Blog > Novo colaborador: sua empresa sabe como receber os profissionais?

Novo colaborador: sua empresa sabe como receber os profissionais?

gestão_de_onboarding_novo_colaborador
Sua empresa está buscando novos colaboradores, faz as entrevistas, o processo de seleção e finalmente decide contratar. Mas a contratação não acaba com a escolha do candidato ideal. Isso porque uma das etapas mais importantes no recrutamento de um novo colaborador é o processo de integração.  Também conhecido como onboarding, ele visa instruir os novos funcionários sobre a cultura, a rotina e as dinâmicas corporativas da organização. Por isso, é extremamente importante que os profissionais de Recursos Humanos, responsáveis pela contratação, invistam em boas práticas de onboarding, para receber o novo colaborador.  Entenda melhor como esse processo funciona, sua importância e confira dicas de como aplicá-lo de forma correta.  Aproveite o conteúdo!

O que é Onboarding?

Onboarding, em português, significa integração. O termo é usado para se referir ao processo de adaptação do profissional recém-contratado.

Ou seja, onboarding é um processo de integração estruturado para apresentar a missão, a visão, os valores e a rotina diária da empresa aos novos colaboradores.

Apesar de o onboarding ser uma responsabilidade do setor de RH, todos os outros departamentos devem conhecer e participar desse processo, principalmente os líderes. É A equipe deve aprender a acolher e dar as boas-vindas ao profissional contratado. 

Afinal, é nesse momento que o novo colaborador estará mais engajado e motivado a desenvolver um bom trabalho e aberto para receber recomendações. Tudo isso facilita o processo de adaptação.

Este processo envolve uma série de etapas, como: orientação, supervisão, treinamento e acompanhamento. Por isso, a importância de iniciar essas atividades já no momento da chegada do novo integrante.

Onboarding de novos colaboradores: como fazer?

Como vimos anteriormente, o  onboarding é um processo de iniciação fundamental para integrar os novos colaboradores. Por isso, separamos algumas dicas de como conduzir essa estratégia na prática. Confira!

  1. Clareza na hora da contratação, ou seja, nada de informações truncadas. Diga exatamente qual o salário e quais as funções a serem desempenhadas para o candidato à vaga. 
  2. Deixe tudo pronto para a chegada do colaborador, isso irá demonstrar que ele já estava sendo esperado. É uma forma de acolher e valorizar esse novo talento. Faça um tour, apresentando as instalações, o setor onde ele irá trabalhar, os colegas. Esse cuidado  estimula a integração da equipe de um jeito mais informal.
  3. Promova ações para integrar esse novo colaborador, ou um evento, caso seja mais um colaborador. Essa é uma das etapas mais importantes do onboarding, pois é o momento ideal para fornecer todas as informações necessárias e esclarecer eventuais dúvidas.
  4. Escolha alguém para auxiliar o novo colaborador: é importante que ele tenha um mentor neste período de adaptação. Um profissional com mais experiência irá saber como orientá-lo e treiná-lo para o cargo, além de monitorar os primeiros passos do novato, ficando encarregado de direcioná-lo.

Qual a importância de integrar os novos colaboradores?

Ao construir um processo de onboarding, sua empresa aumenta as chances de reter os profissionais. Afinal, eles se sentirão acolhidos e valorizados desde o início da carreira na organização. Além disso, o onboarding impacta na produtividade e na qualidade das entregas para os clientes.

Confira, a seguir, boas razões para investir em um processo de onboarding! 

Facilita a compreensão dos processos

Com o processo de integração é muito mais fácil entender as demandas internas da empresa. 

Por exemplo, sem uma integração o novo colaborador não irá compreender como funciona a cultura organizacional, as exigências e processos, e muito menos entender quais são as expectativas que a organização tem em relação a ele.

Dessa forma, acolher e treinar o novo este funcionário só trará resultados positivos e contribuirá para o desenvolvimento profissional. Tudo isso impacta no crescimento da organização. Além disso, o novo colaborador se sentirá mais motivado para abraçar os desafios, fazer suas entregas e se engajar na rotina da empresa.

Diminui os custos com contratações

Todo profissional de RH sabe que os gastos com novas contratações podem ser bem altos. E, com o desligamento de antigos colaboradores, é preciso reabrir vagas e começar do início e passar por todo o processo novamente.

Por isso, investir em ações de onboarding pode ser essencial para o RH, uma vez que poupa o trabalho e os gastos com rescisões e novas contratações.

Aumenta a produtividade

O processo de onboarding serve para fornecer informações importantes, como as funções a serem exercidas e as expectativas da empresa em relação à performance do profissional. 

Com essa clareza, a tendência é que os novos integrantes consigam fazer as entregas em menor tempo, ganhando produtividade e contribuindo para o crescimento da empresa.

Melhora o clima organizacional

Por meio da integração, o novo colaborador se sentirá mais à vontade e não terá tantas dificuldades de adaptação. Na prática, o onboarding diminui as chances de problemas, estresse e conflitos entre os integrantes da equipe.

As ações de onboarding refletem no clima organizacional, tornando o ambiente de trabalho mais agradável, leve e produtivo.

O  onboarding é um processo estratégico pensado para reter o colaborador desde o início da sua jornada na empresa, logo após a sua contratação. 

Então, porque não aproveitar as nossas dicas e aplicar o onboarding na sua empresa? Comece hoje mesmo a estruturar esse processo! 

Gostou do conteúdo e quer mais dicas como essa? Continue acompanhando nosso blog para conhecer as boas práticas de RH!

fonte: Senior