empresa!

Adquirir o ERP da Senior para PME’s pode ser ainda mais atrativo porque você paga apenas a mensalidade, não há custo de aquisição ou implantação, o que acaba reduzindo bastante o investimento.

Além disso, o sistema opera no modelo SAAS, a solução é Cloud, o que não implica em investimentos por parte dos clientes em servidores e estruturas de TI. Outro ponto que deve ser destacado é que as atualizações e monitoramento são todos feitos automaticamente pela equipe da Senior.

Protesto online

O ERP da Senior é a primeira solução do mercado integrada com o Protesto Online. Com a integração, é possível tratar inadimplências em três dias e sem precisar se deslocar, através de um serviço 100% online. Garantia de muito mais agilidade e produtividade para a sua empresa.

Total segurança na emissão de documentos eletrônicos

Nossa solução de emissão de documentos, eDocs, que faz parte do software da Senior, facilita a emissão de notas fiscais eletrônicas, NFS-e, CT-e e MDF-e, cumprindo rigorosamente a legislação da Sefaz e dos municípios.

Além disso, oferece mais tranquilidade nos processos das empresas e permite o registro da manifestação do destinatário (MD-e) e recebimento de documentos eletrônicos (NF-e e CT-e). Garantimos a cobertura das obrigações em todo território nacional, o que traz segurança e tranquilidade para nossos clientes.

Controle em tempo real

Para ter atuação eficiente no mercado, empresários e gestores precisam acompanhar de perto o andamento dos processos e principalmente a situação financeira da empresa. Com o ERP da Senior, você tem o acompanhamento do seu fluxo de caixa em tempo real, com simulações que permitam mais assertividade na tomada de decisões.

Você tem mobilidade com o uso do nosso aplicativo para aprovações, agilizando o fluxo dos documentos que necessitam de aprovação, acessando da palma da mão, não importa onde você estiver.

Além disso, a solução de Indústria permite que você mantenha suas engenharias de produto e processos organizados, gerencie suas necessidades de produção a partir dos pedidos de venda e otimize a gestão do seu estoque. O sistema também atende às exigências do Bloco K do SPED Fiscal.

Saiba mais sobre nosso sistema de gestão ERP e entenda como podemos ajudar a otimizar os processos da sua empresa!

Fonte: Senior