Blog > Turnover: como o uso de dados pode te ajudar a prevenir

Turnover: como o uso de dados pode te ajudar a prevenir

turnover

Turnover é a taxa percentual de rotatividade da organização e é muito importante ficar atento aos sinais de que isso está acontecendo, afinal, nenhuma empresa quer perder os seus talentos. A pergunta é: mas, como prevenir turnover?

Nesse texto explicamos com mais detalhes do que é, como monitorá-lo e como prevenir turnover na sua empresa, e que ele pode acontecer por questões desde o processo seletivo daquele funcionário, por clima organizacional ou problemas com a liderança. 

Quando as taxas de turnover estão altas, é sinal de que algumas políticas ou processos internos devem ser revistos, pois demissões e contratações de novos funcionários demandam tempo do RH e também despesas para a organização. 

Por isso é importante monitorar os indicadores de turnover na empresa e o uso de dados pode ajudar a prevenir o turnover na empresa. Saiba como! 

Como o turnover acontece? 

Por turnover entendemos qualquer saída de funcionário da empresa, seja ela por demissão voluntária e involuntárias, funcionários que vão se aposentar, transferências de empresa ou até casos de falecimento. 

Você pode calcular o turnover da sua empresa através das taxas de: 

  • rotatividade 
  • rotatividade de novos contratados 
  • retenção  
  • funcionalidade da rotatividade 

E é importante transformar essas informações em dados e números para que você consiga ter uma visão analítica da situação e tomar decisões embasadas. 

Por isso é preciso monitorá-lo, pois os indicadores de turnover podem estar em ligados a qualquer assunto que acontece dentro ou até mesmo fora da empresa. 

Mindsight

Um funcionário pode estar insatisfeito com o trabalho realizado por conta da liderança, remuneração, problemas com seus colegas, insatisfação com o cargo que ocupa, entre outros. 

Também é possível que ele esteja passando por algum problema pessoal e por isso sua performance esteja abaixo do esperado, por exemplo. Independente do turnover, todos tem uma implicação organizacional distinta. 

Afinal, serão gastos recursos, um novo processo seletivo será feito, o novo funcionário passará por treinamentos e a produtividade e engajamento da equipe também serão afetadas. 

Em todo caso, se o RH possuir um sistema inteligente e integrado, é possível que os dados ali compilados te ajudem a prevenir o turnover na sua empresa. 

Como nosso sistema pode prevenir turnover? 

A Mindsight possui uma solução para gestão de gente que pode indicar sinais de alerta e prevenir turnover na sua empresa. 

Através de alertas preditivos, nosso sistema pode te informar quais funcionários estão com níveis de probabilidade médios ou altos de turnover e sugerir ações recomendadas para cada caso. 

O sistema considera dados como tempo de empresa, faixa etária, salário atual, satisfação dos funcionários, perfil, cursos e treinamentos, liderança e pesquisa de clima para criar os alertas de turnover. 

Sendo assim, com essas informações consegue-se calcular a probabilidade de possíveis turnovers na empresa. Além disso, o sistema também sugere algumas ações para cada caso de alerta, por exemplo: 

O sistema também permite que acessar o perfil de cada funcionário e analisar desde quando o funcionário apresenta sinais de turnover, o engajamento de acordo com a pesquisa de clima e outras informações que ajudam a prever o desligamento desse funcionário. 

Ainda é possível ter acesso aos indicadores gerais de desligamento de funcionários da empresa, se foram voluntários ou involuntários, mês e ano, tempo de empresa e outros dados para avaliar a situação da equipe. 

São muitas as situações que levam um funcionário ao turnover, portanto, desde o início, é preciso montar um processo seletivo estruturado para evitar que isso aconteça na sua empresa. 

uso de dados no processo seletivo te ajuda a tomar a melhor decisão, para que tanto funcionário quanto organização fiquem satisfeitos nessa relação profissional. 

Porém, outros fatores podem levar o funcionário ao turnover e por isso é preciso contar com uma solução inteligente que sinalize esses possíveis casos e a empresa não perca talentos, quando é possível evitar que isso aconteça. 

Um RH estratégico precisa se manter atento aos problemas que podem surgir quando falamos de gerenciamento de capital humano

Fonte: Mindsight