Blog > Logística 4.0: sua transportadora preparada para o futuro

Logística 4.0: sua transportadora preparada para o futuro

logistica_4.0_synergie

A quarta revolução industrial deu início a uma nova fase ultra conectada da logística, combinada com as maiores tendências em tecnologia: Internet das Coisas (IoT), Impressoras 3D, Big Data, Analytics, Realidade Aumentada e etc. Continue lendo e saiba tudo sobre esse novo conceito de logística e como ele transforma sua gestão de logística.

Com tantas inovações surgindo a todo momento, sempre existem novos métodos de conduzir os processos da sua empresa. As novas tecnologias transformam significativamente a realidade dos negócios e cada vez mais surgem novas tendências de mercado que aquecem a economia e prometem deixar os processos mais ágeis, eficientes e rentáveis. 

A Logística 4.0 traz o conceito do alto nível de automatização disponível, a digitalização das atividades, o uso de mecanismos robóticos nos processos logísticos, a agilidade no compartilhamento das informações e a computação em nuvem.  Inclusive, o varejo tem olhado de uma forma bastante estratégica para a gestão logística e muitos varejistas brasileiros têm crescido de forma consistente.

A seguir, leia sobre as mudanças e tendências que a Logística 4.0  traz às empresas, quais os seus benefícios e os principais desafios ao implementar esse novo conceito no seu negócio. Vamos lá!

Impactos e mudanças da Logística 4.0

Mais do que uma tendência, a indústria 4.0 é a nossa realidade. Para garantir destaque no mercado é preciso investir em tecnologia, desenvolver processos e equipes com potencial analítico e demais recursos que aumentem o potencial e os diferenciais da sua empresa. 

E com a logística não seria diferente! É hora de repensar os seus processos e focar em novas formas de desenvolver e otimizar a sua logística através da tecnologia. 

Transparência e integração dos processos

A área logística é conhecida pelas suas necessidades complexas, principalmente quando falamos de controle de transporte de carga, por exemplo. Muitos processos ainda são feitos manualmente, o que acaba resultando em um alto nível de erros para as empresas. Com a logística 4.0 esses processos passam a ser monitorados através de sistemas que garantem precisão e contribuem no aumento da eficiência operacional, diminuem o lead time, melhoram a conectividade e fornecem uma visão integrada e mais transparente da cadeia de suprimentos.  Com as soluções de logística da Senior, por exemplo, é possível ter controle total sobre cada etapa da operação logística. 

Profissionais propensos à inovação

Porém, a tecnologia não funciona sozinha. Mesmo que em muitos casos ela opere para reduzir trabalhos manuais, profissionais capacitados e que estejam adaptados às inovações são essenciais para que todas essas otimizações que a tecnologia possibilita sejam realmente efetivas.

Controle da cadeia de suprimentos

Como falamos anteriormente, na logística 4.0 todos os processos são observados com um olhar integrado. Hoje um dos principais erros das empresas é avaliar departamentos separadamente, como se os setores fossem independentes e não influenciassem nas outras áreas. 

Com uma visão diferente dos processos como um todo, as tomadas de decisão são mais rápidas e precisas, já que todos os envolvidos na cadeia de suprimentos entendem as influências de cada área na sua função e como o próprio trabalho é fundamental para as outras etapas do processo. 

Como a logística 4.0 beneficia a minha empresa?

Com as mudanças que a logística 4.0 promove, um novo patamar do setor é atingido. Todo o processo se torna muito mais assertivo, inteligente e eficiente. Observe:

Redução de erros e perda de ativos

As vantagens de ter processos digitalizados, inteligentes e autônomos garante uma precisão muito maior na hora de monitorar estoques. Com isso, a necessidade de retrabalho é menor e a probabilidade de acontecerem problemas que comprometam entregas, custos e produtividade também fica muito menor.

Otimização de frotas e eficiência de roteirização

Com as tecnologias disponíveis no mercado já é possível controlar frotas em tempo real e definir rotas inteligentes, baseadas em indicadores que garantem a redução de custos e tempo de entrega da mercadoria. Além disso, com uma entrega mais ágil e prazos de entrega menores a satisfação do cliente também aumenta.

Aumento da eficiência operacional

Ao longo dos próximos anos, a tendência é que o setor de logística alcance níveis cada vez mais altos de eficiência operacional a medida que a Internet das Coisas conecta todas as etapas do processo. No transporte de cargas, por exemplo, há um rastreamento e monitoramento de mercadorias mais rápido e preciso.

Gestão baseada em dados

Quando você trabalha com tecnologia, há a geração de dados e indicadores que facilitam a tomada de decisão e permitem que os gestores tomem observem a performance do seu negócio através da análise de relatórios gerados pelo sistema. É preciso criar uma rotina e cultura de gestão baseada em dados para aproveitar essa parte analítica como uma bússola que indica a direção certa para o seu negócio.

O que esperar para o futuro da logística?

No Brasil e no mundo já existem diversas soluções revolucionárias que seguem o conceito do que é a logística 4.0. Separamos algumas tendências que prometem ganhar ainda mais força nos próximos anos e que as empresas devem estar preparadas para aderir. Curioso sobre o assunto? Confira abaixo: 

Caminhões autônomos

Em grandes potências mundiais, os projetos de carros autônomos já são realidade. Apesar de no Brasil essa realidade ainda estar distante, a tendência é que essa novidade esteja presente na maioria dos países no futuro. 

Drones

Engana-se quem pensa que os drones são equipamentos utilizados apenas para captar imagens aéreas. Os equipamentos utilizados por profissionais da fotografia também fazem parte das fortes tendências de tecnologia para o futuro da logística. É provável que muito em breve os equipamentos sejam usados com o objetivo de acelerar as entregas de compras em sites.

Impressoras 3D

As impressoras 3D são capazes de materializar peças de diferentes tamanhos e capacidade. Na logística, essa tecnologia pode ser usada para facilitar a produção de maquinários e veículos, por exemplo. Assim, a forma de fabricar algumas mercadorias se tornará totalmente automatizada, como uma produção em massa.

Para preparar a sua empresa para esse novo modelo de negócio é necessário estar por dentro das soluções modernas que surgem e refletir constantemente sobre caminhos futuros para o seu negócio. 

Fonte: Senior