Se a empresa conhece as regras de logística e as utiliza corretamente, pode desenvolver uma estratégia de negócios para as mercadorias e aprimorar sua marca.
A estratégia competitiva descreve a posição da empresa em relação às estratégias de seus concorrentes. O objetivo é obter uma vantagem competitiva sobre eles.
A otimização da logística é uma forma de melhorar o posicionamento da empresa no mercado, aumentar seu potencial competitivo, o que contribui para sua sobrevivência e expansão. Então continue lendo e descubra como você pode usar a logística como vantagem competitiva!
O que é logística estratégica?
A Logística tem integrado um leque cada vez mais amplo de atividades. Portanto, tornou-se não apenas uma tarefa funcional, mas também um conjunto muito valioso de processos estratégicos para a empresa.
Custos de logística estão aumentando em todo o mundo. A globalização e a disseminação das compras digitais estão ajudando a aumentar a movimentação de importações e produtos finais. A globalização também aumentou a demanda por entregas mais rápidas.
Internet torna as compras muito práticas, pois a transação pode ser concluída com poucos cliques. Como é fácil pesquisar preços, escolher produtos e pagar por eles, os clientes também desejam entrega rápida.
Torna-se um grande desafio entregar produtos de forma rápida e barata, mantendo um alto padrão de qualidade.
A Logística sempre foi um canal para entregar as mercadorias certas, na quantidade certa, no lugar certo e na hora certa. Hoje ainda é uma estratégia de negócios.
Ao considerar o processo de entrega, pode-se prestar um serviço de qualidade e desenvolver planos para o crescimento da empresa. Vale lembrar que o processo de entrega não significa apenas o envio da mercadoria ao cliente.
Estratégias de negócios são as ações que um gestor realiza com seu público para atrair e reter clientes. No atual cenário do mercado interno, é muito importante fazer da gestão logística um diferencial da marca.

Por que considerar a logística como um diferencial competitivo?
A Logística é importante como diferencial competitivo, pois oferece diversos diferenciais que fortalecem a marca no cenário econômico e no segmento em que atua. Entre eles, destacamos os principais. Acompanhamento!
Redução de custos
O gerente sempre tenta reduzir ao máximo os custos logísticos. A logística estratégica, em particular, caracteriza-se pelo fato de apresentar grande potencial de redução de custos. A tecnologia ajuda muito nesse processo.
Uma solução é usar um sistema de monitoramento e rastreamento de carga além do controlador de estoque. Acompanhar as mercadorias de uma empresa até o destino final é uma forma de trabalhar estrategicamente na logística e reduzir custos.
O software permite prevenir ou reduzir imprevistos, roubos ou extravios de cargas, e facilita a resolução imediata de situações que surgem e atrapalham as entregas.
Fidelização do Cliente
Quando a cadeia logística funciona adequadamente e cada etapa respeita o padrão de qualidade prometido ao consumidor, a empresa dá um grande passo em direção à fidelização do cliente.
O cliente está sempre animado com seu pedido. Sua esperança é receber o produto em boas condições e conforme solicitado. A frustração pode fazer com que você desista de outras compras no negócio. Portanto, é importante verificar cada etapa do processo de implantação e certificar-se de que tudo está funcionando com sucesso.
Inovação no setor
Aprendendo e adaptando estratégias que permitem utilizar a logística como um diferencial competitivo, uma empresa pode se diferenciar no mercado e melhorar sua posição entre os concorrentes.
O desenvolvimento de seu processo logístico eleva a empresa a um patamar superior e atrai a atenção da comunidade consumidora.
No curto prazo, a nova estratégia de entrega não pode ser imitada por empresas rivais e proporciona a exclusividade que o gestor deseja.
Integração dos colaboradores
A importância do setor logístico do ponto de vista estratégico também contribui para a qualificação e conscientização dos talentos que nele atuam. Como sua equipe de logística precisa assumir mais responsabilidades, você precisa acompanhar as tendências.
Dessa forma, os colaboradores podem assumir funções e/ou tarefas mais complexas e trabalhar em conjunto com outras áreas da empresa, contribuindo para melhor resultados do negócio.
Quais são os primeiros passos para iniciar a logística estratégica?
Para utilizar a logística como vantagem competitiva, a empresa deve dar passos importantes.
Planejamento
O planejamento é essencial para garantir resultados positivos. O planejamento adequado contribui para a competitividade da empresa e mantém a ordem e o controle das operações. A estratégia de negócios deve ser feita de acordo com a logística estratégica.
Passos básicos devem ser seguidos, por exemplo:
- atualização de dados;
- Planejamento de demanda e vendas;
- planejamento de produção e abastecimento;
- reuniões que antecedem as ações.
Frete
The Business Insider mostrou através de uma pesquisa que o motivo de 58% dos participantes abandonarem uma compra é a diferença excessiva entre o custo do item e o valor total da transação final mais o preço do frete.
A entrega é um critério fundamental para determinar se um consumidor fará uma compra ou não. Mas a verdade é que um empresário nem sempre pode prescindir dele. O frete grátis requer um planejamento detalhado. Existem lojas que oferecem frete grátis nas compras acima de X. Outros cobram menos quando vários itens são comprados por um único cliente. Outros usam uma estratégia que nem sempre funciona, aumentando o custo do produto e oferecendo frete grátis para determinadas áreas.
É importante avaliar o perfil das mercadorias e identificar determinadas áreas onde a entrega é mais adequada. Isso permite que você negocie com parceiros de logística para obter melhores preços para destinos específicos.
Recomenda-se também conhecer os preços e prazos das empresas concorrentes e, portanto, utilizá-los como base para saber como é possível alterar o custo do frete para se manter competitivo.
O gestor deve avaliar regularmente o cronograma de embarque para melhorar, atualizar o preço e aproveitar oportunidades que ofereçam melhorias aos clientes.
Avaliação e acompanhamento dos resultados alcançados
O gestor deve controlar todos os processos logísticos. As ferramentas que compõem a cadeia produtiva exigem
As ferramentas tecnológicas
A automação logística reduz tempo e recursos. Também reduz gastos com operações, o que promove um impacto positivo nos resultados logísticos.
A logística como diferencial competitivo só oferece vantagens à empresa, promovendo e destacando a empresa no mercado, facilitando as vendas e a captação de clientes e agregando mais valor aos serviços prestados.
Vale ressaltar a necessidade de inovação e de contar com uma parceira especializada em logística que atue em, capacitando pessoas e com ferramentas robustas que suportem sua operação, podendo trazer as melhores práticas desse novo momento.