Blog > O que é logística de suprimentos e como ela beneficia o meu negócio?

O que é logística de suprimentos e como ela beneficia o meu negócio?

logistica-de-suprimentos

A gestão da cadeia de suprimentos faz parte da cadeia de suprimentos de uma empresa (supply chain management) e inclui diversos agentes como transportadoras, fornecedores e clientes. Abrange vários processos, desde o recebimento e movimentação de mercadorias compradas, entrada para produção e marketing, armazenamento, coleta, embalagem e entrega ao destino.

Qualquer erro ou gargalo pode significar atrasos entre processos, paradas nas linhas de produção, falta de mercadorias para vender e estouros de custos em caso de compras emergenciais.

Portanto, é muito importante garantir que cada fase seja bem organizada, antecipar e evitar imprevistos e promover a melhoria contínua dos agentes responsáveis por essas fases e decisões.

Veja a seguir como essas melhorias na logística de transporte podem melhorar a eficiência da sua empresa e como superá-las em passos bem simples.

Quais são as vantagens de uma logística de transporte bem organizada?

A eficiência na logística de abastecimento pode reduzir custos de várias maneiras. Por exemplo, ao estreitar o relacionamento com os fornecedores, você pode negociar melhores preços, prazos e formas de pagamento.

Ao reorganizar os processos, as empresas podem planejar melhor as quantidades e otimizar o uso de recursos para evitar perdas decorrentes do armazenamento insuficiente de mercadorias. Como resultado, um planejamento adequado aumenta a eficiência de toda a cadeia. A integração aumenta o fluxo de informações e a autoridade para a tomada de decisões. A falha na logística de envio pode significar estoque incorreto ou perecível, causando perda de valores, danos e discrepâncias entre o estoque real e o listado (o vendedor pode acreditar que o produto que está sendo vendido não está mais disponível). , por exemplo).

A gestão de estoque sempre será um ponto importante na gestão logística, e estruturas enxutas podem aumentar a eficiência. O volume necessário para gerenciamento é pequeno, o cálculo é simples e o custo de manutenção é baixo.

O Just-In-Time é uma metodologia que permite manter esse estoque menor, pois é composto apenas por materiais adquiridos e matérias-primas quando há demanda de produção ou entrega.

Assim, o estoque enxuto é mais fácil de controlar, tem menor custo financeiro, reduz riscos de perdas, extravios e não afeta a produtividade.

Como garantir a eficiência da logística de transporte?

Com alguns passos simples, você pode melhorar a gestão da sua cadeia de suprimentos e otimizar todos os seus processos logísticos.

Primeiro, mapeie todas as atividades e fluxos de trabalho envolvidos na compra, fabricação e suprimento de mercadorias para identificar possíveis obstáculos a serem superados e pontos fortes a serem aproveitados. Em seguida, siga as etapas abaixo.

1.Escolha um fornecedor confiável

Fornecedores confiáveis são grandes aliados na busca por infraestrutura acessível. Isso ocorre porque ajuda as empresas a ajustar o fluxo de mercadorias conforme necessário. Isso significa que você tem mais controle sobre sua logística de abastecimento. Se um fornecedor é confiável, os gestores podem adiar a aquisição de matéria-prima e utilizar métodos como o just-in-time, pois sabem que a velocidade de entrega e os preços de faturamento não são afetados por pedidos urgentes.

No entanto, este nível de compromisso exige a escolha de um parceiro com relações muito próximas e com experiência e capacidade técnica para dar resposta a este tipo de pedidos.

agenda de entrega

2. O planejamento é importante em qualquer gestão.

Com os dados, você consegue visualizar melhor a demanda da sua empresa, identificar os períodos em que há maior demanda de vendas de determinados produtos ou de determinadas matérias-primas de produção e comprar apenas o que vai usar.

Dessa forma, as empresas podem reduzir a capacidade de armazenamento, diminuir os custos de manutenção e melhorar o controle de entrada e saída de itens dos armazéns, podendo entregar produtos que atendam às necessidades de consumo de seus clientes no prazo acordado e sem comprometer a qualidade esperada. .

3. Simplifique o processo

A simplificação do processo inclui a redução da burocracia em todos os níveis da gestão da cadeia de suprimentos. Como resultado, as empresas reduzem a complexidade da compra e gerenciamento de mercadorias, localizando mercadorias em armazéns e enviando mercadorias.

Geralmente é difícil para os gestores facilitar processos que envolvem muitas variáveis ou dependem das decisões de muitos agentes.

Primeiro você precisa mapear esse processo. Em seguida, integre as informações por meio de sistemas de gestão. Por exemplo, o mesmo software deve fazer vendas e gerenciar comissões e estoque. Também é importante padronizar as atividades e definir políticas de controle para desburocratizar. Cada fluxo de trabalho deve ser documentado para que os agentes envolvidos no processo tenham autonomia para tomar decisões sem afetar os resultados gerais e a produtividade.

4. Promoção de qualificações profissionais

Melhorar a qualificação profissional dos integrantes da equipe é a melhor forma de garantir produtividade e eficiência. Facilitar treinamentos, cursos e seminários para disseminar a importância da integração dos agentes da cadeia de suprimentos e suas respectivas responsabilidades para resultados positivos. Crie métricas para acompanhar os resultados

Por fim, precisamos criar métricas para monitorar os resultados. Esses indicadores-chave de desempenho (KPIs) permitem que as empresas monitorem o desempenho profissional e implementem mudanças nos níveis gerencial e operacional.

5. Investir em tecnologia

A tecnologia é fundamental para tornar todas essas mudanças possíveis. Um sistema de gestão integrado pode melhorar o fluxo de comunicação entre todas as filiais e gerar dados mais precisos para tornar as decisões de gestão mais eficientes, garantir o controle dos processos e monitorar os resultados. A tecnologia também permite que as tarefas sejam automatizadas, reduzindo rotinas manuais demoradas, caras e propensas a erros. Isso aumenta a produtividade de toda a cadeia e permite uma execução mais eficaz da estratégia, pois os gestores podem focar mais em seu core business.

Escrito por Artur QueirozKey Account Synergie Consulting

Leia Também

Cadastre-se e receba novidades sobre gestão e tecnologia

    Eu concordo em receber comunicações personalizadas

    Li e concordo com a Política de Privacidade da Synergie, que pode usar as informações aqui fornecidas para entrar em contato via e-mail, telefone ou whatsapp

    Senior Sistemas é na Synergie!
    Canal de Distribuição Senior, a Synergie é especializada em soluções de tecnologia e processos que garantem alta performance e inovação para a gestão corporativa.

    Copyright Synergie © Todos os direitos reservados