Blog > ERP para varejo: 5 vantagens de utilizar a solução + cases

ERP para varejo: 5 vantagens de utilizar a solução + cases

Descubra como o ERP para varejo pode ser uma ferramenta importante para potencializar o negócio e melhorar os resultados de forma exponencial.

Os sistemas ERPs são ferramentas valiosas para qualquer empresa. Seja uma pequena empresa em crescimento acelerado, ou uma multinacional com áreas e processos bem definidos, é fato que a robustez do ERP será indispensável no dia a dia.

E quando estamos falando de empresas que atuam no segmento do varejo, esse também é um fato verdadeiro. Nesse sentido, o ERP para varejo traz muitas vantagens e benefícios que companhias do ramo não podem ignorar.

Mas você sabe quais são essas vantagens? Separamos 5 delas para te mostrar a importância do ERP para varejo, com cases para comprovar como esse recurso ajuda grandes empresas no dia a dia.

1. Automação dos processos comerciais

A primeira grande vantagem de usar um ERP para varejo é a sua capacidade de automatizar os processos comerciais para, com isso, trazer uma série de benefícios reais ao negócio.

Facilitar a emissão de notas, pedidos de orçamentos e emissão de documentos, por exemplo, são alguns dos processos que podem ser otimizados para aumentar a produtividade no dia a dia.

E existem dezenas de outras situações que podem ser exploradas com a automação comercial. Portanto, as equipes que buscam resultados expressivos podem contar com o ERP para atuarem em alto nível por meio da otimização do tempo e processos do time.

2. Gerenciamento e controle do estoque

A falta de gerenciamento e controle de estoque pode causar sérios problemas com os clientes

Pense em uma venda realizada que não pode ser concluída pela falta de produto no estoque. Além do prejuízo monetário, a falta de organização passa uma imagem muito negativa ao consumidor.

Assim, a má administração de um estoque gera problemas de reputação para qualquer empresa, situação que é importante evitar em todos os momentos.

Dessa forma, o ERP para varejo surge como uma ferramenta eficaz no gerenciamento e controle de estoque. Com visões atualizadas em tempo real, é possível garantir que as demandas de mercado serão atendidas, sempre que possível, claro.

3. Redução de custos empresariais

Uma das vantagens de ter uma equipe organizada é a capacidade de redução de custos que a organização vai proporcionar. Seja por otimizar o tempo ou por reduzir retrabalhos, a principal consequência positiva nos dois casos será na melhora visível nas finanças da companhia.

E esse objetivo, de reduzir custos, pode ser alcançado com o uso de um excelente ERP para varejo. Se considerarmos a rotina dinâmica dos varejistas que atuam em áreas competitivas, cada centavo economizado será muito importante para o futuro.

Portanto, se você precisa reduzir custos empresariais na sua empresa de varejo, não hesite em apostar em um sistema ERP. Com certeza esse recurso ajudará na prosperidade e longevidade do negócio.

4. Análise completa dos departamentos

Gestores e líderes de alto desempenho também precisam, eventualmente, analisar o desempenho da empresa como um todo para tomar as melhores decisões ou, simplesmente, conhecer o andamento de cada área.

Nesse ponto, uma visão geral da empresa, proporcionada pelo ERP de varejo, é totalmente possível, com análise dos departamentos, compreensão de métricas e identificação de melhorias nos processos.

Ao ter a capacidade de conhecer e planejar os recursos empresariais, as empresas de varejo poderão aumentar sua competitividade no mercado para crescer e expandir os negócios de forma acelerada.

5. Relatórios gerenciais para otimizar a tomada de decisões

Por último, em nossa lista de vantagens do ERP para varejo, temos os relatórios gerenciais como ferramenta de otimização da tomada de decisões.

Além de altamente informativos, esses relatórios precisam ser criados de forma dinâmica e ágil. 

E se considerarmos a velocidade que o varejo atua, acelerar o processo de tomada de decisão é uma ótima estratégia para organizações que desejam ser mais competitivas e, obviamente, lucrativas na maior parte do tempo.

Cases de ERP para varejo

Agora que você conheceu as 5 principais vantagens do ERP para varejo, é hora de conhecer dois cases de empresas que apostaram no recurso para enfrentar a crise com muito sucesso.

Montevérgine

O primeiro case é da empresa brasileira, líder na fabricação de Torrones e Bombons Cereja, que conta com mais de 400 colaboradores em sua atuação no país.

Buscando manter a excelência da operação em todo o território nacional, a marca acreditou na parceria com o ERP Senior para aumentar seus resultados e, assim, reduzir 35% dos custos de gestão com o suporte da Synergie.

Além disso, a Montevérgine também reduziu em mais de 15% a inadimplência dos clientes e, com isso, diminuiu a necessidade de capital de giro para o caixa da empresa. E tudo isso durante a pandemia.

Para ver o case completo da Montevérgine, acesse este conteúdo exclusivo.

Sisley

Nosso segundo case é de uma multinacional francesa.

A Sisley atua na fabricação e comercialização de cosméticos em mais de 90 países, com uma história que já passou dos 40 anos de existência, e ainda assim precisou enfrentar a crise de 2020 com muita força para manter os resultados positivos.

Então, a saída da marca foi apostar na dobradinha ERP Senior e Synergie para aumentar suas vendas em 40% no período. Sim, você não leu errado. Mesmo com a crise sanitária e financeira, a Sisley Paris conseguiu elevar suas vendas e melhorar os resultados.

Para ver o case completo da Sisley, acesse este conteúdo.

Pronto para revolucionar sua gestão? Vem pra Synergie!

O ERP para o setor varejista pode ser um diferencial imenso na condução do negócio, como vimos ao longo do conteúdo. Com vantagens claras e cases reais de mercado, é impossível ignorar os benefícios do ERP nesse sentido.

Então, a Synergie — canal oficial e exclusivo de distribuição da Senior Sistemas no interior — está preparada para ajudar a sua empresa a aproveitar as vantagens que trouxemos aqui. 

Com expertise de décadas na área, nossos consultores vão auxiliar essa transição de forma leve e sem dores de cabeça.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e evolua para uma solução fácil, rápida e tranquila para transformar a sua companhia.