Blog > Saiba tudo sobre gestão estratégica de pessoas

Saiba tudo sobre gestão estratégica de pessoas

Saiba_tudo_sobre_gestao_estrategica_de_pessoas

Gestão estratégica de pessoas: conheça a importância em uma empresa

A gestão estratégica de pessoas está mudando a forma como as empresas veem a função do setor de Recursos Humanos. Não faz muito tempo que este departamento era visto apenas como um centro de custos eficiente composto por administradores e solucionadores de problemas. 

Mas os tempos estão mudando e a gestão estratégica de pessoas é cada vez mais reconhecida como uma forma crucial de trabalhar. Neste post, definimos o que é a gestão estratégica de pessoas e como ela pode beneficiar o seu negócio.

Qual é a função da gestão estratégica de pessoas?

A gestão estratégica de recursos é o conjunto de processos que visa alinhar o capital humano aos objetivos de longo prazo de uma organização. O conceito foi desenvolvido no início da década de 1990 e depois popularizado no início do século 21. 

A diferença entre gestão estratégica de pessoas e o RH tradicional

‘O que precisamos fazer para manter as rodas girando?’

gestão de RH e pessoas tradicional é uma abordagem administrativa e reativa para gerenciar pessoas. Via de regra, o RH tradicional trata de manter o negócio funcionando sem problemas, garantindo que haja pessoas suficientes para fazer o trabalho e que todos estejam felizes. 

Nesse caso, um setor de Recursos Humanos ágil, junto com o Departamento de Pessoal, lidam com reclamações, atualizam as políticas conforme os requisitos legais e garantem que todos sejam pagos em dia. 

As necessidades de recrutamento e treinamento são planejadas segundo as solicitações de toda a empresa. A saúde e o bem-estar dos colaboradores são tratados caso a caso, conforme e quando necessário.

‘O que precisamos fazer para apoiar a visão de negócios?’

Em contraste, a gestão estratégica de pessoas tem uma visão mais ampla e proativa. Em vez de lidar com os problemas à medida que surgem, uma abordagem estratégica vincula a gestão de pessoas às metas de negócios e à visão mais ampla. 

Ao perguntar, ‘o que queremos alcançar? ‘, um departamento de Recursos Humanos estrategicamente focado usa a experiência e a energia dos colaboradores para atingir essas metas.

A gestão estratégica de pessoas explora uma ampla gama de ferramentas para atingir as metas da empresa. A área trabalha para atrair, reter, desenvolver e recompensar os colaboradores para apoiar a organização rumo ao crescimento e melhorar a experiência das pessoas.

O valor da gestão estratégica de pessoas no pós-pandemia

No mundo corporativo, a pandemia concentrou a atenção na importância de uma estratégia sólida de pessoas. Com as expectativas alteradas dos colaboradores e a incerteza contínua, uma abordagem reativa não é mais suficiente. 

As empresas que desejam prosperar precisam considerar uma abordagem mais estratégica para o setor de recursos humanos. E existem várias áreas em que a gestão estratégica de pessoas é especialmente importante.

  • Apoiar novas formas de trabalho: uma mudança nas práticas de trabalho precisa de uma abordagem proativa e estratégica para o sucesso. Os gerentes de RH devem considerar como o trabalho remoto ou híbrido pode realmente apoiar seus negócios. Como fazê-los funcionar? Que medidas tomar para garantir que o trabalho híbrido não prejudique o progresso da diversidade e da inclusão?
  • Saúde e bem-estar dos colaboradores: embora os bloqueios se concentraram na preservação da saúde física, foi o aspecto da saúde mental da pandemia que afetou a resiliência e o bem-estar geral de muitos profissionais. A gestão estratégica de pessoas apoia proativamente o bem-estar dos funcionários, especialmente considerando que alguns foram muito afetados pelo estresse. 
  • Apoiar e medir a cultura: a mudança na sociedade e nas práticas de trabalho não podem deixar afetar a cultura da empresa. Uma abordagem estratégica para a gestão de recursos humanos ajudará a manter o controle sobre o desenvolvimento geral da cultura e garantir que as metas culturais ainda sejam relevantes.

Os benefícios da gestão estratégica de pessoas

Quanto mais próximo o alinhamento entre a gestão estratégica de pessoas e a estratégia geral de negócios de uma organização, melhor será a capacidade de a empresa de antecipar e responder às necessidades dos clientes e de manter a vantagem competitiva. 

Pesquisa, planejamento e desenvolvimento rigorosos envolvendo cultura, comportamentos e competências da força de trabalho promovem uma execução bem-sucedida da estratégia de negócios.

São benefícios particulares da gestão estratégica de pessoas:

  • Evita surpresas dispendiosas que interfiram no alcance das metas traçadas;
  • Aborda questões-chave em tempo hábil para evitar crises;
  • Promove a produtividade dos colaboradores e o sucesso organizacional;
  • Fornece um senso de direção para afetar positivamente como o trabalho é feito;
  • Mantém os colaboradores focados nos objetivos organizacionais;
  • Fornece um foco estratégico para orientar as iniciativas de treinamento e desenvolvimento;
  • Dá aos líderes corporativos dados e ferramentas para ajudar a desenvolver e implementar suas iniciativas estratégicas.

4 passos para uma gestão estratégica de pessoas

A gestão estratégica de pessoas envolve um processo orientado para o futuro do desenvolvimento da empresa. Por isso, é importante a implantação de uma abordagem capaz de contribuir diretamente para os principais objetivos de negócios de longo prazo.

Conheça, abaixo, quatro passos para criar essa estratégia:

1- Desenvolva uma compreensão completa dos objetivos da sua empresa

Como o sucesso da gestão estratégica de pessoas depende de quão bem ela se relaciona com as metas da empresa, você precisa ter uma compreensão completa de seus objetivos e missão. Garantir uma comunicação clara tornará mais fácil formular uma estratégia eficaz de gerenciamento de recursos.

2- Avalie a capacidade dos colaboradores

Avaliar suas atuais capacidades de RH permitirá entender os talentos da empresa e como eles contribuem para cumprir suas metas e objetivos. Além disso, também será necessário realizar um inventário de habilidades de cada funcionário. Esses documentos ajudam a descobrir quais pessoas são especialistas em áreas específicas.

Também ajuda a identificar quem tem interesse em ser treinado em um aspecto específico da sua empresa. Um ótimo momento para avaliar essas habilidades é durante uma avaliação de desempenho. 

3- Estime os futuros requisitos de RH 

Após uma análise dos colaboradores e as competências da sua empresa em relação aos seus objetivos, é hora de prever as necessidades de RH. A previsão deve ser feita em relação a:

  • Demanda: é necessário fazer uma previsão em relação ao número de colaboradores com as competências associadas que serão necessárias para que as necessidades futuras da sua empresa sejam atendidas;
  • Fornecimento: analisa os colaboradores e as habilidades que estão atualmente disponíveis para ajudar sua empresa a atingir seus objetivos estratégicos.

A previsão dos futuros requisitos de RH da sua empresa também determina:

  • Novos cargos e funções necessários para garantir o futuro da empresa;
  • Habilidades exigidas pelos colaboradores atuais para assumir as responsabilidades de novos cargos e funções;
  • Se a experiência de seus funcionários é suficientemente utilizada;
  • Se o pessoal e as práticas de RH atuais podem acomodar o crescimento da empresa.

4- Determine as ferramentas necessárias para que os colaboradores concluam o trabalho

O setor de RH precisa entrar em contato com os departamentos apropriados para descobrir como as ferramentas usadas pelos colaboradores afetam sua capacidade de desempenhar suas funções. 

Por exemplo, uma auditoria de hardware e software pode ser realizada em conjunto com o departamento de TI para identificar lacunas nas ferramentas que facilitarão uma força de trabalho mais organizada.

Gestão estratégica de pessoas na prática

Após a conclusão da análise e previsão dos requisitos de RH de sua empresa, é hora de iniciar o processo de expansão de sua força de trabalho e desenvolvimento de trabalhadores atuais para equipar sua empresa para o crescimento futuro. 

Você pode alcançar a implementação de sua estratégia de gestão estratégica de pessoas fazendo o seguinte:

  • Comece pela fase de recrutamento: nesse momento, os profissionais de RH começam a buscar candidatos que possuam habilidades identificadas durante o processo de planejamento da gestão estratégica de pessoas;
  • Organize um processo de seleção: as entrevistas e outros critérios de seleção ocorrem neste momento. Perguntas da entrevista como “quais são seus requisitos salariais?” e testes relevantes serão usados ​​para avaliar se o candidato é adequado para desempenhar a função;
  • Comece a contratar candidatos: sua empresa fará uma oferta de emprego ao candidato após todas as verificações apropriadas terem sido realizadas.
  • Integração e treinamentos: a integração dos colaboradores é um fator determinante para a permanência dessas pessoas na empresa. Um pacote abrangente de integração e treinamento deve ser adotado para aumentar a retenção. Depois de integrar bem os colaboradores, outro passo importante para retê-los é mantê-los engajados.

Avaliação e ações corretivas

O setor de RH deve definir um cronograma para realizar uma revisão do planejamento de gestão estratégica de pessoas. Esta avaliação acompanhará o progresso feito e também identificará áreas de melhoria. 

A revisão deve ser feita, buscando avaliar se as mudanças estão ajudando a empresa a atingir seus objetivos. Caso negativo, ações corretivas devem ser tomadas.

Qual a principal ferramenta da gestão estratégica de pessoas?

Não há maneira certa ou errada de incorporar uma abordagem mais estratégica ao setor de RH do seu negócio. Concentrando-se no que você deseja alcançar no futuro, é possível começar a desenvolver novos objetivos de negócios.

E escolher o software certo é o primeiro passo para apoiar sua empresa nesse processo. Uma plataforma integrada e construída com base em tecnologias inovadoras, como o sistema de Gestão de Pessoas | HCM, é capaz de automatizar processos, aumentando a eficácia na realização de tarefas, minimizando erros e levando protagonismo ao setor de Recursos Humanos.

Preparado para lidar com muitas informações ao mesmo tempo, esse sistema da Senior é fundamental para a gestão estratégica de pessoas:

  • Reduz a carga administrativa do RH tradicional e liberar esses colaboradores para se concentrarem em tarefas estratégicas e de valor agregado;
  • Fornece uma visão clara das lacunas e oportunidades;
  • Permite que os profissionais de RH acompanhem o sucesso das iniciativas e façam as alterações necessárias.

Revolucione o departamento de Recursos Humanos e adote a gestão estratégica de pessoas. Conheça o sistema de Gestão de Pessoas | HCM!

Fonte: Senior