Blog > A importância de manter a organização de estoque

A importância de manter a organização de estoque

Independente do segmento de atuação da sua empresa, manter a organização de estoque é essencial para garantir eficiência nas operações, otimizar a logística e assegurar que os processos estejam alinhados às estratégias e aos objetivos do seu negócio.

Assim, a organização de estoque merece uma atenção especial, já que o seu bom funcionamento influencia diretamente na realização das atividades, no capital de giro é na integração com demais áreas. Pensando nisso, ao longo deste texto vamos falar sobre a relevância do estoque para a sua empresa, explicar como a organização do estoque influencia diretamente nos resultados e recomendar algumas ações que podem facilitar a rotina de organização. Boa leitura!

Por que manter a organização de estoque?

O primeiro fator que devemos levar em consideração é: em qualquer tipo negócio, planejamento é parte fundamental para o sucesso da sua empresa. E com o estoque não é diferente!

O setor de estoque geralmente é responsável pela manutenção, disponibilização e organização, tanto dos ativos industriais necessários à produção empresarial quanto dos produtos acabados referentes à movimentação de mercadorias para os clientes finais.

Levando isso em consideração, realizar uma organização de estoque eficiente é crucial para as operações efetuadas pela empresa, à medida que otimiza os recursos empresariais, amplia os controles, reduz gastos desnecessários e o tempo de certos procedimentos que não agregam valor.

Consequentemente, a organização de estoque no dia a dia contribui para promover a lucratividade através do melhor aproveitamento dos ativos e recursos da empresa.

O que auxilia na organização do estoque?

Algumas ações podem ajudar na hora de manter o estoque organizado. Separamos algumas dicas de como fazer da organização de estoque uma aliada dos resultados da sua empresa. Vamos lá!

Disciplina e organização

É muito importante que existam processos para cada uma das etapas que fazem parte do gerenciamento de estoque. Sem organização, as informações acabam se perdendo e aí produtos começam a faltar ou paralisados nas prateleiras.

Por isso, é muito importante que você estabeleça processos para gestão de estoques. Assim, você organiza os principais itens: compra de produtos, chegada de mercadorias, organização dos produtos no espaço (com que critério foram organizados), vendas e demais etapas relacionadas ao estoque.

Use a tecnologia a seu favor

O uso da tecnologia está presente em praticamente todos os segmentos do meio corporativo. No setor de estoque especificamente, já existem diversas ferramentas que auxiliam na organização, desde planilhas mais simples, até softwares com sistemas de gestão que permitem maior controle sobre os ativos, segurança na informação e eficiência na tomada de decisão.

Padronização: a chave para a organização do seu estoque

Quanto maior for o nível de padronização atingido no gerenciamento de um estoque, provavelmente mais organizados estarão os itens dentro da sua empresa. Além disso, para quem lida com sistemas de controle de estoque, criar padrões é essencial para facilitar a identificação dos produtos e tornar os processos mais ágeis.

Além dos softwares específicos para a gestão de estoque, é necessário que existam critérios para as classificações dos produtos. É preciso que esses critérios priorizem a movimentação em tempo real dentro dos estoques, a entrada e saída dos produtos por ordem de chegada ou proximidade da data de validade e a acessibilidade de manuseio.

Registre todos os produtos

Um cadastro com informações sobre cada produto pode ajudar muito no controle de entrada e saída do estoque. Além disso, através desse registro você pode realizar uma análise da frequência do que está saindo do estoque da sua empresa. Ou seja, pode aproveitar esse processo para colher indicadores importantes para os processos.

Tenha um bom relacionamento com os seus fornecedores

Os fornecedores também exercem um papel importantíssimo na organização de estoque. Uma boa relação com eles é a garantia de negociações mais flexíveis, prazos e pagamentos negociáveis, além de criar uma relação de confiança mútua entre a sua empresa e o fornecedor.

Agora que você já sabe o que pode fazer para otimizar a gestão de organização da sua empresa e manter o seu estoque sempre organizado, que tal automatizar operações em tempo real e garantir muito mais produtividade, desde o recebimento até a expedição dos produtos? Conheça detalhes sobre o sistema de gestão de estoque clicando aqui.

link: https://bit.ly/2oS67MS

Você já usa um sistema de gestão de estoque em sua empresa?

Se quiser saber mais sobre o assunto e entender como a Synergie pode ajudar sua empresa e derrubar os mitos da implantação de sistemas de gestão de logística, entre em contato: (11) 3853–3715 ou através do comercial@synergie.com.br