Blog > Como trazer mais visibilidade dos investimentos em benefícios para o RH

Como trazer mais visibilidade dos investimentos em benefícios para o RH

O Rh mudou e se modernizou, e o novo modelo exige mais investimento. Entenda qual o papel fundamental desse setor atualmente, e saiba como trazer mais visibilidade dos investimentos feitos em benefícios

A área de Recursos Humanos é uma das mais complexas e importantes dentro da empresa. Além de cuidar de perto de toda a burocracia que envolve uma contratação, também tem que lidar com as políticas de compliance, monitorar a jornada de trabalho, assumir papel principal nos programas de melhoria contínua, sem esquecer da Gestão de Pessoas. 

Essa área tem passado por muitas mudanças e transformações nestes últimos anos. A visão que se tem hoje da área de RH é totalmente diferente de sua tradicional configuração, quando recebia o nome de administração de recursos humanos. O RH atualmente é uma área estratégica.

O jeito de fazer gestão mudou, a forma de olhar para o colaborador também. Hoje, o colaborador é visto e valorizado como recurso primordial para a empresa. E junto com essas mudanças, vieram as campanhas de incentivo e engajamento dos colaboradores. Nós – as empresas – queremos que o colaborador chegue e fique, e para isso, precisamos cativá-los.

Um meio de manter os colaboradores engajados é através dos incentivos, que passaram a ser representados das mais diversas formas: benefícios, premiações, plano de carreira, treinamentos, bolsas de estudo, entre tantas outras formas de valorização das pessoas. Mas seja qual for o modelo escolhido pela empresa, os recursos demandam investimento.

E como controlar todo esse panorama? Como apresentar indicadores que avaliam, de forma efetiva, os resultados de todo o investimento feito pelo setor? 

Se essas também são as suas dúvidas, vem com a gente que é sobre esse assunto que falaremos hoje: como trazer mais visibilidade dos investimentos em benefícios feitos pelo setor de RH. 

A nova cara do RH

Antes de tudo, é preciso entender qual o papel do setor de RH atualmente na empresa. Como vimos, nos últimos anos, o RH deixou de ser apenas o Departamento Pessoal, que cuidava somente da papelada da contratação, demissão, ponto eletrônico, gestão de férias, entre tantos outros itens necessários para a permanência do colaborador, e passou também a ser uma área estratégica.

O RH estratégico

O papel do RH agora é outro, ele é protagonista na busca de melhorias nos resultados da empresa: colocando as pessoas certas nos lugares certos, desenvolvendo talentos, investindo em contratações efetivas, e mantendo os atuais colaboradores engajados e alinhados com os objetivos da corporação. 

E uma das preocupações da área para manter a gestão de pessoas como um diferencial corporativo é a oferta de benefícios, que inicialmente eram diferenciais que agregavam e complementavam a remuneração, limitando-se às vantagens básicas, como plano de saúde e auxílio para o transporte. Mas com o tempo, simplesmente oferecer somente esses benefícios deixou de ser um diferencial.

Ainda há empresas que seguem o modelo tradicional, oferecendo o pacote básico de benefícios. É comum que haja esse receio de investir em benefícios corporativos – além dos previstos por lei. Essa insegurança ocorre pelo fato de ser uma verba considerada extra, acompanhada da preocupação de ser algo que realmente consiga impactar positivamente a vida do colaborador. 

É por isso que, ter uma forma de mensurar os resultados, é altamente eficaz para justificar e dar mais visibilidade aos investimentos feitos pelo setor de RH. Falaremos sobre esse assunto mais adiante. 

A vantagem dos benefícios

A proposta dos benefícios corporativos é, além de proporcionar as gratificações, valorizar os colaboradores, ajudando a gestão de processos do RH a promover o aumento da produtividade, o engajamento, na atração e retenção de bons profissionais. 

Tendo essa possibilidade em mãos, os gestores podem criar uma política de benefícios bem estruturada, um caminho assertivo para otimizar o vínculo entre funcionários e empresas, além de melhorar o clima organizacional. Além de ser um grande diferencial competitivo perante os seus concorrentes.

Controle da informação

As atualizações ocorridas no setor, juntamente com as novas possibilidades e ofertas de benefícios oferecidos, trouxe a necessidade de um maior controle nas informações. 

O RH passou a ser provedor de uma base confiável de informações que, além de mostrar com transparência os resultados dos investimentos efetuados, também auxiliam com informações imprescindíveis que ajudam em importantes tomadas de decisões na empresa, como demissões, contratações e  aprovações de novos projetos, por exemplo.

E para modernizar o setor de RH, e mostrar os resultados da área para os líderes de forma objetiva, existem algumas estratégias que permitem a realização dessa tarefa com excelência. Uma delas, é investir num bom sistema de gestão, que  dará a autonomia e agilidade que você precisa para a demonstração desses resultados para toda a companhia.

Por que utilizar um sistema de gestão?

Gerenciar o seu capital humano é a tarefa mais importante para manter sua empresa rodando. E com um software de gestão de pessoas essa atividade pode ser muito mais simples e eficiente, descentralizando o RH e mantendo toda a equipe em dia com as informações.

Como já mencionamos, o RH da sua empresa pode envolver muita burocracia e tarefas operacionais que tomam tempo dos funcionários, o que limita a disponibilidade de sua equipe para investir em tarefas mais estratégicas.

Um software de gestão permite maior controle e visibilidade dos investimentos feitos pelo setor, auxiliando na tomada de decisão. Veja abaixo duas (das muitas) possibilidades que o sistema oferece:

Gestão da Remuneração

Valorize as pessoas com uma gestão de remuneração justa e transparente, melhorando o clima organizacional, gerando mais produtividade para o seu negócio e tenha informações para avaliar o equilíbrio da sua política e evitar riscos trabalhistas.

  • Estabeleça políticas de remuneração de forma simplificada
  • Esteja seguro ao dar autonomia para o gestor aplicar a política de remuneração
  • Harmonize os interesses da empresa com os interesses dos colaboradores
  • Acompanhe o nível de aderência em sua política de remuneração
  • Monitore a evolução da remuneração em comparação com o desempenho
  • Reduza riscos trabalhistas conhecendo sua massa salarial

Acompanhamento Estratégico

Permita que o gestor conheça os custos de pessoal e calcule o impacto financeiro de diversos cenários para um bom planejamento de pessoal compartilhado e responsável.

  • Organize e controle de forma precisa o quadro de vagas
  • Planeje as promoções e movimentações de pessoal com segurança
  • Simule diversos cenários para análise do impacto financeiro
  • Potencialize os resultados otimizando o orçamento de pessoal
  • Crie relatórios para tomada de decisão de acordo com a sua necessidade

Além disso, você ainda pode ter acesso a portais e relatórios estratégicos que ampliarão seu poder de tomada de decisão rápida, em uma base de dados confiável, criando uma estrutura gerencial mais sólida, consistente e transparente para toda a empresa.

A Synergie pode te ajudar nessa jornada

A Synergie é um Canal de Distribuição Senior Sistemas especialista em soluções de tecnologia para gestão de pessoas. Com nossos consultores ao seu lado, você tem a garantia de solução de verdade.