Blog > Entenda aqui como é feita a segurança dos dados na nuvem!

Entenda aqui como é feita a segurança dos dados na nuvem!

cloud computing synergie

Imagine ter todas as informações e a infraestrutura de TI usadas em sua empresa em uma grande rede, que fornece os requisitos básicos para assegurar a disponibilidade dos arquivos e dados armazenados, bastando somente que os usuários tenham o dispositivo conectado à internet para conseguir o acesso.

Esse cenário demonstra os principais motivos pelos quais o armazenamento em nuvem tem sido uma tecnologia bem-vista no mercado. Afinal, quem não deseja ter os seus dados protegidos em qualquer lugar? 

Embora esse recurso esteja ao alcance de todos atualmente, muitos usuários e gestores de empresas ainda apresentam dúvidas sobre como funciona a segurança dos dados na nuvem. Para te ajudar, vamos explicar de que forma é feita a segurança de dados na nuvem, destacando como essa modalidade pode garantir a segurança das informações. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é armazenamento em nuvem?

Também conhecido como cloud computing, o armazenamento em nuvem é uma tecnologia que proporciona o uso remoto de mecanismos computação por meio da conectividade da internet, com o intuito de oferecer a total segurança dos dados.

Em outras palavras, trata-se de um modelo de computação que armazena dados por meio de um provedor na nuvem, ou seja, em um HD fora da sua máquina, pela internet.

Essa inovação permite gerenciar e operar o armazenamento de dados como serviço, para você adquirir agilidade, escalabilidade e segurança, com acesso aos dados a qualquer hora e em qualquer lugar. Em geral, a nuvem usa conceitos de computação empregados para algo previsto na internet por meio de um servidor externo. Dessa forma, os dados ficam armazenados em um provedor que administra todo o serviço, conhecido como data centers.

Como ele funciona, na prática?

Como dito, os serviços em nuvem contam com um servidor que faz a comunicação dos dispositivos com data centers, espaços físicos que apresentam um alto nível de segurança física, digital e encontram-se espalhados pelo mundo.

O cloud computing é adquirido de um fornecedor externo, que tem e desempenha a capacidade de armazenamento de dados pela internet com um modelo de pagamento conforme a utilização. Esses fornecedores gerenciam o potencial, a segurança e a resistência para disponibilizar dados aos aplicativos. Os aplicativos acessam o armazenamento na nuvem mediante protocolos tradicionais, ou utilizando diretamente um aplicativo de software ou uma plataforma baseada em web.

Resumidamente, podemos dizer que a computação em nuvem utiliza um servidor remoto para ligar os dispositivos dos usuários a recursos centralizados. Nesse sentido, é possível acessá-los online, de qualquer lugar, mesmo que estejam salvos em uma localização diferente.

Como a segurança de dados na nuvem é feita?

Sem dúvida, quando falamos em segurança da informação, a tecnologia em nuvem oferece diversas vantagens — e bem mais segurança do que os métodos tradicionais de armazenamento. Por meio dela, os dados ficam protegidos por todos os níveis de segurança dos data centers, que dispõem de medidas rigorosas desenvolvidas por grandes especialistas do mercado.

Apesar da vulnerabilidade do ambiente virtual, devido aos ataques cibernéticos, é possível garantir que as informações estejam devidamente protegidas. Afinal, o sistema foi desenvolvido para manter os servidores mais resistentes e confiáveis, o que faz com que a equipe de TI consiga atender às demandas dos serviços empresariais.

No entanto, mesmo com todas essas vantagens, as empresas que utilizam a computação em nuvem precisam estar atentas à segurança das informações e realizar manutenções constantes para que nada de grave aconteça com os dados armazenados. Afinal, um simples problema pode causar um enorme estrago, que vai desde a exposição de dados financeiros, até a perda de clientes.

Para isso, alguns procedimentos podem ser realizados. Saiba mais, a seguir!

Criptografia de dados

Esse é um dos principais serviços que devem ser pensados para manter os dados protegidos contra usuários não autorizados. Com os dados criptografados, as informações só poderão ser vistas apenas por quem tem acesso privilegiado. Desse modo, se um arquivo criptografado for roubado, o acesso será negado pela ausência da chave secreta — isto é, os dados são inúteis para quem não tem acesso. O método evita que um colaborador saiba de informações privadas, por exemplo.

Separação dos dados

Provavelmente, diversos clientes são atendidos pelo mesmo fornecedor. Por isso, para garantir que suas informações estejam seguras, o ideal é que todos os dados sejam separados, evitando que eles não sejam misturados na nuvem. Entenda como a separação entre eles funciona e que tipo de criptografia é usada. Com isso, você terá certeza de que as informações não serão confundidas e manterá a sua segurança.

Backups

Assim como em qualquer computador pessoal, as informações devem ter backup para garantir a integridade dos arquivos. Afinal, se houver algum problema com os servidores, todos os dados podem ser extraviados. Portanto, escolha fornecedores que reproduzam e migrem as informações, tendo bases em diversos locais, e, claro, que isso seja feito de forma automática.

Firewalls

Em geral, os firewalls são utilizados para proteger um computador contra acessos não autorizados vindos da Internet, ou seja, eles inspecionam os tráfegos de dados na rede. Por isso, ter essa tecnologia no seu dispositivo impede tentativas de invasão, assim como possibilita a identificação da origem dessa tentativa. Os firewalls mais avançados, por exemplo, conseguem verificar a integridade do conteúdo do pacote e avaliar ameaças de segurança. 

Como uma empresa especializada pode ajudar a garantir a segurança dos dados?

Como você pôde ver, a segurança da informação é mais do que uma questão estratégica para as empresas, ela é uma das responsáveis pelo funcionamento e crescimento do negócio. Por isso, é fundamental a implementação de medidas de segurança que contemplem a organização como um todo.

É bem provável que você esteja pensando sobre a melhor forma de garantir a segurança de dados na nuvem. Nesse caso, você pode contar com uma empresa especializada, que oferece uma série de funcionalidades para garantir que as informações do seu negócio estejam protegidas. Além disso, elas atendem às empresas de acordo com as suas necessidades, de maneira personalizada e confiável, reforçando que essa tecnologia é uma grande aliada para garantir a segurança de todos!

Fonte: Senior / Mega