Blog > Conheça 4 vantagens da implantação remota de ERP e como ela se encaixa em sua empresa

Conheça 4 vantagens da implantação remota de ERP e como ela se encaixa em sua empresa

A instalação de um sistema de gestão empresarial não precisa sempre ser feita por um consultor que vai até o local, saiba como é feita a implantação remota de ERP e quais as vantagens trazidas pelo modelo.

Você gostaria de implementar um sistema de gestão empresarial em seu negócio, mas pensa que além de custoso o processo tende a ser demorado? 

Com a implantação remota de ERP, indicada principalmente para PME, o seu empreendimento poderá se organizar estrategicamente da mesma forma que os grandes do mercado.

Um software de gestão, otimiza setores e processos presentes em empresas de qualquer tamanho, como o estoque, o setor financeiro e a produção. Então sim, mesmo um negócio de tamanho reduzido pode contar com um ERP.

A principal diferença pode estar no capital para a compra do programa e no espaço disponível para o seu armazenamento. Porém, com menos colaboradores a serem capacitados para o uso do programa, surge a possibilidade da implantação remota do sistema, trazendo algumas vantagens que você vai conhecer agora. Boa leitura!

O que é um ERP?

Se você ainda possui dúvidas sobre o que é um sistema ERP e como ele vai ajudar a sua empresa, confira uma definição simplificada: o ERP é um sistema de gestão empresarial que interliga todos os dados e informações sobre os processos de uma empresa em somente um lugar.

Com as informações reunidas e organizadas pelo sistema, erros na alimentação de dados – comuns em empresas que utilizam simples planilhas – diminuem, aumentando a produtividade e facilitando a leitura dos dados de maneira unificada pela gestão.

Portanto, o principal benefício de contar com um ERP é a facilidade de acessar dados de diferentes setores, que devem se interligar para que a gestão aconteça, sem a necessidade de sua solicitação para cada área. 

Por exemplo, dados sobre o volume de produção e a quantidade de material em estoque são facilmente verificados, mesmo fazendo parte de diferentes setores.

Como é feita a implantação remota de ERP?

Para entender como é feita a implantação remota de ERP, é necessário conhecer as duas formas possíveis de instalação de um software de gestão empresarial: no local e na nuvem.

A instalação local acontece quando a empresa cede um espaço físico para que o programa seja alocado, fornecendo também todo equipamento necessário. Nesse caso, o acesso ao ERP é efetuado em aparelhos ligados diretamente ao servidor.

Para que a implantação remota de ERP seja possível, o sistema deve ser instalado na nuvem. Ou seja, o programa fica hospedado em um servidor na internet e o acesso é feito de forma online, permitindo que o sistema seja acessado em qualquer lugar do mundo.

Todo o material necessário é enviado para a empresa, e através de reuniões online, o profissional de implantação acompanha o processo de adaptação modular do programa para a sua realidade

Além disso, vídeos previamente gravados com demonstrações e todas as explicações necessárias também ficam à disposição, tanto do gestor quanto dos colaboradores, que também aprendem a alimentar e utilizar o sistema.

4 vantagens da implantação remota de ERP

Agora que você já sabe como é feita a implantação remota de ERP, conheça 4 vantagens que vão te fazer bater o martelo sobre a necessidade desse sistema em seu negócio.

  1. Economia

A principal vantagem da implantação remota de ERP é o custo do sistema para a empresa. A instalação presencial envolve as despesas com a ida do consultor até a sua empresa, o que não acontece nesse caso.

O ERP instalado na nuvem também é mais barato do que o instalado no local, sem a necessidade de ceder espaço e investir em equipamentos e na constante manutenção de todos os componentes que fazem o sistema funcionar.

Outro item que também garante a economia, válido para todo ERP, é a gerência inteligente do negócio a partir da sua aplicação. O sistema facilita a visualização de processos de forma ampla, permitindo sua otimização e garantindo que decisões assertivas sejam tomadas pela gestão, baseadas em dados concretos.

2. Materiais de apoio sempre disponíveis

Como você viu anteriormente, a implantação remota acontece por meio do acompanhamento de um consultor e do envio de materiais explicativos. Mesmo as reuniões realizadas online podem ser armazenadas — bastando gravá-las — e, somadas aos vídeos de demonstração, você terá um material de apoio sempre disponível.

Por estar no meio digital, todo o conteúdo pode ser compartilhado, facilitando o processo de aprendizagem de todos que terão contato com o programa. A reutilização desses materiais também pode acontecer, gerando uma cadeia, onde um colaborador passa os seus aprendizados para outros que podem estar com maior dificuldade.

3. Maior envolvimento dos colaboradores

Sem um consultor disponível presencialmente para auxiliar nas dúvidas que possam surgir durante o processo de implantação, vai partir do colaborador ou até mesmo do gestor, a iniciativa de procurar soluções nos materiais disponibilizados.

Conforme o tempo, os colaboradores percebem as vantagens e o quanto o sistema ajuda o negócio e facilita a realização de suas demandas, se envolvendo com o software e sua instalação.

4. Acesso remoto

A última grande vantagem da implantação remota do ERP é a possibilidade de acesso sem muita burocracia para manutenção ou suporte ao sistema. Assim como acontece em sua instalação, o consultor responsável pela implementação poderá acessar o software remotamente — quando necessário — para realizar tarefas pontuais e ajudar usuários.

Conte com a equipe de consultores para implantação remota de ERP da Synergie

A Synergie é representante oficial para instalação e acompanhamento dos sistemas de gestão da Senior. Com profissionais capacitados para atender a sua necessidade, possuímos também uma equipe de consultores prontos para realizar a implantação remota do ERP na sua empresa.

Solicite um orçamento, conheça as soluções da Synergie!