Blog > O que é excelência operacional, qual sua importância na gestão e como aplicá-la

O que é excelência operacional, qual sua importância na gestão e como aplicá-la

Saiba o que é excelência operacional, como ela faz a diferença na hora de gerir com qualidade e as principais formas de transformá-la em resultados.

Gerir um empreendimento, seja ele de qualquer tipo, não é fácil. Diversos fatores devem ser observados para que bons resultados sejam alcançados

Saber o que é excelência operacional, no momento de tomada de decisões, possibilita que os frutos sejam colhidos de forma mais fácil e com menor esforço.

Transforme a sua gestão a partir dos 4 pilares da excelência operacional e seus benefícios. Boa leitura!

O que é excelência operacional?

A palavra excelência é derivada do excelente, aquilo que é acima da média. Logo, a excelência operacional é o patamar mais alto de otimização de todas as operações que compõem uma empresa.

A excelência operacional caminha junto à noção de melhoria contínua, onde sempre existem processos a serem reorganizados e que necessitam de atenção.

Quais são os pilares da excelência operacional e seus benefícios?

Reconhecer a necessidade de atingir a excelência já é um ótimo início. Para isso, ela deve ser pensada e receber aplicações de forma estratégica, tornando os resultados e melhorias visíveis.

A excelência operacional é organizada em 4 pilares. Cada empresa tem as suas necessidades próprias, porém, esses 4 itens são a base fundamental para que tudo se mantenha em ordem — e com a possibilidade de se tornar excelente.

Dito isso, conheça os 4 pilares fundamentais e os benefícios conectados a eles:

Estratégia

Estabelecer uma estratégia é determinar o norte da sua empresa. Duas perguntas auxiliam na tomada de estratégias:

  • Onde queremos chegar?
  • Como chegaremos?

Na busca pela excelência operacional, conhecer o local a ser atingido auxilia na hora de visualizar as melhorias e quais ações são ineficazes, que desviam o caminho.

Uma boa estratégia torna possível a definição de metas, condizentes com a forma de atuação, ou como sua empresa pretende atuar. Esse caminho deve ser difundido por toda a empresa para que os colaboradores saibam do seu papel e se tornem parte da excelência operacional.

Gestão

Para que as melhorias e metas sejam decididas, a gestão, o segundo pilar que nos ajuda a entender o que é excelência operacional, permite um controle maior da rotina de toda empresa.

Gerenciar de forma assertiva permite que problemas sejam percebidos antes da hora e que imprevistos sejam menos recorrentes, ou facilmente controlados. Nesse quesito, é importante que um padrão seja estabelecido, capaz de ser replicado por todos que alcançarem os postos de gestão.

Processos 

Para uma boa análise de processos, no conceito de o que é excelência operacional, é fundamental elencar todos os procedimentos, metrificando caso a caso sua importância ou não para a empresa.

Através da análise dos processos que são estabelecidos se diminui a eficiência de metodologias que não garantem que a estratégia seja alcançada, facilitando a leitura dos dados e o trabalho da gestão.

Pessoas

O quarto e último pilar é o que torna possível os outros acontecerem. É perceber que a excelência operacional é feita por pessoas que, quando bem capacitadas e desempenhando funções condizentes com o seu trabalho, alinham a estrutura organizacional.

Ao lidar com pessoas, é importante manter a motivação da equipe, para que cada um possa fazer o excelente individualmente e, por consequência, alavancar o status de todo o negócio. Feedbacks, treinamentos e eventos comemorativos ajudam a garantir uma equipe que constrói junto à empresa.

Ferramentas para atingir a excelência operacional

Agora que você já sabe o que é excelência operacional e seus pilares, conheça também ferramentas que vão te auxiliar nesse processo:

ERP

Para alcançar o sucesso a partir dos 4 pilares, contar com informações organizadas e interligadas em um único sistema é fundamental. 

Para isso, utilizar um ERP — software de planejamento de recursos empresariais — irá não só trazer essas vantagens como também facilitará os fluxos de trabalho, aumentando as probabilidades de excelência operacional.

Customer Success

Focar no sucesso do cliente é um método que torna todos os processos da empresa centrado nos consumidores e suas necessidades

Através de pesquisas e levantamento de dados da opinião do cliente é possível pensar na estratégia, gestão, processos e pessoas de uma forma que facilitará a satisfação de quem garante a existência do negócio.

Tecnologia 

Além do já citado ERP, outros sistemas auxiliam na tomada de decisões após entender o que é excelência operacional.

A tecnologia empregada vai depender das particularidades da sua empresa, mas softwares de CRM, para gerenciar o relacionamento com cliente, são úteis se você precisa melhorar sua comunicação com os leads.

Se a sua operação envolve vendas diretas, para garantir uma boa experiência ao cliente e otimizar todos os processos, como gerenciamento de estoque e pagamentos, investir em uma plataforma de e-commerce que atenda suas necessidades será um diferencial que impactará a excelência operacional.

Invista também em excelência profissional

Ligando a excelência profissional com a gestão, vale a pena também conhecer e aplicar a excelência profissional. Através dela, você conseguirá se destacar como líder e garantir uma carreira sólida. Confira itens que vão desenvolver sua excelência profissional:

Conheça as competências que você não domina

Antes de tudo se conheça, entenda quais são as suas dores. Por exemplo, se você tem dificuldade em se comunicar de maneira oral, em apresentações e reuniões, mesmo entendendo o que é excelência operacional, será difícil aplicá-la em alguns momentos que exigem uma conversa.

Para isso, investir em cursos e treinar a oratória, vai fazer a diferença.

Comprometimento

Tenha responsabilidade e se envolva com o que você faz. No papel do gestor, é fundamental ser um exemplo para sua equipe, facilitando o caminho da excelência profissional.

Desenvolvimento contínuo

Busque se desenvolver de forma contínua, estudando e se informando sobre a sua área. Esse tópico é fundamental não só para o gestor, mas para todos os colaboradores. Por tanto, se você deseja que toda a equipe atinja a excelência profissional, incentive o desenvolvimento contínuo.

Pronto para alcançar a excelência operacional?

Agora que você já sabe o que é excelência operacional, aplique os métodos em sua gestão e garanta resultados positivos para toda sua empresa

E se você quiser saber um pouco mais sobre como os sistemas integrados alcançam excelência operacional, leia também esses artigos sobre ERP: