Blog > Liderança em home office: aprenda a maximizar os resultados da sua empresa

Liderança em home office: aprenda a maximizar os resultados da sua empresa

Conheça 7 dicas para desempenhar a liderança em home office de forma assertiva, mantendo a equipe motivada e os resultados aparentes mesmo longe do escritório.

Com a chegada da pandemia da Covid-19, as empresas se viram em uma situação onde o trabalho remoto se tornou a melhor alternativa para a continuidade das atividades. Porém, para o sucesso da operação longe do escritório, uma boa liderança em home office se tornou fundamental.

O cenário também é de incertezas, segundo uma pesquisa da empresa global de consultoria organizacional, Korn Ferry, 55% dos colaboradores se sentem estressados ao pensar em voltar ao trabalho presencial, evidenciando o papel do líder ao saber administrar o ambiente em que cada funcionário rende mais.

Com base nisso, confira 7 dicas para enfrentar essa mudança na forma de desempenhar as funções dentro de um negócio, tornando a liderança em home office uma diferencial do bom gestor. Boa leitura!

1 – Seja comunicativo

Sem o contato do dia-a-dia, a comunicação pode acabar prejudicada no ambiente virtual. Por isso, é fundamental, na liderança em home office, saber estabelecer diálogos efetivos e com informações assertivas, sem brechas para interpretações erradas.

Também é papel comunicativo do gestor ouvir com empatia. Com as diferenças impostas pelo trabalho remoto, alguns colaboradores têm reações e distrações que não teriam no escritório. Nesse caso, estamos falando de interrupções da família, ou até mesmo casos de ansiedade.

Separe um tempo para ouvir o que cada colaborador tem a dizer e transpareça seu apoio e entendimento sobre a situação.

Manter a comunicação organizacional também é papel do gestor em tempos de liderança em home office. Não deixe de transmitir os valores da empresa, fortalecendo a cultura e fazendo com que os colaboradores se sintam parte do negócio mesmo a distância.

2 – Dê feedbacks recorrentes e individualizados

Aliado a uma boa comunicação, está a forma como você vai guiar a equipe para o resultado esperado. Durante o trabalho remoto a insegurança pode surgir. As pessoas não estão acostumadas a trabalhar sozinhas, sem ninguém para pedir uma opinião pontual.

Por isso, transmita segurança através de feedbacks recorrentes e individualizados. Elogie os pontos fortes e esclareça aqueles que podem ser melhorados, apresentando caminhos para eles.

3 – Incentive a autonomia dos colaboradores

Lembre-se de que se você conta uma equipe qualificada e de confiança, não há porque se sentir inseguro sobre a parte determinada para cada colaborador.

Ações como reuniões frequentes e monitoramento integral da equipe podem fazer a produtividade despencar. Invista na qualidade do material e na certeza de que o melhor está sendo feito

Aproveite que não há necessidade do trabalho presencial e, caso a possibilidade se encaixe, distribua tarefas a serem cumpridas, sem se basear em horários onde toda equipe está online, que não significam necessariamente um trabalho de qualidade.

Uma boa liderança em home office garante que os colaboradores deem o seu melhor independente da situação e não torna o trabalho uma “prisão”.

4 – Estimule o trabalho em grupo e a troca de ideias

Sem o contato com os colegas, o trabalho tende a ficar mais individualizado. Por isso, forme grupos que irão trabalhar juntos. Permitir essa ação facilitará a troca de ideias e a tomada de decisões, garantindo também um ambiente de trabalho mais saudável.

5 – Mantenha a equipe atualizada

Mais um item que se conecta com a comunicação e a segurança que o gestor deve passar a toda equipe. Em meio às incertezas, é fundamental manter a equipe atualizada com as informações disponíveis sobre a situação da empresa.

Informações sobre como vai acontecer a retomada do trabalho presencial pós pandemia também merecem ser levadas e discutidas com os colaboradores.

Nesse quesito, é primordial ser honesto, mesmo com uma informação difícil, como uma retração nos gastos e o corte de recursos humanos. É papel do gestor manter a equipe informada e incentivada.

6 – Utilize ferramentas de gestão de equipe para uma boa liderança em home office

Com o trabalho integrado com a tecnologia, vale a pena também integrar a equipe através de plataformas que permitam uma comunicação mútua, a partir de elementos disponíveis nos programas feitos para facilitar o trabalho.

Conheça duas ferramentas que vão facilitar sua liderança em home office e integração da equipe:

  • Slack: o Slack funciona como um canal de troca de mensagens. Através do site é possível organizar canais divididos em grupos e funções. Além disso, você também pode solicitar e receber atualizações sobre projetos dos colaboradores.
  • Trello: ferramenta amplamente utilizada para gerir projetos, o Trello permite a criação de cartões com diferentes funções, que podem ser movidos por um quadro, ideais para administrar o andamento de uma tarefa e, assim, facilitando a liderança em home office.

7 – Foque no autogerenciamento antes de gerenciar os outros

Por último, lembre-se de que você, como gestor, deve servir de exemplo. Para uma boa liderança em home office é necessário se certificar de que o seu ambiente de trabalho, bem como a sua inteligência emocional, estão em ordem.

Manter os horários organizados, aparecer em vídeos de forma apresentável e adotar hábitos profissionais saudáveis são peças fundamentais para liderar pelo exemplo.

Se mantenha atento e garanta a motivação da sua equipe

Não é fácil preservar a cultura organizacional, manter a motivação e o time unido em meio a uma pandemia — e, ainda, com o trabalho sendo realizado de forma remota. Mas temos certeza que seguindo essas dicas você elevará o desempenho de todos os colaboradores.

Gostou do conteúdo? Então, confira mais artigos sobre gestão para continuar se aperfeiçoando na busca por uma melhor liderança em home office: