Blog > Eleve o potencial da sua empresa através de uma cadeia logística integrada

Eleve o potencial da sua empresa através de uma cadeia logística integrada

Saiba como integrar a logística vai melhorar a comunicação entre todas as áreas da empresa, fazendo que essa organização chegue de forma positiva ao cliente. 

Com o avanço da tecnologia, diversas áreas da sociedade ganharam agilidade, diminuindo o tempo de espera para realizar tarefas. Seja para enviar uma mensagem, que chega instantaneamente, ou realizar uma vídeo chamada, a migração para o universo digital mudou a forma como vemos o mundo.

Porém, essas mudanças não impactam somente nossa vida social, como também todos os processos que envolvem um negócio, possibilitando uma cadeia logística integrada, que beneficia a saúde da empresa e principalmente os clientes.

Uma prova disso é a atual corrida pela logística das entregas rápidas. Recentemente a Amazon anunciou uma nova modalidade de entrega de somente 1 dia para 50 cidades brasileiras

Para ter sucesso dentre o cenário competitivo atual não basta apostar no produto vendido, mas empregar uma gestão logística integrada, como vimos no exemplo acima. Confira o que é e quais as vantagens dessa forma de gerenciar os processos da sua empresa. Boa leitura!

O que é cadeia logística integrada?

A palavra logística significa organização e gerenciamento de todos os detalhes que envolvem uma atividade. Quando passamos essa definição para o ramo empresarial, conseguimos obter o conceito de logística integrada, que é a integração de todas as áreas que envolvem um produto

Desde o contato com o fornecedor até a entrega da venda na casa do consumidor, essa integração permite que processos sejam melhor definidos e otimizados, facilitando a visão do negócio como algo linear, onde todas as etapas se complementam

Como funciona a cadeia logística integrada? 

Como você viu, o que possibilita a gestão logística integrada são as tecnologias, logo para implementá-la é necessário o investimento em ferramentas e softwares capazes de reunir informações de todos os setores em somente um local

Através desses dados, a integração se dará através da comunicação mútua entre as áreas. Os responsáveis por cada setor e os demais colaboradores devem ter acesso aos dados pertinentes dos demais setores, para que o trabalho possa ser realizado de forma assertiva.

Por exemplo, o setor de estoque precisa das informações sobre as compras para conseguir mensurar o espaço necessário de armazenamento, da mesma forma que também necessita das informações que vem da área responsável pelas vendas, podendo calcular o tempo de permanência dos materiais neste estoque.

Através dessas informações, o estoque trabalhará de forma otimizada e com maior eficiência possível, caso contrário de uma empresa onde cada setor trabalha de forma individualizada sem a organização que uma cadeia logística integrada proporciona.

6 vantagens da cadeia logística integrada para sua empresa

Agora que você já conhece o conceito de logística integrada e como ela é aplicada, confira uma lista com 6 benefícios que ela vai trazer para a sua empresa.

1 – Otimização de processos

O benefício mais notório da implementação da cadeia logística integrada é a otimização de processos. Procedimentos bem gerenciados e que possam ser visualizados através de números claros são mais propícios a passar por constantes melhorias

As informações são facilmente encontradas e a comunicação entre as áreas é feita de maneira rápida, possibilitando que somente ações necessárias sejam realizadas. 

2 – Diminuição de erros

Ligada com a primeira vantagem está uma menor taxa de erros. Com processos otimizados e bem gerenciados, observar erros e tarefas desnecessárias torna-se mais fácil

Essa diminuição não se dá somente por falhas que já aconteceram, pois, através de uma cadeia logística integrada a possibilidade de se identificar erros antes que eles aconteçam também se dá com maior evidência.

3 – Aumento da performance empresarial e da competitividade

Com as áreas integradas e realizando uma logística conjunta, a performance de toda a empresa também aumentará. Pois, a energia será gasta em procedimentos que realmente fazem diferença para o resultado.

Essa qualidade da performance gerará por consequência uma maior competitividade no mercado, visto que a sua empresa passará a ter maior evidência pela organização e agilidade na entrega do produto ao cliente

4 – Redução dos custos da operação

A partir da cadeia logística integrada, os custos de toda a operação também cairão por conta de um efeito dominó. Os processos mantidos serão aqueles que representam melhor custo benefício para a empresa, unindo otimização e gastos assertivos. 

5 – Proporção de uma gestão inteligente

A logística integrada, feita a partir de um software moldado para a necessidade da sua empresa, possibilita que a gestão seja realizada de maneira inteligente, ou seja, permitirá que o foco da gestão seja em garantir os resultados, eliminando a perda de tempo com o levantamento das informações.

6 – Garantia de maiores lucros e de clientes satisfeitos

Por fim, todos os benefícios acabam por garantir maiores lucros a sua empresa, devido à eliminação dos processos pouco efetivos e do aumento da percepção do valor do negócio, relacionado a agilidade dos processos. 

Essa percepção de uma empresa que se compromete em realizar o melhor no menor tempo possível mantém os clientes satisfeitos e seguros de que a marca trabalha para melhor atendê-los.

Mercado Livre: gerando valor a partir de entregas rápidas

Focando no mercado brasileiro, vamos trazer o exemplo de uma marca que passou por grande expansão nos últimos anos, o Mercado Livre. Assim como a já citada Amazon, a empresa aumentou seu foco em entregas rápidas, gerando uma melhor experiência para o consumidor

O processo natural de somente intermediar a venda de produtos de terceiros, que utilizam o espaço do site para se conectar com os compradores, deu lugar ao armazenamento dos produtos mais vendidos desses vendedores.

Ou seja, quando um consumidor realiza uma compra no site, o produto não é embalado e enviado pelo próprio vendedor, pois o mesmo já enviou para o próprio Mercado Livre um estoque considerável dos seus itens. 

Como o item já em mãos, a empresa somente dispara a ordem de entrega partindo do seu estoque mais próximo do cliente. Isso aumenta a qualidade geral da entrega, o que também inclui a velocidade entre a saída do depósito e a chegada até a residência do consumidor.

Nesse caso, é notória a integração de todas as partes, desde o setor de vendas, que mapeia os produtos com mais saída, passando pelo estoque e chegando na entrega com os veículos próprios da empresa.

Melhore a logística de forma contínua

Agora que você já conhece a importância da cadeia logística integrada e como ela pode ser vantajosa para sua empresa, confira alguns artigos que também vão te ajudar a melhorar a logística e a gestão do seu negócio: