Com a implementação do ERP Senior e a reorganização de processos orquestrada pela Synergie, a empresa conseguiu gerar uma importante redução de custos além de melhoria operacional em toda a sua estrutura.
São quase 60 anos de mercado desde o nascimento da doceria de fabricação familiar no bairro italiano da Bela Vista, Zona Sul de São Paulo. Desde então, a Montevérgine construiu um legado que emprega mais de 400 funcionários em três turnos e fabrica mensalmente, com a mais alta tecnologia, 500 toneladas de produtos, uma soma que representa mais de 6 mil toneladas ao ano.
Na liderança brasileira da fabricação de Torrones e Bombons Cereja, a companhia hoje tem um catálogo com mais de 100 produtos variados distribuídos em todo o território nacional a partir de cinco regionais localizadas no Sul, em São Paulo capital e interior e no Nordeste.
Naturalmente pode-se imaginar que manter a gestão de uma indústria com tamanha representatividade não é nada fácil. Assim como ser capaz de manter-se sempre à frente das tendências e continuar se relacionando com novos consumidores, que a cada geração apresentam novos perfis e comportamento de consumo.
E um dos caminhos valorizados pela Montevérgine para dar conta do recado sempre foi investir em tecnologias que apoiassem o seu crescimento com qualidade e sustentabilidade através do tempo. Foi assim que a empresa encontrou na Synergie a parceria ideal para reestruturar sua gestão e conquistar importantes resultados.
Ganhos na prática
A partir da implementação do ERP Senior com condução e total suporte da equipe Synergie, a Motevérgine conseguiu reduzir em 35% os custos em ferramentas de gestão, concentrando em apenas uma plataforma todas as suas informações, evitando o uso de vários sistemas e fornecedores e ganhando mais agilidade com o controle centralizado e totalmente integrado.
Além disso, a empresa também diminuiu em 25% os cursos de capacitação da equipe em Gestão Empresarial com processos mais assertivos e redução da complexidade nas operações diárias, além de diminuir os custos em horas extras no setor administrativo a partir da automatização e melhorias implementadas.
Em paralelo, a equipe de vendas conseguiu promover maior agilidade no processo de “Análise de Pedidos / Comercial”, reduzindo em mais de 15% a inadimplência dos clientes e garantindo menor necessidade de capital de giro para o caixa da empresa.
Como resultado, a empresa conseguiu elevar seu potencial de lucratividade a partir da redução de custos e ainda ganhou mais de cinco dias nas rotinas de fechamento contábil e de custos.
Aumentando o alcance dos resultados
Além de todos os impactos financeiros gerados pela redução de custos, a Montevérgine ainda conquistou outros importantes resultados para a rotina operacional.
Com a centralização de dados e integração das informações em uma solução única, a empresa passou a contar com mais segurança e menos erros para atender suas obrigações de Compliance, sobretudo em entregas legais e fiscais, reduzindo riscos com pagamento de multas e penalizações.
Os custos de produção, por sua vez, passaram a contar com programações mais assertivas e prazos de entregas menores a partir de um controle de operação mais detalhado. E a equipe viu a automação de processos repetitivos resolver o problema relacionado à retrabalhos e falta de visões sistêmicas.
E quando o assunto é estratégia, com uma operação mais integrada e consistente foi possível levar para a empresa maior capacidade de geração de insights de gestão com foco em planejamento, identificando as prioridades organizacionais e elevando o potencial estratégico da Montevérgine no mercado.