Com a chegada do final do ano, as vendas através dos e-commerces varejistas e outros canais digitais aumentam, tornando fundamental o planejamento logístico para garantir o sucesso de suas operações. Para entender como a tecnologia pode apoiar os negócios, confira este artigo!
O fim do ano chegou e as demandas no segmento logístico aumentam significativamente devido a época de Natal. Confira as soluções que irão impulsionar o seu negócio no Natal e o ano todo!
Os consumidores que aderem à ideia de realizar as compras online crescem cada vez mais e optam pela facilidade, praticidade e segurança na jornada de compra.
Consequentemente, as vendas através dos e-commerces varejistas e outros canais digitais aumentam, tornando fundamental o planejamento de logística mais intensificado, garantindo a experiência e fidelizando o cliente.
As vendas nesse período do ano são esperadas por todo o comércio, dos mais diferentes segmentos e com público variado. Com isso, surge a necessidade de otimizar os processos logísticos de maneira assertiva e funcional para lidar com o aumento do fluxo das vendas.
O que leva o consumidor a efetuar a compra online?
A era digital facilita as buscas e ajuda o consumidor a encontrar as melhores opções que se enquadram em seu perfil sem sair de casa, seja através de apps, redes sociais ou sites de busca. Dessa maneira, a pesquisa detalhada com informações sobre a marca, atendimento e entrega, induzem na decisão de compra do usuário.
Com a estimativa esperada de vendas, é possível otimizar os processos e implantar soluções que garantam a eficiência do e-commerce. Ao realizar a compra, o cliente assegura-se de que a entrega será realizada em tempo hábil para as comemorações, com isso, a estrutura logística deverá estar preparada com antecedência para atender as necessidades do consumidor e ser destaque dentre os concorrentes.
Como gerenciar o volume de vendas em época de Natal com segurança e praticidade?
A Senior possui soluções para atender a necessidade de qualquer segmento de mercado, otimizando o tempo e com total controle de gestão logística com segurança do pré ao pós-vendas.
Atualmente, 40% das vendas dos e-commerces varejistas passam pelo WMS da Senior, que conta com a gestão de armazenagem completa, assegurando a eficiência e posicionamento dos produtos de forma estratégica no armazém. Na Black Friday deste ano, foram mais de 8 milhões pedidos movimentados nos sistemas. Com a possibilidade do acompanhamento da produtividade, contar com esta solução pode reduzir em 90% os erros operacionais da gestão de estoque.
Outra solução complementar ao WMS para períodos de altas demandas, assim como a época de Natal, é o LMS, responsável pela gestão da mão de obra no armazém com total controle do trabalho dos operadores, possibilitando o acompanhamento do tempo na execução de tarefas até o planejamento de embarque, proporcionando identificar melhorias nas operações.
Não há como falar de logística sem mencionar a gestão de transporte, não é mesmo? É possível o planejamento das rotas nas entregas de Natal com agilidade, dentro do prazo e a tempo das comemorações através do TMS. Por meio da solução da Senior, por exemplo, mais de 15 mil veículos são monitorados por mês levando o produto com segurança do início do trajeto até o destino final.
Com o aumento das vendas em época de Natal, é importante garantir a entrega de pedidos de maneira eficiente, estabelecendo um vínculo de confiança entre o consumidor e o comerciante. Através do Tracking de Pedidos é possível o acompanhamento em tempo real todas as etapas para o cliente. De fácil acesso e possibilitando a integração com qualquer ERP, é possível gerar URL específica ou disponibilizar consulta apenas informando CPF, CNPJ ou código de rastreio, não sendo obrigatório realizar login.
Qual a importância de contar com a tecnologia neste processo?
As etapas do processo logístico exigem atenção redobrada nessa época de movimentações do varejo, afinal, o consumidor é conectado e adepto a praticidade. Disponibilizamos tecnologias que contribuem na agilidade, inovação e maximização de resultados para os negócios, além de uma equipe pronta para atendimento.
E então, sua empresa já está preparada para este período? Se gostou do nosso post ou tem alguma dúvida, deixe seu comentário logo abaixo!
Fonte: Senior