Blog > 5 maneiras para sua empresa reduzir custos com um sistema de RH

5 maneiras para sua empresa reduzir custos com um sistema de RH

5 maneiras para sua empresa reduzir custos com um sistema de RH

Além de tornar mais simples e eficiente o gerenciamento do seu quadro de colaboradores, contar com um sistema de RH ainda pode trazer uma importante redução de custos para sua empresa. Entenda mais no post de hoje!

Um dos maiores desafios para um gestor de recursos humanos nos dias atuais é conseguir atender todas as solicitações e tarefas para manter a organização em funcionamento. Se uma empresa fosse comparada a um corpo humano, certamente a área de RH seria o coração, responsável por bombear sangue e manter todo o circuito do organismo em funcionamento.

Logo, não são poucas as atividades que precisam ser administradas por uma equipe de RH para que o funcionamento da empresa esteja sempre ativo, eficiente e oferecendo o suporte necessário para outros departamentos.
Mas para muitas empresas coordenar todas as informações que passam pelo RH ainda é um problema. Controles paralelos, planilhas e informações desconexas dificultam e atrasam os resultados da equipe, que sofre com retrabalhos e perdem muito tempo na busca e consolidação de dados.

Neste sentido, um sistema de RH pode ajudar a dinamizar os processos, centralizar informações e reduzir o tempo perdido com tarefas duplicadas e levantamentos desnecessários. Além de integrar as informações, um software de gestão focado em recursos humanos pode proporcionar uma atuação muito mais estratégica à equipe de RH e ainda apoiar um ponto muito importante para a empresa: a redução de custos!

Administração de pessoal

Algumas das atividades mais básicas e rotineiras de um setor de RH, como folha de pagamento, admissão e controle de férias, por exemplo, se não estiverem bem estruturadas podem se tornar um verdadeiro pesadelo para o time responsável.

Com um sistema de RH muitas equipes conseguem reduzir até 65% do tempo investido em atividades de administração de pessoal, direcionando esses esforços para ações mais estratégicas e permitindo ao time atender um número maior de colaboradores com uma equipe enxuta.

Além disso, as solicitações de ajustes deixam de ocupar cerca de 35% do tempo da equipe com a redução de falhas e retrabalhos após o fechamento. Além de ser uma economia direta para o bolso da empresa em termos de valor/hora da dedicação da equipe, a assertividade ainda resulta em economia ao evitar falhas no pagamento que podem prejudicar o caixa da empresa ou até mesmo multas.

Gestão do ponto

Quem já trabalhou, em algum momento, com gestão do ponto eletrônico sabe que essa atividade pode consumir muitas horas de um recurso do time de RH para ajustes, administração, atendimento a solicitações e até mesmo o gerenciamento das informações geradas. E sem o apoio da tecnologia essa tarefa pode ser ainda mais árdua.

Quando existe um sistema de RH integrado à uma solução de gestão do ponto, a descentralização da gestão simplifica o controle das horas trabalhadas, reduz em até 20% o tempo investido em seu controle e traz mais autonomia e transparência para o colaborador, com um ganho de produtividade de 60% nos processos de gerenciamento do ponto.

E algumas soluções do mercado permitem ainda eliminar custos com a assinatura digital do espelho de ponto e o monitoramento em tempo real ajuda os gestores a evitar perda de investimento com desvios no processo de trabalho.

Benefícios

Você já parou para refletir quanto dinheiro sua empresa poderia economizar com uma gestão de benefícios calibrada?

Extremamente estratégicos para a retenção de talentos, os benefícios de uma empresa podem representar uma carga pesada para a gestão de RH. Quanto mais parceiros relacionados, maior o número de controles internos e externos necessários para manter as informações em dia.

Mas esse processo pode ser bem mais simples com o apoio de um sistema de RH, trazendo economias de até 20% do tempo investido pela equipe nessa atividade. Com esse tempo, seu time pode atuar com mais força na negociação dos contratos de benefícios, conquistando o dobro de economia para a empresa.

Segurança e medicina do trabalho

Todo RH sabe que cuidar da saúde dos colaboradores é primordial para aumentar a produtividade da equipe e evitar ausências não programadas, que geram custos e despesas por atraso no cronograma e impacto na entrega de produtos ou projetos.

E para manter esse ciclo em harmonia, um sistema de RH apoia a organização no controle e organização de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), SESMT (Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho), PPP (Perfil Psicográfico Profissional) e LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho), por exemplo, além de outras especificações que podem ser pertinentes a cada tipo de negócio.
Com controles e acompanhamento dos exames periódicos, por exemplo, fica mais fácil ter um quadro geral de cada colaborador e facilitar a tomada de decisões, gerando uma redução de até 66% na gestão da segurança e medicina do trabalho.

Equipe integrada

Mais do que toda a redução de custos diretos gerada com o apoio de um sistema de RH, existe ainda um benefício mais importante e que impacta indiretamente na economia organizacional global: a integração do time.

A tecnologia permite que todos estejam alinhados e unificados em uma mesma plataforma, com as mesmas informações, reduzindo uma série de burocracias e tempo utilizado com solicitações e processos que podem ser automatizados no sistema de RH. Além de impactar no tempo e, consequentemente, na produtividade da equipe, essa iniciativa ainda pode promover mais harmonia nas relações interdepartamentais e maior foco na estratégia de negócio da empresa.

Você já usa um sistema de RH em sua empresa?

Se quiser saber mais sobre o assunto e entender como a Synergie pode ajudar sua empresa a tornar sua gestão de RH mais eficiente, entre em contato: (11) 3853–3715.

Leia Também

Cadastre-se e receba novidades sobre gestão e tecnologia

    Eu concordo em receber comunicações personalizadas

    Li e concordo com a Política de Privacidade da Synergie, que pode usar as informações aqui fornecidas para entrar em contato via e-mail, telefone ou whatsapp

    Senior Sistemas é na Synergie!
    Canal de Distribuição Senior, a Synergie é especializada em soluções de tecnologia e processos que garantem alta performance e inovação para a gestão corporativa.

    Copyright Synergie © Todos os direitos reservados