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Soft skills: como o RH pode atuar com as habilidades sociais

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Embora ninguém possa estar completamente preparado para o que pode enfrentar na vida, existem competências que tornam a jornada mais fácil ou mais satisfatória. Este conjunto de características tem muitos nomes. Alguns as chamam de bom senso, outros se referem como sabedoria prática. Nos círculos profissionais, elas são chamadas de soft skills e são fundamentais nas habilidades do profissional do futuro. Conheça o que são soft skills, a diferença entre softs kills e hard skills, como avaliar, desenvolver e as soft skills mais demandadas pelas empresas e como o RH pode atuar na prática com as habilidades sociais! 

Entenda o conceito de soft skills

O que são soft skills? Elas são definidas como uma combinação de traços de personalidade, comportamentos e atitudes sociais que permitem às pessoas se comunicarem com eficácia, colaborarem e administrarem conflitos com sucesso.

Pessoas com boas soft skills tendem a ter forte consciência situacional e inteligência emocional para navegar em ambientes de trabalho difíceis e, ao mesmo tempo, produzir resultados positivos. Isso é especialmente importante para posições de liderança, porque, afinal, um bom líder precisa gerenciar pessoas e direcionar seus esforços para o resultado desejado, em vez de aplicar quaisquer hard skills específicas.

Outro benefício das soft skills no local de trabalho é que elas ajudam as pessoas a se adaptarem às novas circunstâncias. Ser capaz de ter equilíbrio durante um período de incerteza ou colaborar com outras pessoas quando as soluções não são imediatamente óbvias é extremamente importante para profissionais em posição de liderança ou não.

A diferença entre softs kills e hard skills

Soft skills estão relacionadas à sua inteligência emocional e à habilidade natural de interagir bem com os outros. Elas são úteis em todos os setores e tipos de trabalho. Já as hard skills são habilidades técnicas ou outras competências específicas do trabalho que são aprendidas por meio de educação ou treinamento.

A seguir, você confere algumas das diferenças básicas entre hard skills e soft skills:

Traços importantes das soft skillsTraços importantes das hard skills
Útil em todos os setoresEspecíficos de uma função
Habilidades naturaisAprendidas por meio de treinamentos
Relacionados à inteligência emocionalTêm bases em conhecimentos técnicos

Como desenvolver soft skills? O papel do RH

Como a automação e a inteligência artificial mudaram drasticamente a natureza do trabalho, os colaboradores devem ajustar as habilidades sociais e emocionais que as máquinas não podem dominar. Na prática, as soft skills são mais difíceis de determinar em um currículo ou entrevista de emprego, complicadas de medir e podem ser desafiadoras para ensinar.

Desenvolver as soft skills necessárias e garantir que os colaboradores e, por sua vez, as organizações estejam preparados para o sucesso não é tão simples quanto assistir a um vídeo de treinamento. Em vez disso, as empresas devem mudar os processos e comportamentos – uma tarefa muito mais difícil.

A avaliação é um primeiro passo importante. O dimensionamento da lacuna de soft skills é desafiador, uma vez que eles normalmente carecem de avaliação sistemática e mecanismos de certificação. Os departamentos de RH devem estar equipados com uma estrutura que codifique as competências pessoais e defina seus respectivos critérios de avaliação.

É preciso se perguntar: ‘quais habilidades sociais nossos colaboradores possuem e quais são as habilidades desejadas que queremos que nossa equipe demonstre?’ Essas soft skills devem estar inseridas na cultura da empresa e o desenvolvimento contínuo deve ser sempre incentivado. Isso não é apenas crucial para o negócio, mas também para o crescimento individual e pessoal.

Requalificação em escala é uma preocupação e prioridade para 80% dos executivos de nível C em todo o mundo, de acordo com uma pesquisa da McKinsey. Conforme os números apontam, será necessário requalificar porções significativas da força de trabalho nos próximos cinco a dez anos, sendo que o desenvolvimento das soft skills é um elemento-chave.

As 3 soft skills mais demandadas pelas empresas

As soft skills são vitais e podem impactar a mentalidade, a liderança, as atitudes e os feedbacks. Aqui, estão três das habilidades sociais mais procuradas que os empregadores podem ajudar os profissionais a desenvolver e fortalecer:

Comunicação

A comunicação eficaz é uma arte. Frequentemente, o foco é unilateral, quando na verdade um processo eficaz depende de uma conexão. A comunicação ocorre com sucesso apenas quando uma mensagem, seja falada, gravada ou escrita, foi recebida, interpretada e causou uma resposta.

Uma boa comunicação entre clientes e fornecedores, por exemplo, é vital para manter uma empresa operando sem problemas. A comunicação eficaz pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso nos negócios e é uma habilidade essencial no local de trabalho.

Autoconfiança

A autoconfiança é uma forma de pensar. Quando alguém se sente confiante, terá um desempenho melhor. Ter confiança permitirá que um colaborador dê o melhor de si e se concentre em sua função de maneira mais independente, mesmo que esteja concluindo projetos ou tarefas pontuais com as quais não está familiarizado. 

Um funcionário confiante tem mais probabilidade de ser produtivo e motivado, dar um bom exemplo para os outros membros da equipe e fornecer contribuições positivas. Quem se mostra confiante também será melhor recebido pelos clientes e ajudará a construir a imagem da marca.

Resiliência

Qualquer um pode aprender a ser resiliente. Com algum tempo e esforço, a resiliência pode ser construída e ter um impacto extremamente positivo sobre como alguém lida com um contratempo ou uma situação de alto estresse. 

Os colaboradores mais resilientes aceitam mudanças, desafios e os veem como oportunidades de crescimento. O desenvolvimento da resiliência pessoal também pode ajudar alguém a ver a situação de uma nova perspectiva e ajustar seu comportamento para fazer uma mudança positiva em benefício da empresa.

Como avaliar soft skills em uma entrevista de emprego

Identificar e avaliar as soft skills de pessoas que, por exemplo, se candidatam ou já exercem uma vaga não é uma tarefa fácil: essas qualidades costumam ser intangíveis e não podem ser medidas simplesmente observando quais habilidades pessoais cada um inclui em seu currículo.

Além disso, durante o processo de recrutamento, os candidatos tentarão se apresentar da forma mais positiva. Portanto, é seu trabalho se aprofundar para descobrir o que eles realmente podem trazer para ‘jogo’ em termos de soft skills.

Veja, abaixo, 4 dicas importantes de como avaliar soft skills em uma entrevista de emprego

  1. Saiba de antemão o que você está procurando em possíveis contratações e faça as mesmas perguntas para todos os candidatos

Antes de iniciar o processo de entrevista para uma função, considere que tipo de soft skills são importantes e prepare perguntas específicas para avaliá-las. Esta etapa é importante para conhecer todos os candidatos de forma objetiva.

Por exemplo, em uma função de vendas, ter boa comunicação é fundamental. Ao preparar perguntas específicas que medem como os candidatos usam suas habilidades de comunicação no trabalho, é mais provável que você encontre alguém que possa realmente interagir com os clientes de forma com clareza e eficácia.

  1. Faça perguntas comportamentais para saber como os candidatos usaram soft skills em empregos anteriores.

Comportamentos anteriores indicam como os candidatos se comportam em ambientes de negócios, portanto, também podem ser usados como uma avaliação de soft skill. Por exemplo, você pode fazer perguntas direcionadas para saber se eles resolveram conflitos, administraram tarefas urgentes ou como trabalharam em projetos em grupo.

  1. Use cenários hipotéticos, jogos e atividades que testem soft skills.

É sempre útil simular as obrigações do trabalho para testar como os candidatos abordariam as tarefas e desafios regulares. Isso porque cada trabalho, equipe e empresa são diferentes e você deseja encontrar um candidato que se adapte ao seu ambiente único.

Por exemplo, uma atividade de simulação pode ajudá-lo a avaliar se os vendedores possuem as habilidades de negociação procuradas. Ou você pode usar um exercício baseado em jogos para identificar candidatos que resolvem problemas de forma criativa.

  1. Preste atenção às respostas e reações dos candidatos durante as entrevistas.

Você pode aprender muito sobre as soft skills dos candidatos por meio de perguntas e tarefas específicas para cada função. Por exemplo, um candidato pode alegar ter excelente atenção aos detalhes, mas se sua tarefa por escrito apresentar muitos erros de digitação, esse será um sinal de alerta. Da mesma forma, quando um candidato lhe dá respostas claras e bem estruturadas, é uma indicação de que ele é se comunica bem.

A tecnologia como ferramenta fundamental na gestão das soft skills

Ter a ajuda de uma tecnologia de ponta é de extrema importância para colocar em prática tanto a avaliação quanto o desenvolvimento das soft skills dentro da sua empresa. 

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Perguntas Frequentes: Tire as suas dúvidas sobre Soft skills

O que são soft skills?

As soft skills são atributos pessoais que aumentam a consciência situacional e de entrega de um trabalho. Sendo assim, o termo costuma ser usado como sinônimo de habilidades pessoais ou inteligência emocional.

Alguns exemplos de soft skills incluem:

Alguns exemplos de habilidades sociais incluem:

  • Comunicação
  • Trabalho em equipe
  • Liderança
  • Solução de problemas

Qual é a diferença entre hard skills e soft skills?

As hard skills são habilidades mensuráveis obtidas por meio de educação, treinamento, certificações e experiência profissional. Já as soft skills são a mistura de habilidades sociais e interpessoais, traços de caráter e atitudes profissionais que todos os empregos exigem.

Qual é a importância das soft skills na gestão de projetos?

A condução eficaz de projetos é uma atividade que exige um conjunto específico de soft skills. Com essas habilidades, os profissionais têm condições de driblar os desafios e melhorar continuamente a qualidade das entregas. 

Veja algumas das soft skills importantes para a gestão de projetos:

  • Comunicação visual e verbal
  • Criatividade 
  • Atenção aos detalhes 
  • Escuta ativa
  • Paciência
  • Estética 
  • Gerenciamento de tempo 
  • Motivação 
  • Saber lidar com críticas

Qual a importância das soft skills no mercado de trabalho?

As soft skills melhoram a capacidade de trabalhar com outras pessoas e têm um impacto positivo no avanço da carreira. Diante do avanço tecnológico, as habilidades sociais, centradas no ser humano, são cada vez mais valorizadas. Do ponto de vista da organização, a contratação de funcionários com soft skills avançadas impacta significativamente na capacidade de entrega, na qualidade dos serviços e produtos e no crescimento do negócio. 

Quais são as soft skills mais demandadas pelos empregadores?

As soft skills mais procuradas são as seguintes:

  • Gerenciamento de tempo
  • Comunicação
  • Adaptabilidade
  • Solução de problemas
  • Trabalho em equipe
  • Criatividade
  • Liderança
  • Habilidades interpessoais
  • Ética de trabalho
  • Atenção aos detalhes

Como desenvolver soft skills?

Soft skills são habilidades não técnicas e, por isso, não podem ser ensinadas em uma tarde de treinamento. Sendo assim, a melhor maneira de adquirir novas soft skills é investindo no seu desenvolvimento pessoal.

Fonte: Senior