Blog > Entenda qual a diferença entre armazenagem e estocagem (Gestão via WMS)

Entenda qual a diferença entre armazenagem e estocagem (Gestão via WMS)

Todo trabalho que envolva processos logísticos requer o entendimento de alguns termos que, às vezes, parecem ter o mesmo conceito. É o caso de armazenagem e estocagem. 

Você sabe qual é a diferença entre esses conceitos?

Em vários segmentos pode ser necessário contar com um espaço para armazenar produtos e matéria-prima. Uma operação otimizada exige o uso apropriado das ferramentas e métricas associadas a armazenagem e estocagem.

No entanto, para que seja possível atuar com sucesso em seus processos logísticos, é fundamental entender a diversidade entre esses dois conceitos. Afinal, são finalidades e iniciativas distintas associadas a eles para conseguir alcançar o máximo de eficiência em suas operações.

A seguir, você entenderá mais sobre como esses processos podem ser estratégicos para sua gestão. Confira!

Veja aqui a diferença entre armazenagem e estocagem:

Armazenagem

Conheça os diferentes tipos de Logística para seu negócio

O termo armazenagem se refere à retenção de qualquer produto em um espaço dedicado a essa atividade, como um armazém. Nesse caso, costumam ser implementadas soluções para o controle de materiais ou insumos garantindo a melhor otimização desse espaço.

A armazenagem pode ter objetivos distintos que não envolvem o trânsito do produto para determinado fim. Entre os motivos mais comuns para armazená-los é a maximização da produtividade, otimização do uso de energia e proteção dos produtos contra avarias. Tendo o foco no processo de produção / indústria.

Um exemplo de serviço de armazenagem é o self-storage, em que os clientes podem guardar seus itens em um espaço reservado para eles com acesso facilitado e privativo. Outro caso é a armazenagem como estratégia logística para necessidades de transporte.

Estocagem

Aprenda como fazer controle de estoque de produtos acabados - Saipos

Falar em estocagem e estoque envolve armazenar produtos para fins específicos, como vendas, exportações, entre outros. Ou seja, há um destino definido para o que é armazenado, portanto, é um conceito menos amplo. Com isso em mente, pode-se dizer que os produtos estocados são mantidos no local por determinado período, até que sejam utilizados para os seus verdadeiros fins. Tendo o foco no processo de comercialização.

Realizar um trabalho de estocagem exige um monitoramento cuidadoso dos seus produtos e da logística envolvida. É preciso ter essa visão a partir do acompanhamento de métricas de estoque, como taxa de retorno, giro de estoque e tempo de reposição.

Como gerenciar armazenagem e estocagem da melhor forma?

Tendo em mente as diferenças entre armazenagem e estocagem, o próximo passo envolve saber como otimizar a gestão dessas atividades em suas operações. Esse passo será fundamental para você alcançar bons resultados em seu negócio. Veja, a seguir, as principais boas práticas de armazenagem e estocagem.

Estrutura dedicada

Gerenciar a estrutura de armazenagem e estocagem envolve contar com um espaço que proporcione o dinamismo que as suas operações precisam. Ou seja, não é o bastante se preocupar apenas com o espaço físico disponível, apesar de também ser um critério importante.

Por exemplo, um layout eficiente possibilita realizar as suas atividades com mais agilidade, sem que existam perdas de recursos e de tempo. Isso também é possível a partir do acesso a bons equipamentos para compor essa estrutura.

Gestão integrada

As suas operações logísticas podem ser facilitadas e otimizadas a partir de uma gestão integrada, ou seja, que compreende todas as etapas de produção em um único processo. Isso viabilizará uma atuação mais produtiva e eficaz em seu negócio.

Isso pode ser aprimorado ainda mais com o uso de um software de gestão (gestão via wms) que tenha essa funcionalidade. Nesse caso, será possível monitorar a sua armazenagem e estocagem, dependendo das suas necessidades.

Processos de movimentação

Para que a sua armazenagem e estocagem sejam eficientes, vale a pena definir processos de movimentação para as suas operações. É algo que envolve estabelecer regras concretas e específicas para a movimentação dos produtos e materiais.

Entre os benefícios desta ação estão: maior agilidade em suas movimentações, diminuição da possibilidade de erros e redução de desperdícios.

Conhecer a diferença entre armazenagem e estocagem é o primeiro passo para uma gestão logística mais inteligente. A partir daí, é fundamental se apoiar nas estratégias mais eficazes para aprimorar as suas operações e garantir o melhor tratamento para os seus produtos em todas as etapas dos seus processos.

Gestão via WMS

Linha do tempo

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Controlar todas as etapas do seu armazém ou estoque é essencial para que o processo logístico mantenha a qualidade, agilidade e eficiência da operação completa. Com um bom sistema de gestão de armazéns ou estoque, é possível monitorar desde a entrada da matéria prima até a liberação dos produtos finalizados, além do gerenciamento do time, dos equipamentos e das atividades.

A Gestão via WMS, pode te ajudar com:

Separação por Voz: aumenta o desempenho dos operadores na movimentação dos produtos, posições de armazenagem no depósito para a área de conferência e embalagem, ou diretamente para o embarque nos caminhões.

Automação com sistemas Pick by Light e Put to Light: sistema de separação por luzes empregados em ambientes com alta taxa de separação visando baixo índice de erros.

Sorter/Esteiras: sistemas de separação automática por esteira para classificar e direcionar centenas de itens por minuto, reduzindo o tempo das operações e custos com extravios, aumentando a segurança e proporcionando maior precisão e interface IHM (Interface Homem Máquina)

RFID: utiliza um dispositivo de interface que controla todo o sistema periférico de RFID (antena ou leitora transponders), além da comunicação com o resto do sistema ou host, garantindo a depuração das informações recebidas pelas antenas (eliminando redundâncias etc.)

Que tal contar com a melhor solução para esses e outros processos de gestão?

Fale com a Synergie Consulting, Canal de distribuição, implantação e suporte da Senior Sistemas. Empresa especializada em Gestão via WMS.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente