Blog > 05 vantagens do ERP para a gestão de pessoas

05 vantagens do ERP para a gestão de pessoas

Com a evolução dos processos de gestão em uma empresa, o tradicional papel administrativo do RH vem se transformando em uma atuação a cada dia mais estratégica e fundamental para o direcionamento do sucesso corporativo. Além de ser responsável por atividades como contratação, remuneração, administração de benefícios, avaliação do desempenho, planejamento de sucessão e retenção de talentos, o setor também se tornou peça chave para a composição inteligente do orçamento empresarial.

Essa mudança e o crescimento da demanda para a equipe trouxe como grande desafio um número grande de atividades a serem gerenciadas, além de relatórios e atendimentos diários para dar todo suporte necessário à organização. Sem esquecer, é claro, da importância ainda de manter a atualização com as melhores práticas de mercado para atender a legislação do setor e as novas entregas determinadas pelo governo, como o e-Social.

Assim, para lidar com esses desafios, o ERP (Enterprise Resource Planning) deixou de ser também apenas uma plataforma de registros e gestão administrativa para ser visto como um aliado estratégico na nova estrutura de gestão de pessoas moderna. Com o apoio da tecnologia, o RH pode encontrar uma série de vantagens que otimizam a rotina e a produtividade do setor. Confira algumas delas:

Melhora a eficiência operacional

Contar com um sistema de gestão de pessoas elimina retrabalhos e reduz o tempo investido em manutenção de planilhas, documentos e levantamento de informações descentralizadas e inconsistentes. Com isso, sua equipe ganha mais tempo para investir no atendimento ao público interno e em ações estratégicas para elevar os resultados da organização.
E além de automatizar a burocracia, também é possível integrar toda a empresa de modo que as solicitações e acompanhamento dos gestores também se tornem mais simples e funcionais, ampliando o poder de análise e tomada de decisão nos departamentos.

Adequa sua empresa ao e-Social

A chegada do e-Social tem sido um grande desafio para muitas empresas, que precisaram se organizar e aumentar o controle de informações para automatizar o envio de dados trabalhistas e previdenciários ao governo. Desde o controle cadastral até os detalhes da rotina e ciclo de vida do colaborador na organização, cada item agora precisa, mais do que nunca, ser registrado dentro dos prazos para evitar multas e penalidades às companhias.
Com isso, empresas que ainda relutavam em aderir à tecnologia de um sistema de gestão precisaram rever seu modelo e iniciar uma implementação para se adequar à legislação.

Centralização de informações e descentralização do RH

Assim como a facilidade que um ERP traz ao controle do e-Social, todos os departamentos da empresa se beneficiam da vantagem de integração que o sistema promove, já que todos os dados passam a ser centralizados em uma única plataforma e acessíveis de forma mais simples e dinâmica.
Por outro lado, o RH ganha outro importante benefício, que é a descentralização das solicitações. Com as informações facilmente disponíveis para os gestores, não é mais necessário que o RH passe horas atendendo demandas simples que podem ser geridas pelos próprios líderes de equipe, agregando mais transparência e agilidade ao processo.

Auxilia a identificação de talentos

A gestão de talentos é hoje outra importante área de atuação do RH. Mas para acompanhar com mais eficiência o desenvolvimento e reconhecimento dos potenciais da empresa, é preciso estar preparado e manter ações que promovam um ambiente de melhoria contínua.
Com um sistema de gestão de talentos sua empresa reduz o tempo de seleção de candidatos com análises mais eficiente, acompanha a evolução da equipe e capacitação, realiza feedbacks em tempo real e mantém uma análise mais efetiva do desempenho de cada colaborador.

Apoia a tomada de decisões

Este é, sem dúvida, o item mais relevante para a liderança corporativa. Com todas as informações bem controladas, centralizadas e disponíveis em tempo real, tomar decisões deixou de ser um ato de preparação constante para se transformar em uma prática pautada em informações reais e argumentos efetivos.
E para a equipe também é um modo de acompanhar o próprio desempenho de forma transparente e saudável, sempre com a possibilidade de crescer e melhorar a cada dia.

Você já utiliza um ERP em sua empresa? Quais são os principais benefícios que identifica em seu dia a dia? Conta pra gente nos comentários!
E se você ainda não conhece a solução de Gestão de Pessoas da Senior, entre em contato e saiba como o software pode potencializar a atuação de sua equipe e seus resultados.

Leia Também

Cadastre-se e receba novidades sobre gestão e tecnologia

    Eu concordo em receber comunicações personalizadas

    Li e concordo com a Política de Privacidade da Synergie, que pode usar as informações aqui fornecidas para entrar em contato via e-mail, telefone ou whatsapp

    Senior Sistemas é na Synergie!
    Canal de Distribuição Senior, a Synergie é especializada em soluções de tecnologia e processos que garantem alta performance e inovação para a gestão corporativa.

    Copyright Synergie © Todos os direitos reservados