Blog > Como adequar o descarte de resíduos da sua empresa através de um sistema de logística reversa

Como adequar o descarte de resíduos da sua empresa através de um sistema de logística reversa

Descubra como o seu negócio pode criar impactos positivos para o meio ambiente e para a sociedade através do descarte adequado de resíduos.

As pautas ambientais estão ganhando espaço na sociedade a cada dia. Entre os principais problemas enfrentados por países que tiverem um grande crescimento de seus centros urbanos e do setor industrial, como o Brasil, está o descarte incorreto de resíduos sólidos.

Segundo a Lei n.º 12.305/2010 que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é papel das empresas aplicar ou contratar um sistema de logística reversa, fazendo dela parte de um ciclo de responsabilidade compartilhada que inclui: governos, importadores, fabricantes, distribuidores, comerciantes e consumidores.

Seja para reutilizar materiais em sua própria empresa ou terceirizar o recolhimento de resíduos, a logística reversa é a solução para que o seu negócio se adéque e assuma responsabilidade pelo lixo produzido

Conheça os benefícios de empregar ações de destinação correta do lixo e como você pode adicionar essa prática a sua cadeia logística integrada. Boa leitura!

O que é e para que serve o sistema de logística reversa?

Diminuindo o impacto ambiental gerado pela indústria, a logística reversa é um conjunto de ações que tem como meta o retorno dos resíduos gerados pela indústria, possibilitando o reaproveitamento na cadeia produtiva da própria empresa, de outros negócios ou destinando o lixo para o descarte correto.

Um sistema de logística reversa é o local onde os dados referentes a estas políticas são armazenados e gerenciados.

A logística reversa tem como objetivos causar impactos positivos nos seguintes itens:

  • Incentivo do reuso e reciclagem de materiais;
  • Diminuição do uso de aterros sanitários, fazendo com que os materiais sejam reaproveitados pela indústria;
  • Aumento e incentivo do uso de recursos naturais;
  • Abertura da possibilidade de existência de novos negócios, focados em atender as empresas que necessitam remanejar os seus resíduos gerados.

Como funciona o sistema de logística reversa? 

O sistema de logística reversa pode ser empregado de 3 formas principais, confira quais são elas e exemplos de aplicação:

Logística reversa pós-consumo

Com maior taxa de uso, esse modelo possibilita que o consumidor retorne embalagens e demais componentes à indústria após o seu uso. Um exemplo notório são as garrafas de vidro de cervejas ou refrigerantes retornáveis.

Componentes de veículos como pneus também são utilizados nessa cadeia após o fim de sua vida útil. Ganhando destaque a fabricação de asfalto ou solas de sapatos a partir de sua borracha.

Logística reversa pós-venda

A logística reversa pós-venda, evita que produtos devolvidos pelos consumidores logo após sua compra – por conta de falhas ou arrependimento – sejam descartados

Nesse ciclo os produtos são reaproveitados para novas vendas, retiradas de peças, ou outros usos que não sejam o descarte.

Um exemplo comum neste caso, são as vendas feitas de maneira online, onde o cliente pode se arrepender por não conhecer o produto antes e optar por devolvê-lo, sendo responsabilidade da empresa integrar esse produto novamente em seus processos. 

Reuso

A prática do reuso diz respeito a matérias que não são mais necessárias para a sua empresa, mas que não chegaram ao fim da sua vida útil. O negócio pode optar por vender grandes máquinas, carros, ou até mesmo doar computadores que já estão ultrapassados para as necessidades, mas que podem servir para ONGs, por exemplo. 

Aplicando o sistema de logística reversa

A partir da escolha do modelo de sistema a ser empregado e que melhor corresponda às necessidades do seu negócio, é importante monitorar toda cadeia, fazendo com que o consumidor também faça sua parte ao destinar o resíduo de forma correta.

Essa aplicação pode acontecer inteiramente na empresa, gerenciando todos os processos de forma autônoma, a partir da criação de um setor específico, ou através da contratação de um empresa terceirizada que tem como foco a logística reversa.

Vantagens da aplicação do sistema de logística reversa

Cuidado com o meio ambiente

O objetivo principal da aplicação do sistema é o cuidado com o meio ambiente. A destinação correta de resíduos evita o acúmulo de lixo em locais indevidos, que prejudica o solo e polui rios e mares. Além de aumentar a proliferação de doenças oriundas desses locais de descarte.

O reaproveitamento também garante a diminuição de uso de recursos naturais para a fabricação de novos materiais do zero. 

Controle dos resíduos gerados, evitando possíveis processos

Alguns itens devem ter sua logística reversa obrigatoriamente controlados pelas empresas, são eles:

  • Pilhas e baterias;
  • Pneus;
  • Óleos automotivos, incluindo suas embalagens;
  • Eletrônicos e todos os seus componentes;
  • Eletrodomésticos;
  • Resíduos e embalagens de agrotóxicos;
  • Lâmpadas que tem em seus componentes vapor de sódio e mercúrio.

Caso sua empresa gere algum desses resíduos, o descarte incorreto por parte do consumidor também é de sua responsabilidade. Por tanto é importante ficar atento e investir em canais de devolução desses materiais após o seu uso.

O não cumprimento da administração correta desses itens acarreta multas para o negócio. 

Valorização da imagem da empresa

A pauta ambiental tende a crescer cada vez mais e empresas alinhadas a elas estarão em melhor posição perante os consumidores e investidores.

No mercado, a imagem de um negócio que faz o possível para diminuir seu impacto ambiental é levada cada vez mais em consideração. Seja através de grandes itens como carros elétricos ou embalagens reutilizáveis.

Mantém a empresa pronta para o futuro

Aplicar o sistema de logística reversa possibilita que sua empresa largue na frente e esteja melhor preparada para o futuro. Com a quantidade de lixo gerada aumentando junto à população, as práticas para frear esse avanço aumentaram e as leis também se tornaram mais rígidas.

Gerencie o seu sistema logístico através de Software

Para gerenciar com qualidade toda a logística da sua empresa, inclusive o sistema de logística reversa, é necessário contar com uma solução ideal para organizar e unificar os dados dos setores, possibilitando a integração das áreas, e otimizando a tomada de decisões. O Software de gestão logística da Senior cumpre todas essas tarefas, tornando o gerenciamento do negócio um trabalho mais ágil. A Synergie é o canal oficial para contratação, implementação e suporte do sistema, realizando esses passos de maneira a atender e solucionar as necessidades específicas do seu negócio.