Blog > O que é feedback contínuo e por que aplicar com seu time?

O que é feedback contínuo e por que aplicar com seu time?

cultura_feedback

O feedback contínuo é uma prática de troca entre líder e liderado, que visa incentivar ações positivas e corrigir as que causam impacto negativo.

Sendo mais informal e rápido que os outros tipos de feedback, o feedback contínuo é capaz de trazer bons resultados quando passa a fazer parte da cultura organizacional. Em outro artigo do blog, já falamos sobre os tipos de feedback e como a sua prática constante pode afetar o desempenho e desenvolvimento da equipe. 

Quando falamos dessa etapa da gestão de desempenho, podemos também mencionar o feedback contínuo, uma prática que impulsiona ainda mais a evolução dos seus colaboradores, seja na esfera profissional ou pessoal. 

Você conhece o feedback contínuo? Sabe como aplicar? Acompanhe a leitura para saber mais! 

O que é feedback contínuo? 

Como o próprio nome diz, o feedback contínuo é uma prática constante de apontamentos entre os funcionários e que ambos podem dar um retorno sobre ações que merecem ser elogiadas ou melhoradas. 

Aplicar um feedback contínuo complementa a avaliação de desempenho, que pontuará os pontos fortes e fracos, ou seja, permite que atitudes que precisam ser melhoradas sejam corrigidas na hora, bem como que atitudes positivas sejam reconhecidas e incentivadas 

Caso a empresa adote o feedback contínuo e isso passe a fazer parte da cultura organizacional, é possível reduzir as taxas de turnover, uma vez que os funcionários e liderança estarão com expectativas alinhadas de ambos os lados. 

Feedback contínuo
Faça com que o feedback contínuo seja parte da cultura da empresa

Qual a diferença do feedback contínuo para os outros tipos de feedback? 

Diferente dos demais tipos de feedback, o feedback contínuo não precisa necessariamente acontecer com uma reunião ou 1:1 previamente agendado. 

A atividade pode ser realizada semanalmente em conversas rápidas e informais, mas é importante que tudo o que foi dito seja registrado. 

Isso faz-se necessário para poder analisar a evolução do funcionário e da liderança, portanto, não deixe de compilar essas informações. 

Você pode utilizar um software de gestão de pessoas para registrar o que foi pontuado, mas falaremos disso mais adiante. 

Como aplicar o feedback contínuo? 

Os feedbacks, de forma tradicional, são realizados por meio de uma reunião previamente agendada e em boa parte dos casos, de forma presencial. 

De toda forma, por conta até mesmo do trabalho remoto que tem se mostrado mais popular, nem sempre isso será possível. 

O feedback contínuo ainda é realizado em particular, como os demais tipos de feedback, mas no caso do contínuo, o seu ponto determinante é que é um feedback situacional. 

Ou seja, quem aplicará esse feedback está apontando para algo que aconteceu naquele dia ou naquele momento, por isso ele tem caráter mais informal e deve ser feito de forma rápida, diferente dos demais tipos de feedback. 

Então até mesmo por conta dessa agilidade que o contexto exige, é importante que a empresa use a tecnologia ao seu favor e trabalhe com uma ferramenta inteligente e online para facilitar a aplicação do feedback contínuo. 

Todo feedback tem um propósito
O feedback contínuo contribui para o engajamento dos funcionários

Impactos do feedback contínuo no time 

Além do que foi citado acima, podemos conferir alguns impactos positivos com a aplicação do feedback contínuo no seu time. Confira: 

  • Progresso na comunicação de expectativas entre funcionários 
  • Mais clareza e objetividade para a execução das tarefas 
  • Desenvolvimento profissional dos funcionários
  • Diminuição da rotatividade
  • Melhora do clima organizacional
  • Foco nas metas e resultados 

É importante lembrar que incluir o feedback contínuo na rotina dos seus funcionários não exclui a aplicação de outros tipos de feedback, já que todos tem sua função e propósito dentro do gerenciamento de pessoas. 

Além disso, a avaliação de desempenho e a estruturação do plano de desenvolvimento individual também não devem ser esquecidas, pelo contrário, devem caminhar em conjunto com as aplicações de feedback. 

Até mesmo para acompanhamento do que foi visto na avaliação de desempenho e o que foi proposto no PDI do funcionário. 

Você sabe como fazer o plano de desenvolvimento individual dos funcionários na era da tecnologia? Leia nosso artigo sobre PDI na era digital e saiba mais sobre o assunto! 

Agora saiba como implantar o feedback contínuo na sua empresa utilizando um software inteligente para gestão de pessoas. 

Feedback contínuo com a Mindsight 

É provável que, com a correria do dia a dia, as pessoas tenham menos tempo para se dedicar com a aplicação de avaliações de 90, 180 ou 360 graus e por isso, iniciar a prática de feedbacks contínuos pode facilitar as avaliações de desempenho. 

Por isso integramos o feedback contínuo na nossa suíte de Performance e Recompensa e através dela os funcionários e gestores podem enviar e solicitar feedbacks entre si, de forma rápida e objetiva. 

Por meio dessa nova funcionalidade, é possível promover a cultura do feedback entre funcionários, além disso, líderes e liderados poderão estreitar laços profissionais, de forma que esse relacionamento seja mais harmônico e alinhado. 

Porém, aplicar feedbacks e não ter o registro dessas informações, inviabiliza a análise da evolução dos funcionários e gestores. 

É importante que as pessoas envolvidas tenham acesso a uma ferramenta que armazene esse histórico e que, através dela, seja possível visualizar os feedbacks enviados e recebidos, bem como analisar o progresso feito por aqueles que foram avaliados.   

Benefícios a longo prazo com a aplicação do feedback contínuo 

Quando falamos de gerenciamento de capital humano, devemos levar em consideração diversas situações que afetam a postura ou desenvolvimento dos funcionários. 

Por exemplo, um líder que tem dificuldades de orientar a sua equipe com relação as suas tarefas e o que é esperado, pode ter mais dificuldades de se relacionar com o seu time, de modo que afeta diretamente o clima da equipe. 

Portanto, é possível que se essa situação continue por muito tempo, sem que haja qualquer tipo de ação que vise a melhoria, os funcionários ficarão desmotivados com o passar do tempo, e isso resultará em turnover. 

Em outro post do nosso blog falamos sobre o turnover contagiante e sobre como a saída de um colega de trabalho afeta os membros da equipe, gerando rotatividade. 

Sendo assim, um dos pontos mencionados sobre como é possível evitar essa situação é aderir a prática de feedbacks e criar uma relação saudável com líder e equipe, de modo que a relação profissional seja agradável e produtiva. 

Dessa maneira, ao implantarem uma rotina de feedbacks entre funcionários e gestores, é possível evitar desentendimentos e comunicação ruidosa, por isso sua prática afeta diretamente o clima e engajamento dos trabalhadores.  

Funcionários que trabalham em um ambiente em que se sentem acolhidos e satisfeitos tendem a serem mais produtivos e engajados com as ações da empresa. 

A nossa ferramenta pode facilitar essa melhora da comunicação e alinhamentos entre os funcionários, de forma ágil e prática.  O resultado disso é uma equipe mais unida, produtiva e organizada. 

Ficou curioso e quer saber como o nosso software funciona? Entre em contato agora mesmo com um dos nossos especialistas. 

Estamos à disposição para explicar como funciona nossa ferramenta e os benefícios de contar com uma plataforma de gestão de pessoas pensada especialmente para a dor do RH. 

Fonte: Mindsight