Blog > Otimize os processos e melhore os números da sua empresa através do controle de estoque na logística

Otimize os processos e melhore os números da sua empresa através do controle de estoque na logística

Descubra como implementar o controle de estoque na logística e elimine problemas de armazenamento que podem estar atrapalhando os resultados da sua empresa.

A falta de um controle de estoque na logística acarreta problemas graves que podem impactar os processos e os resultados da empresa. Falhas como excesso de material armazenado, pouco espaço disponível e falta de conectividade são vilãs de um bom funcionamento do estoque.

Porém, as boas práticas na gestão do setor não servem somente para eliminar os erros, mas também trazer melhores resultados para todo o negócio, impactando a relação da marca com o consumidor. 

Um bom exemplo disso é o Mercado Livre, que recentemente anunciou a abertura de mais dois centros de distribuição de produtos estocados, focados na modalidade de entrega rápida de até um dia, o que não só agrada o consumidor, como requer uma logística eficiente em todas as etapas.

E você não precisa ser um gigante do mercado para conseguir otimizar seu armazenamento. Confira dicas práticas para um bom controle de estoque na logística e colha os bons resultados. Boa leitura!

O que é o controle de estoque na logística?

Empregada quando necessitamos organizar e gerenciar um processo da melhor forma, a logística anda de mãos dadas com o controle de estoque. Logo, o controle de estoque na logística representa todas as etapas que envolvem uma boa condução dentro de um espaço de armazenamento, seja de matéria-prima ou produtos prontos para envio.

O processo funciona de forma similar ao gerenciamento do estoque de compras de uma casa, tomadas suas devidas proporções. No ambiente onde você vive é provável que as decisões do que será comprado considerem o espaço disponível para armazenamento, o tempo que o produto levará para ser consumido e a perecibilidade dos alimentos. 

Em resumo, não adianta comprar um saco de 5 kg de arroz, se você come pouco arroz, ou levar para casa somente uma caixa de leite, fazendo com que você tenha de retornar para comprar mais.

Assim deve funcionar o controle de estoque na logística de seu negócio, considerando todos e fatores e garantindo que tudo esteja nos eixos para que essa etapa funcione de forma a beneficiar as demais áreas e demandas.

7 boas práticas para otimizar o controle de estoque na logística

1 – Monitore tudo o que entra e sai do estoque

Para iniciar um monitoramento do estoque e aprimorar sua logística, comece sabendo tudo o que entra e sai do estoque. Somente esse dado já te dará uma excelente base para implementar as próximas práticas

Não é raro que em empresas que lidam com os mais variados materiais e produtos acabam ficando perdidas, por conta da falta de rastreabilidade do item.

2 – Conheça sua demanda

Tendo conhecimento do fluxo de saídas, você chegará a números que representam sua demanda. Vários fatores podem influenciar esses dados, como a sazonalidade das vendas de determinados produtos e o aquecimento do mercado.

Sabendo quais produtos vendem mais, em qual época e por que, o setor de vendas entrará em contato com essas informações pautando as compras com relação às demandas reais, facilitando o controle de estoque na logística.

Por sinal, essa comunicação entre áreas é essencial para um bom controle de estoque logístico.

3 –  Aproveite as tecnologias disponíveis

Assim como gerenciar a empresa como um todo requer tecnologia empregada através de ferramentas, como um ERP, o gerenciamento do estoque também tem muito a ganhar com a utilização de softwares específicos para esse setor.

Uma dessas soluções é o sistema logístico da Senior, o qual nós, da Synergie, atuamos como canal oficial. Através de ferramentas especializadas, como o moderno RFID para rastrear os itens, o programa te permitirá um monitoramento constante do estoque, acelerando o processo de obtenção de informações e tomadas de decisão com um menor custo operacional.

4 – Mantenha de um inventário completo e organizado

Ligado ao uso da tecnologia, está também a aplicação de um inventário completo e automatizado, para que nada se perca e acabe por ser esquecido. Não só saber onde está cada item garantirá um controle de estoque na logística efetivo, mas também manter uma organização lógica e intuitiva para que o inventário funcione de maneira prática.

5 – Treine os seus funcionários

Além de contratar colaboradores comprometidos com o trabalho, lembre-se de realizar treinamentos de forma constante, para que as boas práticas sejam fixadas

Contar com pessoas que sabem como lidar com o estoque, mantendo a organização, realizando cadastramentos e alimentando corretamente os programas utilizados, fará diferença na hora manter as expectativas elevadas sobre como a etapa do armazenamento está sendo feita. 

6 – Escolha bem os fornecedores

Evite problemas com atraso de materiais que podem comprometer a entrega de todo o seu negócio. Na hora de escolher um fornecedor, pense no custo benefício, não somente no preço. 

Procure por empresas que possam te oferecer um material de qualidade, aliado a um preço justo e boas políticas de entregas — que podem ser analisadas por reviews de outros compradores. 

Após escolher quem vai te fornecer os itens do seu estoque, invista em manter uma boa relação com eles, pleiteando condições especiais de entrega e preço.

7 – Mantenha o foco nos clientes

A última dica de boa prática para controle de estoque na logística, é uma instrução ligada a motivação para aplicar todos os itens citados acima. Mantenha o foco da sua empresa e consequentemente do seu estoque no cliente

Como você viu no exemplo do Mercado Livre, otimizar esse setor não é somente algo útil para o funcionamento do negócio, mas também para gerar valor, aumentar as vendas e o lucro, devido à melhora na logística como um todo.

Otimize o estoque e continue melhorando a gestão de vários setores

Manter o bom funcionamento do fluxo de armazenamento de todos os materiais é crucial para que sua empresa atinja bons resultados. Colocando as etapas do controle de estoque na logística em prática, com certeza alguns problemas serão rapidamente eliminados.

Não deixe de dar importância ao estoque e lembre-se de que ele é uma das peças fundamentais do negócio, que deve estar otimizada assim como as outras para que a empresa funcione de forma linear e integrada. 

Gostou deste artigo? Confira outros textos que vão te ajudar a continuar melhorando seu gerenciamento de outras áreas além do estoque:

Leia Também

Cadastre-se e receba novidades sobre gestão e tecnologia

    Eu concordo em receber comunicações personalizadas

    Li e concordo com a Política de Privacidade da Synergie, que pode usar as informações aqui fornecidas para entrar em contato via e-mail, telefone ou whatsapp

    Senior Sistemas é na Synergie!
    Canal de Distribuição Senior, a Synergie é especializada em soluções de tecnologia e processos que garantem alta performance e inovação para a gestão corporativa.

    Copyright Synergie © Todos os direitos reservados