Blog > eSocial: você sabe porque a qualificação cadastral é importante?

eSocial: você sabe porque a qualificação cadastral é importante?

blog-situacao-cadastral-e-social

Afinal, o que é qualificação cadastral do eSocial?

Novas ferramentas e soluções são criadas com o objetivo de otimizar e simplificar processos em todos os segmentos. Como parte deste movimento, os governos também vêm implantando políticas mais modernas e eficientes. 

No Brasil, uma das iniciativas que se destaca é o eSocial, o sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. 

Criado com a contribuição de vários órgãos governamentais, incluindo Ministério do Trabalho e PrevidênciaCaixa Econômica FederalINSS e Receita Federal, o eSocial unifica os meios para transmitir as informações das empresas para o Fisco

Dessa maneira, os dados relacionados à folha de pagamento, obrigações fiscais e direitos trabalhistas são enviados pelo empregador a partir de uma única plataforma, reduzindo os riscos de divergência e erro.

No escopo do eSocial, que integra o Sistema Público de Escrituração Digital, um dos processos mais importantes é a filtragem dos registros dos colaboradores, conhecida como qualificação cadastral eSocial

Neste artigo, apresentamos a importância dessa atividade e mostramos como funciona a qualificação cadastral do eSocial.

Aproveite o conteúdo! 

O que é a qualificação cadastral para o eSocial?

Basicamente, a qualificação cadastral eSocial consiste na verificação da coerência das informações dos profissionais da empresa. O objetivo é otimizar a gestão dos dados, verificando nome, data de nascimento, CPF e NIS dos colaboradores, a fim de garantir uma base segura, limpa, correta e unificada.

Diante de divergências no eSocial, com a identificação de registros não congruentes na consulta da qualificação cadastral, como nome errado ou duplicidade de número de PIS, os profissionais devem providenciar a regularização de imediato, solicitando a correção dos dados. 

Caso contrário, o trabalhador pode ter dificuldades para acessar benefícios, como o FGTS e a aposentadoria, por exemplo.

Na prática, a qualificação cadastral eSocial é uma ferramenta importante que visa proteger os direitos do trabalhador e evitar dificuldades também para as empresas. Com os dados corretos no sistema, os processos se tornam mais simples, rápidos e eficazes. Assim, todos – empresas, profissionais e órgãos reguladores – saem ganhando. 

Qualificação cadastral eSocial: entenda a importância desse processo

Para evitar divergências no eSocial, é importante compreender como funciona a qualificação cadastral do eSocial.

Essa é uma etapa que antecede o cadastro na plataforma centralizada. É preciso fazer a análise e checagem das informações dos profissionais, certificando-se de que todos os dados estão corretos. O objetivo principal é evitar registros divergentes ou irregulares que possam vir a gerar transtornos ou problemas maiores mais tarde. 

Como funciona a qualificação cadastral do eSocial

No eSocial, as empresas devem fazer o Cadastramento Inicial dos Vínculos, incluindo os dados dos colaboradores. Contudo, antes de prosseguir com a inclusão das informações, a orientação para os empregadores é realizar uma qualificação cadastral eSocial de todos os trabalhadores. 

Mas, afinal, como consultar a qualificação cadastral do eSocial?

O primeiro passo é verificar se existe consistência entre os dados dos seus empregados e os dados que o governo dispõe no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Com os dados conferidos, o eSocial permite encaminhar as documentações trabalhistas em uma única via para todos os órgãos estatais. Antes do eSocial, os arquivos eram enviados separadamente para a Caixa Econômica Federal, Receita Federal, INSS e Ministério do Trabalho. Ou seja, o risco de erros e divergências nos dados era muito maior.  

A ferramenta para consulta da qualificação cadastral do eSocial otimiza o processo de validação dos dados e evita uma série de erros e inconsistências, como registros incompletos, irregulares e divergentes. Além disso, o procedimento torna a gestão mais transparente e evita dores de cabeça para os profissionais. 

Muitas vezes, os colaboradores só identificam esse tipo de divergência ao solicitar um benefício ou direito, como o FGTS ou a aposentadoria.

Sabendo disso, fica ainda mais clara a importância do eSocial. Afinal, com a centralização dos dados relacionados ao emprego e ao trabalho em um único lugar, a plataforma otimiza a gestão das informações dos profissionais. Assim, fica bem mais fácil evitar qualquer tipo de divergência nos dados, bem como identificar e corrigir com agilidade, se for preciso.

Passo a passo para realizar a qualificação cadastral do e-Social

A página da ferramenta para consulta da qualificação cadastral do eSocial pode ser acessada de modo simples e rápido pelo empregador. Neste momento, será preciso informar os dados do colaborador: data de nascimento, CPF, nome completo e NIS/PIS/PASEP.

Os gestores podem usar dois tipos de módulos para a consulta da qualificação cadastral eSocial:

#1 Módulo web: permite enviar os dados de até 10 colaboradores ao mesmo tempo. É uma opção interessante para  empresas pequenas.

#2 Módulo lote: essa ferramenta para consulta da qualificação cadastral do eSocial permite encaminhar um arquivo do tipo .txt com a documentação de vários colaboradores. Depois do envio, a empresa pode receber o retorno em até dois dias. Para companhias que têm um alto número de profissionais, esse módulo é a melhor alternativa. 

Após o encaminhamento dos dados, os órgãos responsáveis avaliam os registros enviados, buscando confirmar a compatibilidade das informações na base de dados das entidades estatais ligadas ao trabalho e emprego. Diante de qualquer problema ou divergência no eSocial, o sistema gera uma notificação, indicando o encaminhamento adequado para o profissional.

Como a tecnologia pode ajudar na qualificação cadastral para o eSocial?

Gestão de desempenho, benefícios, folha de pagamento, recrutamento e seleçãocontrole de jornada, gestão de ponto: essas são apenas algumas das demandas do departamento de RH. Com um alto volume de atividades, dar conta de tudo manualmente é quase impossível.

Por isso, cada vez mais empresas vêm optando por investir em um software dedicado aos processos de RH. Esse tipo de ferramenta automatiza as atividades do setor, diminuindo muito a chance de erros humanos.

Ao incorporar tecnologia de ponta no dia a dia do departamento de gestão de pessoas, a rotina se torna mais simples, ágil e produtiva. Seguir o passo a passo para realizar a Qualificação Cadastral do eSocial, por exemplo, fica muito mais fácil com o suporte de um bom sistema de gestão de RH.

Na prática, uma solução tecnológica completa permite integrar os dados dos profissionais com as documentações e operações bancárias. Além disso, esse tipo de ferramenta traz outros ganhos, como a emissão de relatórios rápidos sobre a folha de pagamento, direitos do colaborador e questões ligadas ao eSocial. 

Vale destacar ainda que um software de RH é uma tecnologia importante porque facilita a jornada em busca de compliance trabalhista e fiscal, bem como ajuda a consolidar uma prática de gerenciamento mais transparente. 

Com o uso de um software de RH é possível evitar a inclusão de informações erradas no eSocial e, com isso, reduzir as chances de notificações graves ou problemas com a justiça.

Agora, você já sabe como consultar a qualificação cadastral do eSocial e porque fazer esse processo é importante para eliminar possíveis divergências no eSocial.  

Mas, se você quer ir além, o próximo passo é investir em tecnologia para otimizar os processos do RH, aumentar a produtividade e melhorar os resultados.

Para tanto, você pode contar com a experiência e a robustez da Senior que ajuda o seu time de RH na entrega do eSocial. O sistema de Gestão de Pessoas | HCM é uma solução que garante conformidade com a legislação e as obrigações legais para que o seu RH tenha tempo de focar no que realmente importa, as pessoas e o negócio.

Com a  ferramenta, o time de gestão de pessoas passa a ter vários recursos, como entrega unificada do eSocial e flexibilidade para atender as particularidades de cada segmento e acordos sindicais.

Mais de 5 mil clientes já entregaram o eSocial com o suporte da ferramenta da Senior, somando mais de 200 milhões de XMLs do eSocial enviados a cada 12 meses.

Ficou curioso e quer saber mais sobre a ferramenta? Clique aqui e conheça o potencial da nossa solução! 

Perguntas Frequentes: Tire as suas dúvidas sobre qualificação cadastral do eSocial

O que é comprovante de qualificação cadastral eSocial?

É o documento que atesta que a qualificação cadastral foi concluída com sucesso dentro do eSocial, assegurando a confiabilidade dos dados de cada profissional no banco de informações da empresa empregadora. 

Como fazer a qualificação cadastral no eSocial?

A Consulta de Qualificação Cadastral (CQC) é um processo simples que deve ser feito no portal do eSocial a partir do preenchimento dos dados do funcionário:

  • Nome;
  • Data de nascimento;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Número de Inscrição Social (NIS) – PIS, PASEP ou NIT.

Feita a consulta, basta checar se as informações estão corretas ou se existe alguma divergência. É possível fazer a consulta individual ou em lote, verificando os dados de todos os funcionários de uma só vez.

Como tirar comprovante do eSocial?

Uma vez concluída a consulta, é possível gerar o comprovante do eSocial ao fim do processo. Certifique-se de imprimir e arquivar o documento. 

Como atualizar o cadastro no eSocial?

O eSocial possui dois eventos que permitem fazer ajustes no cadastro:

  • S-2205 – Para alteração de dados cadastrais do trabalhador;
  • S-2206 –  Para alteração dos dados de contrato de trabalho.

Ao realizar qualquer alteração nos dados cadastrais, será criado um evento correspondente na Central eSocial, na aba “Agendados para envio”.

Fonte: Senior