Blog > Imposto de renda e fintechs: tudo o que você precisa saber.

Imposto de renda e fintechs: tudo o que você precisa saber.

Imposto-de-renda-fintech

Saiba como as fintechs e contas digitais têm influência na entrega do imposto de renda de 2021.

A Receita Federal acompanhou o crescimento das fintechs – startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros digitais – e incluiu uma novidade no Imposto de Renda (IR) em 2021. Agora, além das contas corrente e poupança tradicionais, o contribuinte pode selecionar uma conta pagamento para crédito da restituição do imposto, as famosas contas digitais.

O que são fintechs?

Fintechs são empresas voltadas para a tecnologia e o mercado financeiro. De acordo com o Distrito Fintech Report 2020, o número de empreendimentos nessa categoria cresceu 34% no último ano. Nubank, PagSeguros, PicPay e a wiipo, da Senior, são alguns exemplos de fintechs brasileiras que ganham cada vez mais espaço no mercado.

Um dos principais produtos são as contas digitais, que atraem usuários por sua facilidade de acesso, já que são 100% acessadas via internet, e pela ausência de tarifas, seja para manutenção da conta, movimentações financeiras ou uso de cartão de crédito.

Qual a diferença entre fintech e startup?

Muitas pessoas sabem o que significa fintech, mas não sabem a diferença entre fintech e startup. As startups são modelos de negócios inovadores, fortemente apoiados na tecnologia, com baixo custo, imersos em uma dinâmica de crescimento escalável e costumam atingir um segmento tradicional como um furacão.

Dessa forma, é possível reinventar serviços, desburocratizar processos e tornar produtos mais baratos aos consumidores. Podemos dizer que as fintechs são uma espécie de evolução das startups do setor financeiro.

Crédito para restituição

Até 2020, essas contas não podiam ser escolhidas para crédito da restituição do Imposto de Renda. As opções eram restritas a contas corrente e poupança tradicionais.

Entre as novidades da declaração divulgadas pela Receita neste ano, está a inclusão dessas contas como uma opção para a devolução do imposto pago. Para isso, antes de enviar a declaração, o contribuinte deve selecionar a opção “Resumo da declaração”, no menu esquerdo da tela, e depois clicar em “Cálculo do Imposto”.

Leia também – Informe de Rendimentos: O que é?

Conheça a wiipo, a fintech da Senior

Por mais de 30 anos a Senior Sistemas impulsionou os negócios de seus clientes com soluções inovadoras em tecnologia. Agora, a wiipo conta com a mesma inovação em serviços financeiros.

Referência nacional em tecnologia para gestão, a Senior tem um dos mais completos portfólios para alta performance, oferecendo soluções em Gestão Empresarial, Logística, Gestão de Pessoas, Relacionamento com Clientes, Supermercados e Gestão de Acesso e Segurança.

Sabendo da sua obrigatoriedade e visando facilitar esse processo, a wiipo disponibiliza em seu aplicativo o Informe de Rendimentos para todos aqueles colaboradores que já utilizam o Holerite Digital. Acesse o site para que você possa entender!

Fonte: Senior