A Black Friday é um dos dias mais lucrativos do varejo por conta de suas vendas maciças. Com colaboradores motivados e engajados, certamente será uma data de muitos resultados e sucesso
A Black Friday, um dos dias mais movimentados do ano para o varejo, está chegando. Para se ter ideia, em 2022, o Brasil registrou um faturamento total de R$ 6,1 bilhões na Black Friday. O Google indica que o consumidor está mais maduro e disposto a gastar na Black Friday 2023. As buscas relacionadas ao termo aumentaram 24% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Sabendo da importância da data, as empresas precisam se preparar para esse evento relevante no calendário do comércio. O desafio dos líderes, além de preparar as lojas com muitas ofertas da Black Friday e produtos, é investir na gestão dos colaboradores, para que sustentem a operação e atendam as expectativas dos consumidores.
Neste artigo, apresentamos boas práticas para a Black Friday e Gestão de Pessoas e como aumentar o potencial de sucesso no maior dia anual de compras. Continue a leitura!
Invista na contratação de colaboradores
Se você está se preparando para ter sucesso na estratégia de Black Friday e Gestão de Pessoas, como a maioria das operações de varejo, tente contratar o maior número possível de colaboradores sazonais. A tecnologia pode auxiliar a produtividade do RH durante o processo de admissão desses colaboradores, através de recursos como a admissão digital.
Na hora de compor os times de atendimento e vendas, lembre-se de selecionar um grupo seleto de profissionais com excelentes habilidades de atendimento ao cliente.
Dessa forma, os colaboradores estarão prontos para ajudar a minimizar possíveis conflitos ou atritos, fornecendo soluções rápidas, criativas e convenientes para os clientes.
Lembre-se que as pessoas costumam ficar facilmente frustradas com longas filas de caixa ou incapacidade de obter respostas às perguntas sobre produtos. Invista na contratação de pessoas, garantindo excelência no atendimento e satisfação dos clientes.
Forneça expectativas honestas da programação e do horário de trabalho
Planejamento é a palavra-chave para ter sucesso na Black Friday e Gestão de Pessoas. Quando o gestor antecipa e orienta os colaboradores, ele mantém o time alinhado e focado no atendimento, nas vendas e nas entregas para os clientes.
Portanto, tenha uma comunicação clara sobre a jornada de trabalho e evite surpreender os colaboradores de última hora com as mudanças de horário da Black Friday, pois isso pode desmotivar os profissionais. Com esse cuidado no relacionamento, planejamento e orientação para a equipe, o gestor faz a diferença na vida das pessoas, valorizando o tempo, as habilidades e as competências dos colaboradores.
Ao receber um cronograma para trabalho na Black Friday e Gestão de Pessoas, as pessoas podem se organizar com bastante antecedência. Dê a elas tempo para se preparar. Essa é uma prática simples, mas potente que contribui para a valorização do capital humano.
Para os líderes, esse planejamento permite compor uma equipe plural para trabalhar em um dos dias de maior volume de atendimento e de vendas.
Além disso, na Black Friday, lembre-se de proporcionar um incentivo para os colaboradores. É um dia agitado de vendas e pequenas ações podem fazer toda diferença. O gestor pode, por exemplo, providenciar um coquetel especial, prover alimentos saudáveis ou fazer uma pequena confraternização. Reserve essas comidinhas especiais em uma sala de descanso, garantindo que as pessoas possam se revezar para aproveitar. Ou, então, prepare esse momento para o pós-expediente.
Motive os colaboradores com discursos ou ensaios
Nada motiva uma pessoa como um discurso matador. Em 2014, o gerente da Target, Scott Simms, motivou os funcionários com entusiasmo ao fazer um discurso na Black Friday inspirado no filme 300. Na ocasião, os colaboradores são ouvidos torcendo em coro, depois que o líder termina sua fala.
Portanto, é importante preparar o time para a Black Friday, com uma mensagem clara que incite entusiasmo e um senso de positividade.
Os ensaios também servem como uma boa maneira de preparar os colaboradores. A BestBuy realizou uma mobilização do time antes da Black Friday. Os líderes reuniram os profissionais na loja, explicando que, para ter sucesso na Black Friday, eles teriam que pensar nisso como um plano de jogo.
Na prática, o ensaio incluiu metade do grupo trabalhando no atendimento e a outra metade atuando como clientes. Dessa forma, os colaboradores foram treinados pelos gerentes sobre como interagir com os clientes, aprendendo a conduzir conversas persuasivas, e como implementar as melhores soluções para ajudar as pessoas clientes de forma gentil, rápida e profissional.
Fique atento ao controle do ponto e à folha de pagamento
Durante a Black Friday, é preciso que a equipe do departamento de recursos humanos pense em como otimizar e redobrar os cuidados com a gestão da jornada de trabalho dos profissionais. Essa prática na Gestão de Pessoas é importante para garantir que a carga horária seja registrada de maneira correta. Contar com um software de gestão de controle de ponto pode ajudar muito nesse processo.
Além disso, a correta gestão do controle de ponto impacta na precisão da folha de pagamento, garantindo o cálculo correto das horas extras trabalhadas. Em síntese, essas boas práticas e o uso de um sistema de gestão de pessoas contribui para a satisfação e o engajamento dos colaboradores, além de garantia eficiência da operação de RH.
Lembre-se: a gestão de estoque também é prioridade
Muito além de pensar na equipe comercial e de atendimento ao cliente, elaborar um plano de gestão de estoque de produtos para a Black Friday é fundamental. Somente dessa maneira é possível garantir a entrega das mercadorias no tempo que o cliente espera – ou antes, superando as expectativas dele.
Para facilitar esse processo, a empresa pode investir em uma solução de gestão da mão de obra no armazém, que traz indicadores de produtividade das movimentações dos operadores. A eficiência operacional aumenta, o engajamento dos colaboradores também e a empresa garante a satisfação dos clientes.
Conclusão
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Fonte: Senior