Blog > Aumente os resultados do seu negócio a partir de um ERP para PME [7 motivos]

Aumente os resultados do seu negócio a partir de um ERP para PME [7 motivos]

Descubra os benefícios de adotar um ERP para PME e automatize o gerenciamento do seu negócio, a partir da alimentação e do cruzamento dos dados de todos os setores.

Se você possui um pequeno ou médio empreendimento, sabe que os dados de todos os setores do negócio são comumente colocados em simples planilhas. Desde as tarefas atribuídas a cada funcionário, os processos que compõem a empresa, o gerenciamento do estoque e os dados sobre a produção, as informações são guardadas separadamente.

Essa forma de alimentação de dados acaba por estagnar a empresa e dificultar a tomada de decisões que tornam os resultados possíveis. Diversas oportunidades estão esperando o setor que mais cria postos de trabalho no Brasil, mas para isso é necessário uma gestão mais eficiente.

Uma das soluções para a desordem das informações, é investir em um ERP para PME. Softwares que auxiliam e automatizam a gestão do negócio não são exclusividades de grandes empresas. Conheça as vantagens de adotar um ERP. Boa leitura!

O que é um ERP para PME

O ERP é um software que integra a gestão de um negócio a partir dos dados gerados por todos os setores, armazenando-os em um só lugar.

Mesmo um pequeno negócio possui setores com diferentes funções, um sistema ERP permite que os dados de cada área sejam alimentados de maneira individual, mas analisados de forma conjunta.

O software funciona para diferentes categorias de negócio. Seja a sua PME uma pequena indústria, uma loja ou até mesmo uma manufatura, você poderá moldar o sistema para atender as suas particularidades.

7 vantagens do ERP para PME

Agora que você já sabe o que é um ERP para PME, conheça as principais vantagens de instalar e utilizá-lo na gestão do seu negócio.

1. Integração de setores

A primeira dentre as vantagens do ERP para PME é a integração entre os setores. Mesmo com a alimentação dos dados ocorrendo a partir de cada área, os dados ficarão no mesmo sistema, permitindo que profissionais de diferentes setores tenham acesso a informações.

Além da troca e agrupamento de informações que se complementam, a integração e a visão de dados de forma unificada facilitam o trabalho da gestão. 

A Partir do ERP a visão de todos os processos que fazem a parte do negócio se torna unificada, garantindo que as etapas existentes sejam necessárias e convergem para os objetivos do empreendimento.

2. Controle do todos os processos e setores

Com a visão ampliada do negócio como um todo, o controle dos processos e dos setores também é facilitado. Ao analisar processo por processo pode ser difícil perceber o quanto ele é realmente necessário ou não. Porém, olhando de maneira unificada, fica fácil perceber qual a sua efetividade.

Esse controle funciona para a manutenção de processos e setores já existentes, suas eliminações – em caso de remanejamento -, ou até mesmo para a adoção de novos procedimentos.

3. Redução de custos

A automatização da gestão a partir de um ERP para PME, garante também a redução de custos. Como você viu, sua adoção permite que processos falhos sejam facilmente identificados e eliminados.

Mas, além disso, o software garante também a diminuição de falha humana, que acontece com frequência em empresas que utilizam simples planilhas. Erros ao organizar o estoque, por exemplo, podem custar caro.

Somado a esses benefícios também está o ganho com o tempo, que pode ser empregado em maior produtividade, por conta da facilidade da alimentação e interpretação das informações. 

4. Tomada de decisões mais rápidas e efetivas

O tempo reduzido para o cruzamento dos dados afeta também a gestão. Com a utilização de um ERP, todo o trabalho com a análise de dados de cada setor, sua junção e interpretação é eliminada.

O sistema faz o papel de organizar e apresentar as informações pertinentes para a informação que você busca, como a produtividade, o andamento do estoque e até mesmo a programação do setor de marketing, garantindo que o tempo seja gasto apenas com a tomada das decisões.

5. Maior segurança dos dados

O sistema ERP também garante maior segurança dos dados da empresa. Quando alocados em planilhas, sua perda ou até mesmo exclusão acidental pode acontecer devido ao acúmulo de arquivos.

O ERP para PME pode ser instalado em um espaço físico na empresa, ou na nuvem – formato que permite o acesso ao sistema a partir de qualquer aparelho conectado à internet.

Tanto a instalação no local quanto a feita na nuvem garantem a segurança das informações a partir de backups frequentes.

6. Aumento da produtividade

Como consequência de todas as vantagens listadas até aqui, está o aumento da produtividade, ocasionada pela distribuição de tarefas que realmente impactam o resultado do processo em que a empresa está envolvida.

Informações claras levam a otimização de funções, baseadas em números e metas descritas e organizadas dentro do ERP.

7. Aplicação do planejamento estratégico

Por fim, temos a facilidade na implementação de um planejamento estratégico. A partir de todas as informações proporcionadas pelo ERP, ficará mais fácil pensar no futuro do negócio

Idealizando novas metas e tornando claro os objetivos a longo e curto prazo, que serão atingidos através de uma gestão eficiente e que engloba todas as áreas.

Implemente o melhor ERP para PME com a Synergie

Para garantir todos esses benefícios e aumentar os resultados da sua empresa, conte o ERP para PME da Senior. Com sistemas de gestão idealizados para potencializar resultados e agiliza processo, as soluções da marca englobam três ERP’s ideias para pequenos e médios negócios:

  • Gestão Industrial;
  • Gestão de varejo;
  • Gestão de manufatura.

A Synergie é o canal oficial para contratação e instalação desses sistemas. Cuidando de todo o processo de implementação e suporte do software, garantindo que suas expectativas sejam atingidas e que o ERP se torne um pilar para o crescimento do seu negócio.

Leia Também

Cadastre-se e receba novidades sobre gestão e tecnologia

    Eu concordo em receber comunicações personalizadas

    Li e concordo com a Política de Privacidade da Synergie, que pode usar as informações aqui fornecidas para entrar em contato via e-mail, telefone ou whatsapp

    Senior Sistemas é na Synergie!
    Canal de Distribuição Senior, a Synergie é especializada em soluções de tecnologia e processos que garantem alta performance e inovação para a gestão corporativa.

    Copyright Synergie © Todos os direitos reservados