Blog > Do processo seletivo a contratação à distância

Do processo seletivo a contratação à distância

processo seletivo a contratação à distância

Neste post, falamos sobre os desafios da contratação à distância e das práticas de recrutamento em tempos de home office.

Um momento de reinventar o que sempre funcionou chegou com tudo em 2020. Ninguém imaginava que seria uma mudança tão radical de cultura e quebra de paradigmas para organizações e especialmente para a área de gestão de pessoas.

Convenhamos que esse novo formato de trabalho, o trabalho remoto, é muito mais desafiador do que o formato que estávamos acostumados. Ninguém previu um cenário como este no qual estamos vivenciando. Empresas com as suas áreas operando 100% em home office ou à distância, impossibilitando práticas presenciais, como o processo de seleção, por exemplo. 

Os desafios da contratação à distância

Os desafios são ainda maiores para empresas que buscavam profissionais com outros critérios, sem levar em consideração a contratação por conhecimentos, habilidades e atitudes. Muitas organizações já aplicavam modelos de seleção remota ou digital através de ferramentas online. Outros conseguiram se adaptar rapidamente, e algumas ainda buscam a forma de se adaptar à nova rotina dentro do cenário atual. 

Mas qual é o segredo? Como manter a qualidade nas contratações a distância da mesma forma se tinha presencialmente? Como garantir que as vagas abertas sejam preenchidas da maneira mais assertiva possível, com candidatos que tenham fit com a cultura da empresa? E como proceder com o processo de integração?  

O novo formato de contratação

Bom, muito antes de pensarmos no processo de seleção, vamos iniciar pela necessidade de uma nova contratação, no momento em que a área de pessoas recebe uma solicitação de contratação. Seja ela uma necessidade de substituição ou um aumento de quadro. Aqui é necessário ter clareza das atividades que deverão ser desempenhadas por esse profissional, apenas copiar uma descrição de cargo não é mais o suficiente.

Precisamos entender, de fato, a necessidade da área e de negócio. Para isso é importante compreender quais serão as responsabilidades desse novo membro da equipe, quais os resultados são esperados, quais as competências, habilidades e atitudes que precisamos contratar. Esse viés faz com que consigamos desvincular pessoas e passamos a ter foco em outros aspectos, isso nos permite ter equipes mais diversificadas e até mesmo sermos empresas mais inclusivas. 

Além disso, uma boa estrutura de pré-requisitos vai ajudar na atração correta de pessoas e também facilitar a análise curricular. Claro, que em tempo no qual a taxa de desemprego está próximo a 13% recebemos um número enorme de currículos, mas é nessa hora que podemos ativar o “modo avaliação criteriosa” e buscar realmente os mais preparados e aderentes a vaga. 

Por falar em análise curricular, temos tecnologias que podem nos auxiliar e agregar mais valor a essa atividade, como por exemplo a Mindsight. Nela além de analisar pré-requisitos, é possível contar com o auxílio de inteligência artificial para ajudar a mapear personalidade, habilidade cognitiva, social, motivacional e te dá o match com a vaga e fit cultural de todos os candidatos inscritos. Uma coisa é importante, utilizando ou não a tecnologia, vale a pena investir nesta primeira etapa de seleção.

Use a criatividade na etapa de avaliação 

Depois de ter vencido vários currículos e avaliado os mais aderentes de acordo com os requisitos elencados para a oportunidade, vamos as etapas de avaliação, aqui quero abrir uma reflexão: será que apenas a análise curricular e uma entrevista seja por competência ou técnica são suficientes para selecionar o profissional ideal para uma oportunidade?

Já pensou em começar a aplicar testes práticos, estudos de caso, questionários ou elaboração de textos? Esses métodos podem ser nossos aliados para avaliar conhecimentos técnicos e até mesmo atitudes diante de fatos expostos. Vale ressaltar que a interação com a área de negócio é fundamental para que as práticas acima estejam alinhadas e de acordo com a realidade. 

Estude juntamente com os líderes quais os maiores desafios da oportunidade, escreva em forma de estudo de caso e elabore algumas perguntas para que o candidato descreva ou apresente como resolver as situações expostas. Para nos apoiar temos diversas ferramentas acessíveis a todos e até mesmo gratuitas, como por exemplo, ferramentas de formulários.

A entrevista

Agora que temos mais insumos vamos para o contato online, seja uma entrevista, bate papo ou apenas uma conversa. Podemos selecionar apenas os melhores candidatos da etapa anterior, por exemplo. Para o momento tenha em mãos os requisitos, o currículo e as considerações já mapeadas da avaliação realizada anteriormente pelo candidato. 

Prepare o espaço, da mesma forma que era feito nas entrevistas presenciais, avise o candidato que será necessário utilizar o vídeo (é muito importante) e que ele esteja preparado para um momento sem interrupções. Vale lembrar que uma boa conexão com a internet é essencial para manter uma conversa fluída. Ao iniciar, faça um quebra gelo, não vá direto ao ponto, utilize técnicas de comunicação para ajudar que o candidato fique confortável, lembre-se tudo isso também é diferente para os candidatos! 

Mantenha-se focado naquele momento, tenha uma escuta ativa e cuidado com as distrações, você pode perder detalhes importantes. Ao fechar esse momento, uma boa prática é deixar bem claro os aspectos da vaga e responsabilidades.  Se possível, já fale sobre a remuneração, quais os benefícios que a empresa oferece e aproveite para tirar possíveis dúvidas sobre a oportunidade. Desta forma a pessoa também terá insumos para tomar a sua decisão, caso seja ela a selecionada.

É papel da área de gestão de pessoas participar do processo seletivo juntamente com as áreas de negócio, assim podemos contribuir e fazer um trabalho unificado e colaborativo, além de garantirmos que princípios como o da legalidade, impessoalidade e moralidade, sejam observados e ao final que o candidato tenha uma boa experiência, mesmo que à distância, e que a vaga seja preenchida pelo melhor profissional.

Admissão digital e a nova experiência de contratação 

Após a seleção realizada vamos a operacionalização das contratações. Para esse processo também temos ferramentas que podem nos ajudar, um exemplo é a Colabbe, uma solução de admissão digital que garante agilidade e uma experiência diferente ao novo profissional selecionado, essa solução disponibiliza testes gratuitos o que possibilita experimentar se atende o modelo de negócio.

O desafio é imenso, ainda mais quando estamos acostumados a atuar em um único formato. Mas neste momento temos outras possibilidades, a dica é sair da zona de conforto, tornando o novo normal uma oportunidade para aprendermos e transformarmos a nossa forma de trabalhar.

 A área de pessoas deve ser mais estratégica do que nunca. Precisamos ser diferentes e nos reinventar, sair dos métodos tradicionais e pensar em novas formas de fazer acontecer para que possamos ver outros resultados. Vale tentar!

Transforme o Recrutamento e Seleção com o HCM

Aumente a produtividade do seu Recrutamento e Seleção, automatizando o seu processo de ponta a ponta. Avalie de forma escalável a compatibilidade entre pessoas e ambiente. Preveja o potencial de performance e a aderência dos candidatos à sua cultura organizacional, com algoritmos de machine learning e metodologias comprovadas de testes psicométricos.

fonte: https://bit.ly/3aZCEog