Blog > Torne seu negócio parte da transformação digital na logística a partir de 5 ferramentas inovadoras

Torne seu negócio parte da transformação digital na logística a partir de 5 ferramentas inovadoras

Descubra 5 ferramentas que vão transformar a logística da sua empresa a partir de inovações tecnológicas que já estão revolucionando setores em todo o mundo.

Avanços tecnológicos têm transformado diversos setores empresariais nos últimos anos. A transformação digital na logística também não fica para trás, possibilitando um maior controle de todas as etapas de envio e recebimento de produtos desenvolvidos pelo negócio.

O meio digital e a realização de compras online representam um crescimento no ramo logístico, principalmente quando falamos da etapa final do processo, a entrega. Cresce o número de empresas testando formas inovadoras de fazer seus produtos chegarem no menor tempo possível na casa dos consumidores, como através de drones.

Seja em um e-commerce ou outra categoria de atividade comercial, a melhora e otimização da logística através da implementação de inovações tecnológicas podem representar um salto na produtividade e nos ganhos da empresa

Confira quais são as principais ferramentas e tecnologias que estão transformando os setores logísticos de diversos negócios. Boa leitura!

O que é a transformação digital na logística e qual a sua importância?

A transformação digital na logística é a aplicação de ferramentas tecnológicas em toda a cadeia produtiva da empresa que, juntas, — em um modelo de logística integrada — possibilitam maior adequação do negócio em seu mercado e perante os clientes.

A importância da implementação desses dispositivos digitais é a possibilidade de crescimento da marca, visto que sem a implementação dessas tecnologias a empresa tende a ficar presa no passado e ter dificuldades em conquistar ou até mesmo manter o seu espaço.

Alguns dos benefícios notórios da transformação digital na logística são:

  • Redução do tempo de entrega;
  • Melhor gestão do estoque;
  • Otimização de espaços de armazenamento;
  • Diminuição de erros humanos nos processos;
  • Geração de dados assertivos e atualizados;
  • Melhor relação com os clientes.

5 ferramentas que estão transformando a logística

Para garantir os benefícios trazidos pela transformação digital, você deve aplicar as ferramentas que casam com as necessidades logísticas do seu negócio. Conheça 5 dessas novas ferramentas que têm o poder de transformar os processos da sua empresa.

1. Machine Learning

Decisões rápidas e inteligentes: é isso que o Machine Learning garante às empresas que o aplicam. Sua tradução literal é “aprendizado da máquina”. Ligado à evolução da inteligência artificial, essa ferramenta garante que a transformação digital na logística se dê pelo melhor uso das informações dentro de um cenário específico.

O sistema onde a ferramenta é aplicada aprende a gerenciar dados nela inseridos, possibilitando que informações relativas à previsão da cadeia de suprimentos sejam apresentadas para fim de melhorias que acontecem nas seguintes atividades:

  • Previsão da demanda;
  • Desempenho da entrega;
  • Visibilidade de toda cadeia de suprimentos.

Um exemplo prático desse recurso é a otimização de rotas de entrega para garantir o trajeto mais rápido até o destino.

2. Internet das Coisas (IoT)

Possibilitando a conexão de aparelhos e ferramentas de forma simultânea em uma rede de internet, essa tecnologia permite que objetos se comuniquem e emitam dados em tempo real. Na logística, a ferramenta pode ser aplicada para melhorias de alguns processos, como:

  • Monitoramento e rastreio de cargas em tempo real;
  • Gerenciamento de estoque;
  • Controle das frotas de veículos da empresa.

O benefício de ter esses processos integrados por uma rede de internet é, principalmente, a tomada de decisões rápida e eficaz, baseada em dados atualizados e que representam números com pouca margem de erro.

3. Entregas super-rápidas

Ligada à transformação digital na logística estão as ferramentas que possibilitam as entregas super-rápidas. Nesse modelo de serviço de entrega, os consumidores podem receber os seus produtos em menos de um dia, quando os mesmos moram em grandes centros. Confira alguns desses avanços:

  • Serviços de logística de entrega próprios dos marketplaces: como a frota própria de veículos do Mercado Livre que realiza entregas em poucas horas;
  • Uso de softwares de gerenciamento avançados, que possibilitam um maior controle de todo o estoque e de todo o trajeto do produto até a chegada na casa do cliente;
  • Tecnologias inovadoras, como os já citados drones, que tendem a diminuir o tempo de espera por um produto.

4. Cloud Computing

Para uma excelente gestão logística, é necessário que as informações de todos os setores da empresa sejam facilmente cruzadas e acessadas de diversos aparelhos. A tecnologia da computação em nuvem (Cloud Computing) permite ao negócio realizar essas tarefas através do armazenamento dos dados em nuvem.

Ou seja, os dados da empresa não ficam alocados na empresa e não precisam ser acessados somente de computadores específicos no local, mas sim em qualquer aparelho com acesso a eles e em qualquer lugar que possua internet.

Essa facilidade permite que o processo da gestão seja mais dinâmico e mais rápido, melhorando a comunicação de todas as áreas, e o gerenciamento de procedimentos — como os de carga e descarga — de forma prática.

Em resumo, a computação em nuvem permite um gerenciamento macro mais apurado e não limitado ao espaço físico da empresa.

5. RFID para gestão de estoque

Parte da transformação digital na logística passa pelo estoque. Essa importante área da empresa deve ser administrada de forma rigorosa para que custos com falta ou sobra de material não atrapalhem o andamento do negócio.

Uma inovação tecnológica que permite um melhor gerenciamento do estoque é o sistema RFID, uma solução que utiliza radiofrequência para capturar sinais que identificam, rastreiam e gerenciam os produtos na área de armazenagem.

Dessa forma, controlar a entrada e saída de produtos é completamente facilitada, já que as etiquetas de radiofrequência estão em constante comunicação com softwares ERPs e afins.

Conte com a tecnologia em outros setores da sua empresa

Empregar a transformação digital na logística requer tempo e dedicação. Dependendo do nível de automatização digital da sua empresa, o processo poderá ser mais curto ou mais longo. 

Por isso, é importante considerar também a adequação do treinamento dos funcionários para o uso e interpretação correta das ferramentas.

As inovações tecnológicas podem fazer parte não só da logística de um negócio, mas de todos os outros setores, como o RH e a Gestão. Confira outros artigos que vão te possibilitar a digitalização de toda empresa: