Blog > People data: o que é e como sua empresa pode se beneficiar?

People data: o que é e como sua empresa pode se beneficiar?

Certamente, você já ouviu falar que os dados são uma importante moeda nos dias de hoje. Mas, não estamos falando de valores comerciais, e sim de como eles contribuem para o aprimoramento de estratégias e geração de insights valiosos para os negócios.

People Data, assim como o People Analytics, é um método baseado na coleta de dados dos colaboradores. Apesar da semelhança na nomenclatura, os dois métodos são diferentes. Isso porque o Analytics está diretamente ligado à análise de pessoas, e é voltado para a captura de um alto volume de informações. Já o People Data é mais centrado em dados capazes de descrever o comportamento da força de trabalho. 

Neste artigo, mostramos o que é o People Data, sua importância e como a tecnologia pode trazer excelentes benefícios para a sua empresa. Aproveite a leitura! 

People Data: o que é e qual sua importância? 

People Data ou dados de pessoas – em sua tradução – consiste na coleta e uso das informações básicas relacionadas aos colaboradores, como data de nascimento, etnia ou até mesmo endereço.  

People Data é um importante elemento para o RH, uma vez que ele é fonte crítica de informações e auxilia na tomada de decisões. Portanto, a coleta, análise e monitoramento desses dados é essencial e exige muito cuidado e atenção. 

Ou seja, quando utilizado corretamente, o People Data contribui para mudanças significativas, que podem otimizar os processos de diferentes áreas, inclusive melhorar a cultura da empresa. 

Na prática, o People Data contribui para a rotina do departamento de RH de várias maneiras: 

  • Coleta de dados específicos relacionados aos profissionais; 
  • Geração de relatórios demográficos sobre a força de trabalho;  
  • Aprimoramento da tomada de decisões; 
  • Criação de programas de treinamento; 
  • Entre outros. 

People Data: que tipos de dados as empresas podem coletar? 

People Data é uma tendência baseada na coleta de dados que auxilia a identificar padrões, gerar insights e melhorar a tomada de decisão. Além disso, os dados ajudam a compreender informações relacionadas aos colaboradores, indicando os pontos fortes da equipe e destacando ‘gargalos’ que estão prejudicando os resultados. 

Na gestão de pessoas, os dados de colaboradores são uma fonte crítica de informações para a tomada de decisões organizacionais. Sendo assim, a análise e monitoramento do People Data deve ser efetuada com cuidado, em um armazenamento de banco de dados robusto, a fim de garantir a segurança e manter a conformidade com a LGPD. 

Para melhorar a tomada de decisões, gerar insights valiosos e entender a produtividade da equipe de trabalho, o RH pode coletar informações como: 

  • Identificação: nome, etnia, idade e outras informações sobre de contato; 
  • Desempenho no local de trabalho: o banco de dados é o melhor lugar para armazenar informações e o registro histórico dos colaboradores, uma vez que elas contribuem para acompanhar o desempenho e resultados. O RH pode monitorar documentos de revisão anual, registros de horários, ausências, índice de produtividade, entre outros. 
  • Benefícios corporativos: com o People Data, os profissionais de RH conseguem acompanhar e fazer a gestão dos benefícios oferecidos aos colaboradores, como plano de saúde, vale-alimentação, transporte e entre outros. 

6 benefícios proporcionados pelo uso do People Data

People Data é um conceito relativamente novo e ainda pouco usado pelas organizações. No entanto, espera-se que ele seja cada vez mais valorizado, devido aos benefícios que pode oferecer. 

A seguir, listamos os principais e explicamos como ele pode contribuir para a sua empresa. Confira! 

#1 Obter uma imagem mais precisa da força de trabalho 

A coleta de dados dos colaboradores pode auxiliar o RH a desenvolver uma visão mais holística da força de trabalho. Ou seja, ao invés de se concentrar no comportamento de apenas um trabalhador, o setor analisa o comportamento da equipe de modo geral. Dessa forma, é possível identificar padrões atípicos que impactam nos resultados.  

Por exemplo, o RH nota que parte de um setor da produção está terminando o expediente todos os dias 30 minutos mais tarde. O atraso diário indica que algo está acontecendo.  

Ao investigar, nota-se que o problema está na falta de prática de lidar com uma das máquinas, o que atrasa a produção. Logo, a melhor maneira de resolver esta situação é reforçar os treinamentos da equipe. 

#2 Identificar e eliminar gastos dispensáveis 

Ao conhecer bem o funcionamento de todos os setores e dos profissionais, a empresa assume o controle sobre os processos e consegue identificar gastos dispendiosos. Ao localizar ‘gargalos’ na produção, o gestor pode resolvê-los de modo assertivo, para não prejudicar os resultados. 

Com o auxílio dos dados coletados pelo People Data, a organização consegue direcionar os investimentos da melhor maneira sem prejudicar seu orçamento. 

#3 Aumentar a produtividade  

Assim como o software de gestão de capital humano (HCM), o People Data, quando utilizado corretamente, para coleta dos dados de colaboradores, pode contribuir para o aumento da produtividade.  

Veja alguns exemplos: 

  • Um profissional de nível básico ou médio buscou capacitação para obter uma promoção. No entanto, meses depois de ter concluído os estudos, permanece no mesmo cargo, o que acaba gerando desmotivação e baixa produtividade. Ou seja, a empresa pode perdê-lo se não der oportunidade para que ele mostre seu potencial. 
  • O desempenho de parte dos colaboradores diminui e percebe-se que eles estão insatisfeitos. Ao analisar a situação, o gestor nota que o pacote de benefícios corporativos é pouco atraente e/ou foi reduzido por corte de gastos. Ou seja, o trabalhador se sentirá desmotivado. Com isso, a produtividade cai, prejudicando os resultados. 

Portanto, ao analisar as informações do People Data, a empresa ganha mais clareza sobre a operação e identifica meios de solucionar os problemas e valorizar o colaborador, o que impacta na retenção, produtividade e ainda melhora o resultado das entregas. 

#4 Fornece acesso às métricas do negócio 

A melhor maneira de conhecer a sua organização é observar o seu funcionamento, correto? Por meio do People Data é possível compreender o desempenho da força de trabalho, o perfil dos seus colaboradores e o fluxo de trabalho dos processos.  

Ou seja, o People Data permite que o RH trace estratégias com base nos dados relacionados aos colaboradores. Assim, os profissionais do setor têm condições de otimizar o desempenho da equipe e a eficiência operacional, impulsionando as métricas do negócio. 

#5 Oferece acesso integrado 

People Data fornece acesso integrado às informações relacionadas a seu time de profissionais, e ainda, permite que tudo fique registrado dentro de um ambiente seguro. Isso facilita as buscas por dados relevantes para cada situação. Cada pesquisa pode ser feita em tempo real e de qualquer lugar, por pessoas autorizadas, respeitando as políticas de privacidade e as informações dos colaboradores. 

#6 Ter acesso à  análise preditiva 

Com o auxílio do People Data, a empresa pode também acessar dados de análise preditiva e compreender em quais épocas do ano a força de trabalho está mais engajada e produtiva. 

A partir disso, é possível planejar medidas preventivas e criar um fluxo de trabalho mais equilibrado. Assim, o RH pode elaborar com antecedência o planejamento, evitar riscos de baixa produtividade e promover uma melhora no desempenho do time e da empresa. 

Conclusão 

Como vimos até aqui, o People Data fornece insights valiosos sobre a força de trabalho e o desempenho dos colaboradores. Esta é uma prática relevante, pois permite que a empresa tome decisões mais acertadas, aumente a produtividade da equipe e reduza a taxa de rotatividade. 

No entanto, um dos desafios de adotar este método está no armazenamento de dados. O alto volume de informações exige um gerenciamento em ambiente seguro. Afinal, as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) são rigorosas quando à coleta de dados. A falta de segurança pode implicar em multas altíssimas e ainda prejudicar a imagem da companhia. 

Por isso, na hora de implementar o People Data na sua empresa conte com as soluções Senior HCM, uma plataforma completa e integrada que possibilita o armazenamento seguro de dados, oferecendo mais flexibilidade e confiabilidade aos processos. Entre em contato e saiba mais! 

Fonte: Senior

Leia Também

Cadastre-se e receba novidades sobre gestão e tecnologia

    Eu concordo em receber comunicações personalizadas

    Li e concordo com a Política de Privacidade da Synergie, que pode usar as informações aqui fornecidas para entrar em contato via e-mail, telefone ou whatsapp

    Senior Sistemas é na Synergie!
    Canal de Distribuição Senior, a Synergie é especializada em soluções de tecnologia e processos que garantem alta performance e inovação para a gestão corporativa.

    Copyright Synergie © Todos os direitos reservados