Blog > 5 vantagens da admissão digital para considerar na empresa e melhorar a rotina de contratação

5 vantagens da admissão digital para considerar na empresa e melhorar a rotina de contratação

Descubra as 5 vantagens da admissão digital que a área de RH precisa considerar para se adaptar aos novos modelos de trabalho do mundo atual.

A admissão digital é uma ferramenta relativamente nova no mundo moderno. Esse sistema, que já tinha conquistado um pequeno espaço no passado, agora foi potencializado pelo aumento do trabalho executado à distância, movimento causado pela pandemia.

Atualmente, com o trabalho remoto se tornando uma realidade bem presente na vida de muitas organizações, é inevitável que a área de Recursos Humanos se modernize e encontre novos meios para executar seus processos.

Nesse sentido, o RH remoto já consegue executar muitas tarefas sem qualquer tipo de contato, como é o caso da admissão digital.

Dito isso, separamos 5 vantagens da admissão digital que toda empresa atuante no modelo remoto precisa considerar para melhorar seu RH. Quer saber quais são eles? Então, continue lendo até o final desse conteúdo para descobrir.

O que é Admissão digital?

Não importa qual seja a área de atuação da sua empresa ou o perfil dos seus colaboradores, o processo de admissão digital já é uma realidade. Mas o que é exatamente a admissão digital na prática?

Esse processo nada mais é do que a contratação de funcionários realizada com o apoio de recursos tecnológicos. A admissão digital é uma forma de garantir a assertividade dos dados sem comprometer a qualidade do trabalho da equipe de RH.

Com isso, temos algumas vantagens da admissão digital na prática, no dia a dia. E para entendê-los com mais detalhes, separamos 5 itens sobre o tema, logo abaixo:

Quais são as vantagens da admissão digital

Apesar de existirem mais vantagens da admissão digital para a área de RH, nem todas são percebidas pelas companhias, pois isso pode variar bastante em cada segmento. Portanto, separamos os itens básicos — e muito valiosos — que fazem dessa modalidade uma ótima escolha para empresas com atuação remota. Vamos conferir:

1. Otimização do tempo

O primeiro item das 5 vantagens da admissão digital que podemos considerar é a otimização do tempo de todos os envolvidos no processo. Seja para a área de RH ou mesmo para os candidatos admitidos, é possível ver um ganho considerável no tempo gasto com burocracias pós-contratação.

Nesse sentido, temos, por exemplo, a capacidade de evitar deslocamentos do funcionário para a empresa. Além disso, a organização dos documentos físicos também não é necessária quando falamos de admissão online.

Portanto, a otimização do tempo é uma grande vantagem da admissão digital para acelerar processos e administrá-los da melhor forma possível.

2. Otimização da segurança

Arquivos digitalizados de forma incorreta, problemas com transporte ou problemas com o armazenamento dos documentos. São vários os riscos envolvidos em um processo admissional tradicional, onde os arquivos físicos são parte comum da rotina.

Por outro lado, a admissão digital garante o manuseio e armazenamento das informações de forma totalmente segura. Além disso, a automatização desse processo facilita a análise dos dados coletados, o que reduz o risco de erros ou retrabalho nos procedimentos.

3. Otimização da experiência para os envolvidos

Outra vantagem da admissão digital é a experiência proporcionada para as partes. Novamente, a equipe de RH e o candidato recém-contratado podem usufruir de etapas fluídas e amigáveis durante o uso.

Mas esse não é apenas um benefício secundário. Ao apostar em uma experiência diferenciada, a empresa causa uma boa impressão inicial da sua cultura tecnológica e, ao mesmo tempo, evita que erros no processo aconteçam, já que toda a admissão é controlada via software.

4. Redução de custos empresariais

Sem o vai e vem da entrega de documentos, além da eliminação do papel na maioria das etapas e, ainda, com a redução drástica do retrabalho por parte dos colaboradores de RH, temos a redução de custo como uma grande vantagem da admissão digital.

E essa redução financeira pode ser revertida de duas formas:

  1. Em investimentos na área de Recursos Humanos que potencializam ainda mais os resultados;
  2. Em investimentos em outras áreas estratégicas da empresa para aumentar a competitividade do negócio perante o seu segmento de atuação.

De qualquer forma, reduzir custos — sem comprometer a qualidade do processo — é sempre uma boa notícia. Nesse caso, a admissão digital pode contribuir bastante com esse objetivo empresarial.

5. Adaptação completa aos modelos de trabalho remoto

Por último, a admissão digital também é importante para as modalidades de trabalho à distância, como comentamos no início do conteúdo. E estar completamente adaptado, nesse sentido, é essencial.

Em um mundo que, cada vez mais, adota o trabalho remoto como premissa profissional, nada mais inteligente do que adaptar os processos da empresa para satisfazer essa condição.

Assim, a empresa se mostra ao mercado como uma companhia moderna e preparada para os novos tempos, com ou sem pandemia e necessidade de isolamento. Portanto, essa é a última vantagem da admissão digital que gostaríamos de listar nesse conteúdo.

Pronto para o futuro? Então, deixe a Synergie te ajudar!

Sabemos que os desafios do trabalho remoto são diversos. Por isso, estamos preparados para o futuro por meio de soluções tecnológicas que realmente façam a diferença na rotina dos nossos clientes.

Assim, a Synergie — canal de distribuição oficial da Senior Sistemas — traz soluções de admissão digital para facilitar o processo de contratação e modernizar a área de Recursos Humanos.

Quer saber mais sobre a solução Colab? Entre em contato conosco para entender como esse SaaS vai revolucionar o seu modelo de contratação à distância. Estamos aguardando seu contato. Até a próxima!