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Plano de carreira: tudo o que você precisa saber sobre!

plano de carreira

Atualmente, os RHs das empresas estão enfrentando um grande desafio, a rotatividade de profissionais, que impacta a produtividade e dificulta o crescimento do negócio. Afinal, a cada nova contratação o processo de integração e treinamento precisa ser refeito, demandando novos recursos.

Segundo um estudo conduzido pela consultoria Productive, cerca de 46% dos profissionais pedem demissão por não visualizarem na empresa oportunidades de crescimento. De modo geral, quando os colaboradores enxergam chances de evoluir na carreira e avançar para outros cargos, eles se tornam mais engajados e se envolvem mais com a organização. 

Nesse sentido, criar e disponibilizar um plano de carreira aos colaboradores é uma ótima maneira de incentivar a permanência deles na companhia. 

Neste artigo, mostramos o conceito de plano de carreira, como funciona e dicas de como criar um para a sua empresa!

O que é um plano de carreira?

Em síntese, o plano de carreira é um programa estruturado para guiar o desenvolvimento de novos e antigos colaboradores da organização. De modo simples, ele funciona como uma linha do tempo – que prevê passos para o futuro – e auxilia no fornecimento de metas a curto e longo prazo. Dessa forma, a cada novo avanço, o trabalhador fica próximo de subir de cargo.

O plano de carreira é construído para viabilizar a formação e o desenvolvimento dos profissionais. Ou seja, ele é elaborado levando em consideração as habilidades e competências necessárias para cada cargo.

Com isso, a empresa consegue reduzir a rotatividade e atingir as metas de crescimento a curto e longo prazo.

Plano de carreira: quais os seus benefícios?

Como vimos, implementar um plano de carreira na empresa dá aos colaboradores mais ânimo, fôlego e disposição para melhorarem seu desempenho. Sendo assim, quem almeja melhores cargos, se dedica para avançar no plano de carreira.

Confira alguns dos benefícios dessa ferramenta:

  • Auxilia na atração de bons profissionais: quando a organização promove e incentiva o desenvolvimento dos colaboradores, viabilizando a ascensão na carreira, ela atrai novos talentos que estão no mercado. 
  • Aumenta o engajamento: por meio de um plano de carreira claro com metas e objetivos predefinidos, os profissionais se sentem mais desafiados a alcançar determinados marcos e subirem em suas funções. Cada nova etapa é vista como uma oportunidade de desenvolvimento e avanço profissional.
  • Reduz o turnover: os trabalhadores se sentem motivados a permanecer em um lugar que oferece oportunidades de crescimento.
  • Melhora o desempenho: para alcançar as metas e progredir em sua carreira, o profissional irá melhorar suas habilidades e competências e entregar um trabalho de qualidade,  que contribui para o crescimento da empresa.
  • Promove a construção de uma cultura centrada no colaborador: ao oferecer um plano de carreira combinado com recursos para o desenvolvimento pessoal e profissional, a organização valoriza as pessoas. Dessa forma, ela contribui para elevar os resultados de desempenho e aumentar as taxas de retenção de talentos.

Plano de carreira: confira os principais tipos!

Criar um plano de carreira pode ser uma tarefa desafiadora. Portanto, para ter sucesso na construção, é preciso verificar com o colaborador se o que está no papel conversa com as metas dele para o futuro. Isso porque existem diferentes possibilidades de crescimento na carreira. 

Entretanto, a definição do caminho a ser seguido depende da disposição do profissional para se aperfeiçoar.

Conheça os principais tipos de plano de carreira.

Vertical

Este é o modelo de plano carreira mais tradicional. Seu escopo projeta o crescimento de forma semelhante aos degraus de uma escada. Na prática, a cada avanço profissional é como se o trabalhador subisse um degrau. 

Dessa forma, a principal característica do plano de carreira vertical é que o colaborador cresce dentro de um campo específico. Por exemplo, um coordenador de marketing pode se tornar gerente de marketing e depois diretor de marketing.

Horizontal

Ele permite que os colaboradores transitem entre diferentes departamentos. Assim, eles podem desenvolver amplamente suas habilidades e conhecimento para exercerem diferentes funções.

Portanto, esse tipo de plano é ideal para profissionais iniciantes, que ainda estão se descobrindo em suas carreiras. Pois, ele permite que eles aprendam um pouco sobre diferentes áreas, ganhem experiência e encontrem qual caminho desejam seguir.

Escadas duplas de carreira

O plano de escadas duplas ou carreira em Y, como também é conhecido, é voltado para profissionais que almejam avançar em sua carreira, mas não buscam cargos de liderança.

Desse modo, ele é construído para oferecer dois caminhos possíveis de avanço para diferentes perfis e demandas profissionais. Esse tipo de plano é comum em carreiras como áreas científicas, médicas, de tecnologia da informação, engenharia, entre outros. 

Como criar um plano de carreira para os seus colaboradores?

Agora, que você já conhece alguns dos principais tipos de planos de carreira, deve estar se perguntando como estruturá-los. Para ajudar, preparamos algumas dicas.

1. Crie um organograma

Um organograma nada mais é do que um diagrama que mostra como a empresa está estruturada. Ou seja, ele é uma representação gráfica da hierarquia e dos relacionamentos da organização.

Se você ainda não tem, talvez seja o momento ideal para criar. Caso já tenha, verifique se está atualizado.

Outro ponto importante: o documento deve ser alinhado com o seu plano de negócio. Portanto, verifique se ele contém:

  • Produtos e serviços da empresa;
  • Planos de expansão;
  • Cargos, equipes e departamentos (que já existem e os que podem ser incluídos).

Dessa forma, com todas essas informações no papel, é muito mais fácil organizar o plano de carreira para os colaboradores.

2. Defina os cargos de trabalho

Com o organograma em mãos, escreva a descrição e liste as principais responsabilidades de cada cargo. Em seguida, inclua requisitos de formação, certificações, hard e soft skills.

Portanto, verifique os projetos recentes da empresa, àqueles que estão em andamento ou já foram finalizados, a fim de garantir que nenhuma competência será esquecida. Nesse sentido, incluir métricas, para verificar o desempenho de cada colaborador, pode facilitar na hora de avaliar a performance para uma promoção.

3. Identifique as necessidades de treinamento

Não basta apenas ter um plano de carreira e apresentá-lo ao colaborador, é preciso ter clareza sobre o caminho que deve ser percorrido. Portanto, documente os programas de treinamento que compõem o plano de desenvolvimento dos profissionais da organização. 

Além disso, verifique se a empresa permite o crescimento dos seus profissionais.

  • Há um programa de educação continuada?
  • Quais são os treinamentos desejados pelos colaboradores?
  • Com que frequência a empresa oferta capacitações e treinamentos?
  • Existe algum benefício que viabiliza o avanço no plano de carreira, como a oferta de bolsa de estudos? 

Lembre-se de fortalecer a cultura da empresa: além da formação profissional, é importante incentivar e proporcionar mentorias e orientações aos colaboradores com colegas e líderes.

4. Mapeie a carreira de cada profissional

Por fim, é hora de colocar o plano de carreira em ação. Para as novas contratações é possível fazer isso durante o processo de integração. Já para os profissionais da equipe, o ideal é dar o start nas atividades do plano de carreira durante as avaliações de desempenho.

Nesse momento, é importante que os gerentes conheçam o plano de carreira dos integrantes do time, discutindo as metas e expectativas a curto e longo prazo com cada um. Portanto, os líderes são responsáveis por guiar a jornada do colaborador, avaliar o seu desempenho e discutir a sequência de trabalhos que estão por vir.

Lembre-se: o RH deve se certificar que os gerentes das equipes estão programando treinamentos contínuos. Caso seja necessário, treine-os para que eles saibam explorar mais profundamente os planos de carreira dos colaboradores.

E aí, gostou das dicas? Então, agora é a hora de colocá-las em prática! 

Fonte: Colabbe