Blog > Sistema de RFID: você já sabe o que é?

Sistema de RFID: você já sabe o que é?

tecnologia_rfid

De forma bem objetiva, existem quatro componentes importantes para formar um sistema RFID: o computador-host, o leitor, a antena e as etiquetas eletrônicas.

O computador-host envia um comando ao leitor, o leitor liga o módulo RF (rafio-frequência) para enviar sinais UHF sob o controle dos comandos do computador-host, um campo magnético é criado em torno da etiqueta RFID por meio de uma antena. Quando o campo magnético é forte o suficiente, o circuito do chip dentro da etiqueta é ativado, então a etiqueta carrega as informações que são carregadas na onda eletromagnética e devolvidas ao leitor. O leitor recebe e converte as informações de dados, então processadas pelo computador superior, concluindo o processo de aquisição de informações da etiqueta eletrônica.

Computador-host

O leitor RFID requer que o computador-host emita instruções de controle que podem iniciar o leitor para enviar sinais de RF, o leitor recebe o sinal retornado pela etiqueta também precisa ser processado e armazenado pelo computador-host que pode realizar o trabalho normal do todo o sistema UHF RFID.

O computador superior pode ser independente do leitor, também pode ser integrado ao leitor, o comum Raspberry Pi do mercado, leitor Android é o computador superior integrado ao leitor.

Esquema_de leitura_dos_dados_RFID
Leitor fixo android UHF – leitura precisa e rápida, alta sensibilidade.

O leitor

O leitor UHF, ou módulo RF, é um componente chave de todo o sistema RFID. Em primeiro lugar, o módulo RF determina a banda de frequência em que todo o sistema irá operar. Em segundo lugar, o poder de envio e a sensibilidade de recepção da leitura e escrita afetam diretamente a distância máxima de reconhecimento de todo o sistema.

A sensibilidade do Shine 340 tem -85dbm, é muito mais sensível do que o disponível comercialmente.

A antena

Antena é um dispositivo passivo para a “inter-conversão” de ondas eletromagnéticas e sinais de corrente.

Os leitores UHF RFID mais comuns no mercado são configurações de antena única ou quádrupla, mas esses dois leitores são adequados apenas para inventariar uma pequena variedade de etiquetas eletrônicas. O estoque maior de etiqueta eletrônica, se usar muitos conjuntos de leitoras para completar a tarefa, não só trará o alto custo, mas também precisará resolver muitos conjuntos de leitoras simultaneamente trabalhar o problema de interferência mútua de sinal.

Leitor UHF RFID multi-antena estruturado, não só pode inventariar etiquetas eletrônicas em uma ampla faixa, mas também nenhum problema de interferência mútua do sinal de cada porta de antena do leitor. Porque cada porta de antena é multiplexada por divisão de tempo.

Na prática, o número de antenas e o posicionamento das antenas devem garantir que o alcance da radiação das antenas possa cobrir todas as etiquetas RFID. Isso garante que todas as etiquetas possam ser identificadas por pelo menos uma antena no processo de gerenciamento do armazém, permitindo uma identificação em alta velocidade e sem vazamentos no gerenciamento do armazém.

As tags (etiquetas)

A etiqueta eletrônica é um portador de dados que consiste em uma antena dipolo, um capacitor ressonante e um chip micro IC. A sensibilidade da etiqueta tem uma influência fundamental na distância de leitura e gravação do sistema RFID.

Os circuitos de interface

Os dois componentes principais são geralmente o circuito de interface de configuração de programa de circuito de controle de banda base e o circuito de interface de comunicação de computador superior. A interface de comunicação entre o leitor e o computador-host é geralmente RS232, RS485, USB e RJ45 etc.

O circuito de função de indicação de trabalho

Conhecimento em tempo real de toda a situação de trabalho do leitor por meio do status dos indicadores.

Inclui indicação de ativação do leitor, indicação de ativação, indicação de energia do módulo RF e indicação de status operacional de cada porta de antena.

Conclusão

Esses quatro componentes integrados entregam maior assertividade e produtividade no tratamento das informações (enviadas e recebidas sobre qualquer item etiquetado, possibilitando contagens, localização ou movimentações de itens/materiais).

Caso tenham mais duvidas ou necessidades, entre em contato com a Synergie Consulting.