Blog > Enterprise Business Capabilities: o que é EBC? Conheça agora a evolução do sistema ERP

Enterprise Business Capabilities: o que é EBC? Conheça agora a evolução do sistema ERP

EBC e ERP

Entenda como funciona o EBC e qual a relação com o ERP!

Você talvez já tenha ouvido falar muito de ERP, certo? A sigla vem do seu nome em inglês: Enterprise Resource Planning – ou, em tradução livre, “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Ele é, resumidamente, um Sistema de Gestão Empresarial que automatiza atividades operacionais e auxilia nos processos internos.

O ERP funciona como um centralizador do fluxo de trabalho, concentrando todas as informações de uma empresa em uma única plataforma. Com ele, é possível acessar dados de diferentes áreas de maneira integrada e ágil – até mesmo em tempo real –, facilitando a troca de informações e a tomada de decisões.

O uso de um ERP traz inúmeras vantagens aos negócios, tais como:

  • Maior produtividade;
  • Equipe focada em atividades estratégicas;
  • Armazenamento de documentos e informações com mais segurança;
  • Redução de falhas, devido à automatização de tarefas.

O ERP existe há mais de 25 anos no mercado corporativo, evoluindo constantemente para se adequar aos novos desafios e necessidades. O próprio sistema, aliás, é uma evolução do MRP (Material Requirements Planning), existente desde a década de 80. E é assim que nasce o EBC.

O que é o Enterprise Business Capabilities (EBC)?

Enterprise Business Capabilities. Ou, em português, Recursos de Negócios Corporativos. Este é o nome da 4ª era do ERP, cunhado pelo Gartner. 

“O ERP que atende a realidade de hoje precisa estar pronto para suportar o futuro volume de aplicativos, com experiências diversas e mudanças constantes […] Queremos que o nosso ERP seja a mola impulsionadora do negócio e não uma amarra que impeça qualquer transformação.”
Jean Paul Vieira, Diretor de Marketing e Produto da Senior, em entrevista publicada pela InfoMoney.

A mudança já está rapidamente sendo adotada por diversos países, incluindo o Brasil. O sistema EBC irá proporcionar a integração de diversas tecnologias emergentes e fundamentais para o futuro dos negócios, como Inteligência Artificial (AI/IA), Machine Learning (ML), Internet das Coisas (IoT) e muitas outras. Elas são apenas o começo da transformação que estamos vivendo, e é fundamental que seu software de gestão possibilite o crescimento sustentável da empresa.

O Gartner reforça a velocidade em que as empresas estão se adaptando ao EBC, apontando que, até 2023, 65% das organizações irão usar aplicativos ERP que contenham uma ou mais características da 4ª era. O Senior Director Analyst da organização, Nisha Bhandare, ainda reforça: essa evolução  “é guiada e controlada mais pelos negócios do que pela TI”.

Mas, na prática, o que muda com o EBC?

Até então, o ERP “apenas” unificava e automatizava os dados de uma empresa. Agora, vai além. O EBC também é capaz de criar, gerenciar e entender os dados gerados – um sistema inteligente, que possibilita inúmeras novas novas aplicações e funcionalidades.

Além da integração de novas tecnologias, a 4ª era é 100% cloud. Uma verdadeira revolução, já que funciona perfeitamente para atuar de acordo com o dia a dia de startups ou demais modelos de negócios exponenciais.

Dessa maneira, o EBC traz novas soluções focadas em BackOffice e Gestão Empresarial. Entre elas:

  • Processos em formulários eletrônicos automatizados;
  • Automatização da geração e recepção de notas fiscais;
  • Automatização e inteligência na gestão financeira, de estoque, de demandas e muito mais.

“O usuário passa a ser o protagonista, com total escolha durante a sua jornada.”

Jean Paul Vieira, Diretor de Marketing e Produto da Senior, ainda em entrevista publicada pela InfoMoney.

fonte: Senior