Blog > Por que é importante ter uma política de gestão de pessoas bem-sucedida?

Por que é importante ter uma política de gestão de pessoas bem-sucedida?

politica-gestao-de-pessoas

Quer entender o impacto da política de gestão de pessoas? Confira nosso conteúdo sobre o tema.

Saber como contratar, treinar, avaliar e recompensar os profissionais da sua força de trabalho é essencial para a gestão de recursos humanos de uma empresa. Com regras e diretrizes formais organizadas e disseminadas de uma forma fácil de usar, tudo se torna muito mais simples. Por isso, investir em uma política de gestão de pessoas é tão importante. Dessa maneira, é possível prevenir muitos mal-entendidos entre funcionários e empregadores sobre seus direitos e obrigações no local de trabalho. 

Na prática, desenvolver uma política de gestão de pessoas é fundamental para que as diretrizes e normas fiquem claras para todos e sejam aplicadas de forma consistente e justa em toda a organização. 

Neste artigo, apresentamos a importância das políticas e práticas de gestão de pessoas e mostramos como você pode começar essa construção.

O que é a Política de Gestão de Pessoas?

A Política de Gestão de Pessoas pode ser entendida como um conjunto de regras e processos que regem a relação de trabalho entre a empresa e os membros de sua equipe. Basicamente, a Política de Gestão de Pessoas é uma documentação que descreve os direitos, responsabilidades e comportamentos esperados dos profissionais e da empresa.  

A construção de uma política de gestão de pessoas pode ser orientada por cinco etapas principais:

  1. Criar: construir uma força de trabalho que projeta o futuro da empresa estrategicamente; 
  2. Analisar: e compreender melhor o presente e o futuro, considerando, inclusive, as diretrizes da legislação trabalhista;
  3. Investir em comunicação: abrir canais para se conectar de forma eficaz com os profissionais;
  4. Colocar a colaboração no modelo de trabalho: estimular os profissionais para que eles saibam como cooperar de maneira mais inteligente, rápida e forte;
  5. Priorizar a diversidade: as diferenças saudáveis contribuem para o crescimento das pessoas e da empresa. Trabalhe para elaborar uma política de gestão de pessoas orientada pela diversidade, viabilizando a inclusão de profissionais.

Vantagens da política de gestão de pessoas

As empresas que desenvolvem e administram sua política de gestão de pessoas de uma maneira inteligente e eficaz podem acumular uma série de benefícios que listamos a seguir. Veja só: 

#1 Comunicação com colaboradores 

Um manual de políticas e práticas de gestão de pessoas bem escrito e bem apresentado é capaz de apresentar a cultura, a linguagem e o posicionamento que a empresa deseja manter. Essa política também serve para disseminar informações sobre o que os colaboradores podem esperar da companhia, bem como o que o empregador espera dos profissionais em relação ao desempenho e comportamento no trabalho.

Os processos se tornam mais claros e transparentes, otimizando o fluxo de trabalho, aumentando a produtividade e contribuindo para a retenção dos profissionais.

#2 Clareza para gerentes e supervisores

A política de gestão de pessoas é uma ferramenta importante também para orientar gerentes e outros supervisores que enfrentam decisões de contratação, promoção e recompensa com relação aos profissionais que trabalham sob sua supervisão.

#3 Economia de tempo

Com uma política de gestão de pessoas abrangente, as empresas podem economizar uma quantidade significativa de tempo de gerenciamento. Assim, os profissionais do setor podem dedicar sua energia para outras atividades estratégicas.  

#4 Redução de litígios

Ao criar e aplicar um conjunto justo e abrangente de normas, descritas em uma política de gestão de pessoas, as organizações diminuem o risco de lidar com ameaças e processos de funcionários atuais ou ex-funcionários descontentes.

Por onde começar a construção de uma Política de Gestão de Pessoas?

Para compreender o desenvolvimento das políticas e práticas de gestão de pessoas é preciso tomar como ponto de partida os principais processos do setor, como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, plano de carreira, cargos e salários, benefícios e incentivos para o bem-estar do time

Sendo assim, é importante ter em mente que a política de recursos humanos deve ter declarações claras, consistentes e completas sobre todas as condições de emprego e procedimentos para sua implementação igual e justa.

A seguir, listamos quatro etapas que costumam orientar o desenvolvimento da política de gestão de pessoas: 

Identifique as áreas

É importante identificar as áreas que devem ter políticas específicas claramente definidas. Recrutamento, seleção, treinamento e remuneração são algumas delas. Se necessário, políticas adicionais podem ser formuladas para lidar com questões de recursos humanos mais recentes.

Faça o levantamento dos dados

Depois de selecionar as áreas, as informações relevantes devem ser coletadas para facilitar a formulação de políticas. Os registros da empresa, os processos anteriores, as boas práticas do mercado devem ser estudados. A cultura organizacional e as aspirações dos colaboradores também devem ser levadas em consideração na hora de elaborar as diretrizes da política de gestão de pessoas.

Avalie as alternativas

Uma vez que a coleta dos dados tenha sido concluída, várias políticas alternativas podem ser projetadas. É hora de avaliar a contribuição de cada uma delas para os objetivos desejados. 

Vale lembrar que as práticas e políticas de gestão de pessoas devem contribuir para a melhoria do sistema de RH existente, sendo formuladas em congruência com outras políticas organizacionais. Para tanto, a discussão com as pessoas diretamente afetadas por sua implementação é fundamental.

Apresente a política de gestão de pessoas para o time

Os detalhes da política devem ser comunicados para todos os colaboradores da organização. Manuais de políticas, quadros de avisos, newsletter e intranet são algumas das ferramentas que podem ser usadas ​​para conscientizar os profissionais em vários níveis. Programas especiais de comunicação podem ser conduzidos para informar todas as pessoas interessadas sobre a nova política.

Faça uma avaliação da política de gestão de pessoas

Periodicamente, os gestores de RH devem avaliar a eficácia das políticas e práticas de gestão de pessoas

Os resultados reais da política devem ser comparados com padrões predeterminados para verificar se as diretrizes atingiram, de fato, os resultados esperados. As políticas podem ser revisadas internamente por profissionais da empresa ou especialistas externos podem ser convidados a revisá-las.

A avaliação da política de gestão de pessoas é especialmente importante durante crises como greves trabalhistas, bloqueios, queixas em massa de colaboradores, agitação sindical, entre outras situações. Além disso, também é necessário fazer esse tipo de análise quando a empresa planeja realizar mudanças no negócio, como expansão, diversificação e adoção de novas tecnologias.

Política de gestão de pessoas impacta positivamente os profissionais e a organização

Para as companhias, implementar processos e políticas de gestão de pessoas é a base do compromisso de uma organização com a melhoria contínua. Afinal, os requisitos e expectativas dos clientes e colaboradores evoluem com o tempo. 

As empresas que desejam responder rapidamente às mudanças do mercado precisam priorizar o alinhamento de seus processos e práticas para alcançar resultados positivos. 

Mas, então, como pensar em uma política de gestão de pessoas capaz de gerar um impacto positivo tanto para os colaboradores quanto para a organização?

Ao considerar uma nova política, pergunte-se o seguinte:

  • As diretrizes definidas garantem a capacitação e a proteção dos dos colaboradores?
  • A política de gestão de pessoas é capaz de criar uma cultura de local de trabalho forte e de alto desempenho ?
  • Os valores e princípios organizacionais estão contemplados?
  • A política de gestão de pessoas minimiza os riscos para o negócio, atendendo aos requisitos legais aplicáveis?
  • A nova política fornece orientações que ajudam a criar uma equipe bem-sucedida e coesa ?

Além de considerar essas questões, lembre-se da importância da clareza, da linguagem e do tom do texto da política de gestão de pessoas. Por mais positivas que sejam, as diretrizes ainda podem ser percebidas como autoritárias e burocráticas. 

Portanto, pense com calma em como suas políticas serão escritas e apresentadas para o seu time. O formato e o conteúdo da política de gestão de pessoas orientam a percepção dos colaboradores, impactando na cultura organizacional que você está tentando desenvolver.

O tom do manual pode aproximar os colaboradores ou afastá-los da sua proposta. Portanto, é importante evitar uma linguagem opressiva (“os funcionários devem / não devem…”). Em vez disso, é possível suavizar a linguagem usando algo como, ‘você é responsável por’ .

Política de gestão de pessoas bem-sucedida atende às metas organizacionais

Toda organização precisa de políticas que garantam consistência na ação e equidade em sua relação com os profissionais.

Em síntese, a política de gestão de pessoas reúne diretrizes relacionadas ao gerenciamento de colaboradores, adotadas por consenso em uma organização para regular os processos e atividades do RH e o comportamento dos profissionais do time.

Sendo assim, a política de gestão de pessoas é importante também porque viabiliza o alcance das metas organizacionais de maneira eficaz. 

Se você já pensou em fortalecer a política de gestão de pessoas da sua companhia, mas precisa de tempo e energia para isso, saiba que a tecnologia pode ser sua melhor aliada. Com as funcionalidades do sistema de Gestão de Pessoas | HCM, o time de gestão de pessoas passa a ter acesso a uma série de recursos valiosos que garantem mais praticidade, transparência e produtividade, além de conformidade com a legislação.

Com tantos benefícios, os profissionais do setor podem voltar esforços para construir uma política de gestão de pessoas mais completa e coesa, orientando os colaboradores e melhorando os resultados organizacionais.  

Inove na gestão de recursos humanos da sua companhia. Invista no HCM da Senior, software líder de mercado e recomendado por 8 em cada 10 profissionais de RH.

Quer otimizar a construção de uma política de gestão de pessoas, garantindo eficiência e agilizando os processos? Descubra o potencial da solução que simplifica a gestão de RH e gera diferencial competitivo para o seu negócio. 

Perguntas Frequentes: tire as suas dúvidas sobre política de gestão de pessoas 

Quais são as políticas de gestão de pessoas?

Em essência, as políticas de gestão de pessoas costumam ser definidas de acordo com os processos de RH. São exemplos:

  • Recrutamento e seleção;
  • Treinamento e desenvolvimento;
  • Benefícios;
  • Cargos e salários.

O que é política de recursos humanos?

A política de Recursos Humanos é o conjunto de documentos que orientam os colaboradores sobre a maneira que a empresa atua no que diz respeito à gestão de pessoas. São definidas regras claras relacionadas aos processos de recrutamento e seleção, desenvolvimento, benefícios, cargos e salários, entre outros.

O que é a gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é o setor responsável por gerenciar o capital humano das empresas, viabilizando o desenvolvimento das pessoas e o crescimento sustentável da empresa. Na prática, essa gestão usa técnicas de recursos humanos para alinhar os objetivos dos colaboradores às metas de negócio da organização.

A política de gestão de pessoas deve ser elaborada para:

  • Orientar os profissionais e gestores sobre as diretrizes a serem seguidas;
  • Criar condições de trabalho seguras e saudáveis;
  • Reconhecer o valor das entregas e realizações dos profissionais;
  • Facilitar o gerenciamento da mudança;
  • Estimular a participação dos colaboradores;
  • Definir as funções dos profissionais e as responsabilidades da empresa.

Fonte: Senior

Leia Também

Cadastre-se e receba novidades sobre gestão e tecnologia

    Eu concordo em receber comunicações personalizadas

    Li e concordo com a Política de Privacidade da Synergie, que pode usar as informações aqui fornecidas para entrar em contato via e-mail, telefone ou whatsapp

    Senior Sistemas é na Synergie!
    Canal de Distribuição Senior, a Synergie é especializada em soluções de tecnologia e processos que garantem alta performance e inovação para a gestão corporativa.

    Copyright Synergie © Todos os direitos reservados