Blog > Gestão de Manufatura: entenda o que é e quais são os benefícios na gestão da sua produção

Gestão de Manufatura: entenda o que é e quais são os benefícios na gestão da sua produção

Contar com a tecnologia como ferramenta estratégica no seu processo de gestão de manufatura pode ser muito mais do que apenas um detalhe. Vem entender com a gente!

A Gestão de Manufatura é um processo de controle da fabricação de produtos vendáveis, seja em série (larga escala), ou sob encomenda (conforme demanda).

Associada com frequência à uma grande variedade de atividades humanas, o termo “manufatura” também é utilizado em referência à produção industrial, podendo o processo ser manual ou com a participação de máquinas, para obter um volume maior de produtos prontos como resultado final. 

Sendo assim, são consideradas manufatureiras as indústrias: aeronáutica, mecânica, alimentícia, eletrônica, elétrica, química, automobilística, confecção, calçados e moveleira.

Então, se você quer saber mais sobre Gestão de Manufatura e quais benefícios ela traz para a sua produção, continue lendo o material que preparamos para você. Boa Leitura!

Agilidade, eficiência e rastreabilidade para impulsionar os resultados da sua operação

O ERP para Manufatura foi desenvolvido para atender às necessidades das indústrias manufatureiras e simplificar as atividades de produção, transformando-os em processos mais estratégicos e ágeis, automatizando, dessa forma, os processos das empresas e reduzindo os custos e otempo de produção.

A ferramenta também permite, além da automatização do fluxo de produção, planejar e controlar todo o processo com total rastreabilidade da cadeia produtiva, realizando a gestão de engenharia e planejamento de produção de forma prática, chegando até as novas realidades e benefícios da indústria 4.0.

O Sistema se adapta à realidade de cada empresa 

A ideia é que os Sistemas de Produção, ou ERP,  possam ser totalmente parametrizáveis para atender diversos ramos de atividades industriais e também os momentos de cada empresa.

Todas as operações são efetuadas de forma on-line, possibilitando a obtenção de informações precisas e atualizadas em tempo real. 

Sendo assim, o primeiro passo a ser dado é conhecer a Gestão da Produção da empresa em questão, pois desta forma será possível identificar de que forma os parâmetros serão inseridos ao sistema.

Pré requisitos para garantir o bom funcionamento do ERP

Para cumprir a sua jornada com eficiência, existem alguns pré-requisitos que garantem o bom funcionamento da Gestão da Manufatura e permitem tirar maior proveito da ferramenta. 

Os item abaixo garantem a utilização do Sistema em sua mais completa versão:

  • Engenharia de Produto;
  •  PCP; 
  • Chão de Fábrica.

Além disso, o sistema deve ter uma boa integração com alguns outros módulos da empresa como:

  • Vendas; 
  • Estoques;
  • Compras; 
  • Custos. 

Atenção! 

Também se faz necessário atender algumas exigências legais como, por exemplo, o Bloco-K (que é um conjunto de declarações dos processos de produção, estoque e produtos das empresas).

Conheça as rotinas disponíveis para a Gestão Industrial

São muitas as possibilidades de controlar e principalmente planejar os processos de produção da sua empresa, permitindo ter uma visão ampla que possibilita ter embasamento para tomadas de decisões rápidas, baseadas nos dados em tempo real. Veja abaixo algumas rotina disponíveis para a Gestão Industrial:

Engenharia de produtos

A área de engenharia da empresa possibilita a definição de todos os componentes que englobam tanto a fabricação de cada produto, como também a forma que ocorre o processo de fabricação dele.

Programação e Controle de Produção (PCP)

Os processos da programação e controle de produção, aliados às engenharias de produto de processo, permitem criar ordens de produção e sequenciá-las após realizar os apontamentos.

Chão de fábrica

As rotinas do chão de fábrica possibilitam realizar tanto os apontamentos de produção, como também mantê-los, gerar e imprimir etiquetas.

Gestão de Custos

A partir da Gestão de Custos é possível consultar os custos de materiais de produtos manufaturados conforme os materiais utilizados no processo produtivo.

Fluxo Integrado da Gestão de Manufatura /Industrial

Para entender melhor todo o processo que envolve a Gestão de Manufatura, apresentamos logo abaixo o fluxo de cada etapa do processo:

null

Vantagens da gestão em cada etapa do processo

Agora que você já sabe o que é e como funciona a Gestão da Manufatura, vamos te mostrar quais são as vantagens de utilizar o sistema no processo de produção da sua empresa. Vem com a gente!

PRODUÇÃO

  • Permite construir a estrutura multinível (árvore do produto) identificando e atribuindo consumos para materiais (produto comprado) e produtos intermediários. 
  • É possível montar o Fluxo de processos definindo um roteiro de fabricação, com tempo padrão em várias unidades de medidas, chegando ao detalhamento da definição das operações e recursos utilizados. A forma de montagem da estrutura do Produto é otimizada pela geração de Modelos (composição e consumos padrão) e Roteiros de Fabricação através da sequência de operações pré-cadastradas com tempo padrão. 
  • Permite realizar a gestão de produção para empresas verticalizadas, ou seja, empresas que produzem, primeiramente, os produtos intermediários,  para posteriormente produzir os produtos acabados. Portanto, dá a flexibilidade de calcular a necessidade de produção nível a nível. 
  • É possível acompanhar a produção com apontamentos das OPs. Seja em níveis detalhados de cada operação, ou por estágios da produção (fase, setor), oferecendo também a opção de apontamento da produção por células de produção ou operador. 
  • Permite classificar produtos imperfeitos em 2ª, 3ª qualidade e refugos, identificando qual os defeitos de fabricação. 
  • Controla remessa e retorno de serviços executados por terceiros através da OPs. 
  • Permite controlar a produção e o aproveitamento diário por estágios. 
  • Emite relatórios de acompanhamentos, desvios, qualidade e demonstrativos.

PLANEJAMENTO

  • Possibilita fazer o planejamento de até 366 períodos no ano, de acordo com os códigos previamente cadastrados. 
  • Permite planejar a capacidade da fábrica para produzir produto acabado e intermediário, calculando cargas de recursos (máquinas, pessoas), medindo gargalos e ociosidades por períodos. 
  • Possibilidade de planejar quais produtos comprar (materiais) e quais produzir (acabado e intermediários) para um período ou para um pedido específico, calculando necessidades de produção e compras, sincronizado com a posição dos respectivos estoques. 

ESTOQUE

  • Controla a programação de necessidades, tanto da produção como compras pendentes, dando a posição das ordens (produção e compras) e saldos a serem cumpridos. 
  • Permite baixar automaticamente os materiais e intermediários, através das OPs, gerando movimentações de saída de estoque, baseado na previsão de consumo. 
  • Registra no estoque as entradas de produtos fabricados, baseado no apontamento da produção, através das OPs, finalizando automaticamente quando o previsto for concluído. 

VENDA

  • Permite utilizar o conceito de rastreamento de uma necessidade desencadeada por um pedido de venda (em carteira ou previsão), ou seja, pode ser traçado o caminho desta necessidade até a sua origem e vice-versa. 

E ainda, concebe ao usuário, condições de criar consultas e relatórios adequados a sua realidade em qualquer das etapas acima.

Conteúdo extra: 

Agora, nós queremos te contar um pouco mais sobre a parceria entre a Synergie e Senior Sistemas. Vem com a gente!

Conheça outras vantagens proporcionadas pelo ERP da Synergie e Senior Sistemas

A Synergie e Senior Sistemas auxiliam há mais de 25 anos empresas a se desenvolverem e se transformarem. 

Com o ERP (Gestão de Manufatura) da Synergie e Senior Sistemas você tem um sistema integrado de gestão que simplifica o seu dia a dia.

  • Gestão Integrada e especialista
  • Qualidade e segurança das informações
  • Otimização de processos
  • Eficiência e produtividade
  • Inteligência de dados
  • Controle tributário
  • Soluções Financeiras

Experiência em gestão para melhores resultados

Agora que você já conhece tudo sobre a Gestão de Manufatura e quais os benefícios ela traz para a gestão da produção na sua empresa, entre em contato com a gente.

Somos uma empresa especializada em oferecer soluções para otimizar processos e apoiar a implementação de sistemas de gestão empresarial ERP, a Synergie atua desde 1993 no mercado, atendendo empresas de diversos portes e segmentos.

Com certeza temos a solução que sua empresa precisa!

Leia Também

Cadastre-se e receba novidades sobre gestão e tecnologia

    Eu concordo em receber comunicações personalizadas

    Li e concordo com a Política de Privacidade da Synergie, que pode usar as informações aqui fornecidas para entrar em contato via e-mail, telefone ou whatsapp

    Senior Sistemas é na Synergie!
    Canal de Distribuição Senior, a Synergie é especializada em soluções de tecnologia e processos que garantem alta performance e inovação para a gestão corporativa.

    Copyright Synergie © Todos os direitos reservados