Blog > Admissão digital vs tradicional: qual a melhor opção para sua empresa?

Admissão digital vs tradicional: qual a melhor opção para sua empresa?

admissão-digital-ou-tradicional-synergie

Processo de seleção finalizado e candidato escolhido. Agora, você só precisa pedir uma lista de documentos, tirar cópia, digitalizar, providenciar contrato, coletar assinaturas e fazer muito mais. O processo admissional é, de fato, muito trabalhoso.  E qual a melhor maneira de conduzi-lo hoje: a admissão digital vs tradicional?

A tecnologia evoluiu e, hoje, as empresas já podem contar com as facilidades da admissão digital.

Diferente da abordagem tradicional, o processo se torna mais simples, fluido e prático graças aos novos recursos tecnológicos. Do recebimento de currículos até à organização dos documentos, várias tarefas podem ser automatizadas com uma ferramenta de admissão digital, tornando os processos mais ágeis, produtivos e transparentes. 

Neste artigo, mostramos como esse recurso pode transformar a experiência dos profissionais na sua empresa.  

Aproveite a leitura e conheça as vantagens da admissão digital!

A experiência digital dos colaboradores

Na era da conectividade, manter os processos analógicos é como viver fora da linha do tempo. Para as empresas, o desafio da vez é se adaptar a essa nova realidade e digitalizar os processos. Afinal, as pessoas – clientes e colaboradores – esperam por uma experiência dinâmica, que seja facilitada pela tecnologia.

Neste cenário, uma das tendências que se destaca é a Digital Employee Experience. A experiência digital do colaborador, em sua tradução, está conectada a três aspectos essenciais: cultura da empresa, envolvimento do colaborador e capacidade de inovação. Nesta abordagem, a proposta é que a organização saiba explorar os recursos tecnológicos para proporcionar experiências mais conectadas com as demandas das pessoas do time.

A partir do momento que a empresa decide investir em uma plataforma digital, para centralizar a interação com a equipe, ela fortalece a marca. Afinal, quando o colaborador se sente mais engajado e valorizado, naturalmente, ele também está mais pronto para atender às altas expectativas dos clientes da organização. 

Ou seja, se você pretende oferecer experiências mais conectadas para os seus clientes, considere começar com os processos internos, como admissão digital,  para engajar os seus colaboradores. 

A importância da admissão digital

Preencher diversos formulários de novos colaboradores, conferir dados e arquivar documentos são processos extremamente cansativos e burocráticos, sem contar que o tempo gasto nessas atividades poderia ser melhor aproveitado. Por isso, adotar a admissão digital pode ser uma ótima solução para sua empresa.

Com o suporte da tecnologia, a parte mais chata e burocrática fica a encargo das máquinas e sistemas. Enquanto isso, o gestor e os profissionais podem ter uma atuação mais estratégica, voltada para a política de gestão de pessoas.

Além disso, vale lembrar que a relação entre colaborador e empresa começa a ser construída ainda durante o recrutamento e a seleção. Por isso, é tão importante que o recrutador esteja concentrado nesse primeiro contato. 

Com uma ferramenta de admissão digital, é possível proporcionar bons momentos ao profissional, antes do início da jornada de trabalho, para conquistar e motivar o candidato.

Admissão digital vs admissão tradicional: 4 vantagens de fazer tudo online

Digitalizar o processo de admissão é indispensável para ganhar produtividade, bem como atrair e reter os colaboradores. A tecnologia surge como uma ferramenta facilitadora. Conheça, a seguir, algumas das vantagens da admissão digital. 

Segurança

Ao adotar a admissão digital, a empresa conta com a ajuda de um software de gestão, que facilita a administração das informações pessoais fornecidas pelos colaboradores. Além disso, é possível garantir que os dados serão armazenados de forma segura. 

Outra vantagem é a praticidade e agilidade na hora de cumprir as obrigações fiscais. Isso porque o envio dessas informações ao Fisco é mais rápido, ágil e prático com o uso da ferramenta de admissão digital.

Relacionamento

Quanto mais burocrático e manual o processo, menos tempo você terá para construir uma relação sólida e duradoura. Geralmente, o candidato fica tão preocupado em preencher os formulários corretamente, que mal consegue conversar com o recrutador. 

Com a admissão digital, o cenário muda. Afinal, o tempo gasto com formulários e documentos pode ser usado para estabelecer um relacionamento próximo com as pessoas. 

Dessa forma, é possível ter uma conversa mais produtiva, voltada para apresentar a cultura organizacional da empresa, responsabilidades do cargo, e atividades a serem exercidas. Bem mais interessante do que preencher formulários, certo? 

Inovação

Adotar a tecnologia no processo de admissão digital é vantajoso para a imagem da sua empresa. Isso porque a percepção do colaborador reflete para o mundo, afinal, eles serão os embaixadores da marca. 

Quando o colaborador se depara com uma experiência digital simples e fluida já no primeiro contato, ele tem a certeza de que a empresa vive a inovação, na prática, e busca acompanhar a transformação digital, caminhando rumo ao futuro. 

Sustentabilidade

Com a admissão digital, você diz adeus à papelada física. Nada de imprimir várias cópias de um documento para assinatura. Tudo fica armazenado em segurança no sistema, disponível na nuvem. 

Na prática, o processo digital é uma iniciativa sustentável, que contribui para minimizar os impactos ambientais da operação da empresa.

Admissão digital vs Admissão tradicional: principais diferenças

Bom, até agora falamos apenas sobre as vantagens do modelo de admissão digital, mas quais são as principais diferenças entre esses dois tipos de processo? Listamos alguns pontos para servir como base para te ajudar na sua tomada de decisão. Confira!

#1 Documentação

A entrega e verificação de documentos dos novos colaboradores é uma das atividades essenciais durante o processo de integração. Nesse caso, os modelos de admissão digital e tradicional podem demandar quase o mesmo tempo de verificação. 

Entretanto, a principal diferença entre os dois está na comodidade. Isso porque em um modelo digital os documentos são anexados direto no sistema. Assim, o próprio colaborador pode incluir, usando o seu smartphone, inclusive. 

#2 Integração e treinamento

No modelo tradicional, a integração inicia somente no primeiro dia do colaborador, de modo que ele pode ficar um pouco perdido e levar um tempo para entender suas funções e o ritmo da empresa.

Já em um modelo digital, a organização pode enviar informações por meio de mensagens personalizadas de boas-vindas – em texto ou vídeo – ao novo contratado. Assim, é possível explicar sobre sua rotina de trabalho, suas funções e responsabilidades, antes dele iniciar no novo cargo. Dessa forma, ele chega preparado para o primeiro dia e não ficará perdido com aquela sensação: “Por onde eu começo?” ou “Será que estou fazendo isso certo?”

A admissão digital torna o processo de onboarding do colaborador muito mais acolhedor e fluido, proporcionando uma experiência positiva já no início da sua carreira na empresa.  

Admissão digital: como a Colabbe pode ajudar

A transformação digital já faz parte da nossa rotina, e inevitavelmente a tecnologia traz diversas facilidades para o nosso dia a dia. Como vimos, um modelo de admissão digital pode auxiliar (e muito) a rotina do setor de RH, reduzindo o tempo gasto em processos burocráticos e exaustivos. 

Dessa forma, ao digitalizar tais processos, a empresa ganha um tempo precioso, que pode ser melhor aproveitado para fortalecer a relação com os novos colaboradores. 

Então, agora que você conhece as vantagens da admissão digital, e entende como ela pode auxiliar nos processos de recrutamento e seleção, que tal adotá-la na sua empresa? A plataforma de admissão digital da Colabbe é a solução que você procura, pois oferece diversos benefícios. Solicite um teste gratuito e conheça a ferramenta!

Fonte: Colabbe