Blog > 6 motivos para implementar um ERP para indústria na sua empresa

6 motivos para implementar um ERP para indústria na sua empresa

Descubra como um ERP para indústria pode mudar a forma de gerenciamento da sua empresa, seus benefícios e como implementar o software de uma maneira que atenda às necessidades dos setores.

Vários processos compõem uma indústria e, independente de seu tamanho, cada etapa da cadeia produtiva torna possível que o produto saia como o desejado. Para garantir uma organização de todas as etapas e setores é necessária uma boa leitura de dados e aplicação das informações geradas por eles.

Porém, muitas empresas ainda realizam a sua gestão através de simples planilhas que não são unificadas, ou seja, cada setor possui a sua própria base de dados. Essa prática dificulta o cruzamento de dados, essencial para se entender como os processos se complementam e podem ser otimizados.

A solução para essa falha gerencial vem de softwares capazes de unificar os dados de todos e setores e apresentar um modelo de gestão unificada. Conheça o ERP para indústria e os benefícios que essa solução vai trazer para a sua empresa. Boa leitura!

O que é um ERP para indústria?

O ERP é um sistema integrado de gestão capaz de organizar todos os dados e informações gerados pela empresa e armazená-los em um só lugar.

Uma indústria é composta por diversos setores, como seu estoque de matéria-prima, a produção no chão de fábrica, as vendas ou distribuição e o setor de RH. Contar com informações coletadas e armazenadas em diversos lugares impede que esses setores possam conversar e se complementar.

Por exemplo, é importante que a equipe envolvida na distribuição do produto saiba a velocidade que a fabricação está acontecendo, para, conforme suas previsões, solicitar um aumento ou diminuição da velocidade da produção.

Um ERP na indústria facilita justamente esse tipo de interação, possibilitando que os dados sejam encontrados de forma prática e facilitando a gestão, já que a análise da empresa e todos os processos que fazem parte dela se torna mais fácil.

6 motivos para utilizar um ERP para indústria 

Agora que você já sabe o que é um ERP e como ele se aplica nesse formato de negócio, confira 6 benefícios que vão fazer você querer apostar nessa tecnologia.

1 – Melhor acompanhamento da demanda

Como já citamos no exemplo acima, um ERP para indústria é capaz de auxiliar na previsão das demandas, permitindo que através da integração entre os setores, os dados sejam utilizados para controlar a produção.

Informações como sazonalidade e previsão de vendas podem ser alimentadas no sistema, garantindo uma produção com menores erros e um estoque com menos sobra de produto ou falta de materiais.

A possibilidade de exibição dos dados ligados à demanda, de forma prática para os colaboradores envolvidos diretamente com sua produção, garante também melhor transparência e identificação como parte de uma cadeia produtiva que também depende deles para funcionar.

2 – Padronização de processos

A indústria é feita de muitos processos, seja ela pequena ou grande. Esses processos precisam ser bem gerenciados para garantir qualidade e otimização da cadeia produtiva.

A partir de um ERP para indústria, será fácil observar a empresa como um todo e identificar processos obsoletos ou aqueles que precisam ser criados. Garantindo que as etapas sejam realizadas de forma linear e padronizada.

3 – Maior assertividade nas tomadas de decisão

Essa mesma visão amplificada de todos os processos que compõem a indústria possibilitada pelo software gera, também, maior assertividade na tomada de decisões. Esse fator ocorre por conta do foco da gestão em simplesmente fazer o seu papel que é gerir

Nesse sentido, quando as informações de cada setor são alimentadas de forma separada e qualquer tentativa de recuperação de dados leva muito tempo, temos um sinal importante de que as decisões da empresa estão sendo, de alguma maneira, comprometidas.

Com um ERP para indústria que atende às necessidades específicas da empresa, esse processo acaba sendo simplificado e as decisões mais assertivas, por conta da velocidade no processamento das informações e da diminuição de falhas humanas em sua leitura.

4 – Aumento da produtividade

Toda essa gestão unificada traz à empresa um dos benefícios mais notórios de um ERP para indústria: o aumento da produtividade.

A integração entre as áreas, junto a uma gestão assertiva, a adoção de processos necessários, otimizados e o acompanhamento da demanda levam ao aumento da produtividade.

Este item também é impulsionado pela baixa taxa de repetição de processos durante a fabricação, por conta da identificação de problemas na linha de produção.

5 – Redução de custos

Decisões assertivas e o aumento da produtividade levam por consequência a redução de custos. Através da análise dos dados presentes no software, da eliminação de processos e até mesmo de estoque desnecessário, a empresa acaba ganhando folga em suas contas e uma verba extra para investir em áreas que estão precisando de mais apoio.

6 – Alinhamento de toda a empresa

Por último temos o alinhamento de toda a empresa. Com a implementação de um ERP para indústria e a já citada integração entre todos os setores, fica mais fácil conduzir todas as áreas para um objetivo em comum, pois a empresa e todos os seus funcionários passam a ser vistos como um todo.

Conte com a Synergie para implementar o ERP na sua empresa

Mesmo com tantos benefícios, a aplicação de uma nova tecnologia pode enfrentar objeções. Porém, uma instalação feita com calma e acompanhamento em suas etapas garante a qualidade dessa transição.

A Synergie é o canal oficial para implementação e suporte do ERP da Senior, um software ideal para o gerenciamento da sua empresa do ramo industrial.

Ajudamos pequenas e grandes indústrias a instalarem o sistema conforme suas exigências. Seja na nuvem ou uma instalação local, garantimos uma aplicação modular que vai atender as necessidades específicas de seu negócio e dos setores que fazem parte dele.

Garanta a integração de todas as áreas da sua empresa e uma gestão unificada. Conte com a Synergie para implementar o seu ERP para indústria.