Blog > Módulos de software: o que são, como eles podem ser aplicados e quais suas vantagens

Módulos de software: o que são, como eles podem ser aplicados e quais suas vantagens

Saiba como aplicar uma gestão que une todas as áreas da sua empresa a partir de um software modular e quais as vantagens que essa ferramenta vai te trazer.

A inovação na área tecnológica movimenta o mercado há alguns anos. Diversas soluções foram inventadas para facilitar a gestão empresarial, seja o negócio de pequeno, médio ou grande porte.

Neste cenário, contar com uma ferramenta capaz de se moldar às características e necessidades da particularidade do seu negócio é crucial para que as áreas não só troquem informações entre si, como nenhuma delas fique de fora dessa gestão unificada.

Uma empresa é composta por diversos setores, que se complementam e formam toda a linha que faz o produto oferecido chegar nas mãos do cliente. Cruzar dados e integrar as informações de todas essas áreas de forma única é a tarefa de um ERP

Assim, as funcionalidades desse tipo de sistema são tamanhas, mas nem sempre adequadas para todas as organizações. Desse modo, é nessa hora que os módulos são importantes para se adequar às necessidades do negócio.

Mas você sabe para que servem os módulos de software? Então, confira como esse modelo de sistema vai ajudar a sua gestão e 6 vantagens de adotá-lo. Boa leitura!

O que são módulos de software?

Os módulos dentro um sistema ERP são “pedaços” de um sistema que, geralmente, correspondem a um setor ou função da sua empresa.

Em uma lógica simplificada, pense em uma empresa com três setores: compras, estoque e vendas. Cada setor corresponderá a um módulo no programa, onde seus dados poderão ser vistos de forma unificada ou individualizada conforme a necessidade do momento.

Outra analogia para os módulos podem ser peças de um quebra-cabeça que, quando unidas, formam uma figura maior.

Como são divididos os módulos?

Os módulos de software são divididos principalmente de três formas:

Módulos operacionais

São aqueles que correspondem às operações realizadas na empresa e de maneira geral são comuns na maioria dos segmentos, confira alguns exemplos que se encaixam nessa categoria:

  • Estoque;
  • Distribuição;
  • Vendas;
  • Marketing;
  • RH;
  • Financeiro;
  • Controle da produção.

Módulos táticos

Já os módulos táticos são aqueles setores cuja existência se dá devido à particularidade do mercado em que a empresa atua, são exemplos dessa categoria:

Módulos estratégicos

Por último, temos também os módulos que desempenham o papel de gerir de forma inteligente o negócio, identificando e implementando melhorias constantes:

  • Gestão de relacionamento com o cliente;
  • Gestão de cadeia de suprimentos; 
  • Gestão de conhecimento;
  • Gestão de tempo.

6 vantagens de utilizar módulos de software

Agora que você já conhece as possibilidades mais usuais de se empregar os módulos de software principalmente em um ERP, conheça 6 vantagens que esse formato de sistema vai trazer para o seu negócio.

1 – Personalização conforme o seu segmento

O software é moldado conforme o seu segmento de atuação, permitindo que as informações pertinentes para se atingir resultados necessários perante o seu público possam ser cruzadas e utilizadas.

Construção civil, loja de roupas, fábricas de matéria-prima, não importa. Os módulos de software servem para garantir a necessidade da sua empresa. Mesmo que o seu negócio conte com uma divisão inovadora, ela pode ser adicionada ao sistema de maneira simples.

2 – Maior controle das ações

Ligada às vantagens trazidas pela utilização de um ERP, os módulos de software garantem também maior controle de todas as ações que acontecem na empresa, devido à possibilidade de se enxergar as tarefas realizadas e como elas se complementam com as demais áreas.

Com isso, torna-se mais fácil identificar práticas que comprometem os resultados e observar brechas para que novos processos necessários sejam implementados, otimizando o trabalho de toda a empresa.

3 – Mais integração entre as áreas

Com os dados de todas as áreas no mesmo sistema, as informações julgadas necessárias poderão ser vistas por todos os setores, eliminando a sensação de que cada área está isolada das demais

Informações como a quantidade de materiais disponíveis em estoque e o volume de vendas são importantes para que o marketing possa focar em ações promocionais, seja para alavancar a saída de produtos, ou para aumentar a carteira de clientes, por exemplo. 

4 – Facilidade na ampliação do sistema

Contar com módulos de software não significa que você terá de utilizar sempre os mesmos ou contratar um novo sistema por inteiro para realizar modificações. Se no meio do caminho um setor novo foi incluído no processo do seu negócio, basta fazer a aquisição de um novo módulo que terá sua configuração ajustada para atender a área em questão

5 – Melhora na tomada de decisões

A partir dos módulos de software e seus relatórios você terá uma visão ampla de todo negócio, possibilitando que decisões relacionadas à gerência tenham uma assertividade maior, como aumentar o investimento em determinado setor ou identificar áreas que necessitam de um reforço no treinamento.

6 – Melhora nos resultados do seu cliente

Por último, mas não menos importante, tenha em mente que aprimorar a gestão e os processos do seu negócio através de um software modular trará resultados positivos que irão impactar até o cliente.

O alinhamento de todos os setores gera, por consequência, um produto com propósito mais claro, e toda essa organização e gestão inteligente serão sentidas e percebidas pelos consumidores.

Além disso, otimizar todos os setores permite que, a partir da eliminação de erros e da concentração em práticas efetivas, os custos também sejam reduzidos e, consequentemente, os lucros aumentem

Conheça um software modular ideal para sua gestão empresarial

Agora que você já conhece os módulos de software, sua função e importância, conte com uma ferramenta ERP modular para fortalecer sua gestão empresarial. A Synergie é representante oficial da Senior Sistemas, empresa focada na criação de softwares que atendam as especificidades de cada empresa a partir de softwares modulares. Com a ferramenta implementada, você passará a ter maior controle de todo o negócio, melhorando a rotina e reduzindo o tempo de cada tarefa a partir de dados que permitem uma visão estratégica, tática e operacional.