Blog > Gestão Hospitalar 4.0 com Etiquetas RFID

Gestão Hospitalar 4.0 com Etiquetas RFID

gestão_hospitalar_rfid

Nos últimos tempos, estamos observando uma necessidade cada vez maior de evolução da Gestão Hospitalar, sobretudo dos recursos médicos, equipamentos e até mesmo os insumos.

Nos últimos meses, esse cenário ficou ainda mais alarmante, com a escassez de medicamentos devido as fazes emergências da pandemia e “stress – sobrecarga’ dos profissionais de saúde na gestão desses recursos. Podendo atuar com dados irreais quantitativos ou de localização, causando dados inseparáveis.

Controle de estoque

UDI – Identificação única dos dispositivos

Uma das tendências desse segmento, é trabalhar no sistema UDI (Identificação Única dos Dispositivos) sendo usado internacionalmente para dar identificação aos dispositivos médicos e insumos, permitindo que eles tenham uma “carteira de identidade” exclusiva na cadeia de abastecimento hospitalar.

Ajudando a simplificar o rastreamento e retirada desses suprimentos. As etiquetas eletrônicas RFID podem rastrear e registrar todo o ciclo de vida desses itens.

O chip de etiqueta eletrônica passiva RFID possui um mecanismo anticolisão e pode ser aplicado em diversos materiais ou objetos (múltiplas etiquetas); devido ao design especial da “tags – etiquetas”. A tag pode ser identificada e lida em todas as direções, com alta velocidade de leitura e alta precisão.

controle em tempo real

RFID e a IOT (Internet das coisas)

A saúde inteligente RFID usa a tecnologia da Internet das Coisas para realizar a interação entre pacientes e equipe médica, instituições médicas e equipamentos médicos.

A tecnologia de identificação automática RFID pode ler rapidamente em lotes, armazenar uma grande quantidade de informações, tendo as vantagens de alta segurança, identidade única e não-copiável.

Essa tecnologia pode identificar suprimentos médicos e rastrear com eficiência a aquisição, transporte, armazenamento e uso clínico de suprimentos médicos. O status das informações pode ser rastreado ao longo de todo o processo, evitando problemas de segurança médica pública e desempenhando um papel importante na construção de um atendimento médico inteligente.

Rastreabilidade das informações

Esse conceito pode ir muito além, contribuindo na gestão do prontuário médico é na identificação dos pacientes. Tudo isso sem contatos físicos e até mesmo a distância, sendo fator de segurança e pré-requisito nesse momento de contágio do COVID-19.

Destaque também para agilidade na identificação das necessidades e aplicação dos recursos médicos (insumos), realizando os registros dos procedimentos nos prontuários com poucos cliques e rápidas leituras dos itens (escaneamento-leitura via etiquetas RFID).

Processo de gestão de estoque

Essa tecnologia Gestão Hospitalar 4.0 com Etiquetas RFID já está sendo aplicada aqui no Brasil. Para mais informações entre em contato com a Synergie Consultoria (11) 3853-3715.