Blog > Work-life balance: vida profissional e pessoal equilibrada.

Work-life balance: vida profissional e pessoal equilibrada.

O equilíbrio entre esses dois aspectos da vida é importante por uma série de fatores. Empresas que têm um olhar atento para esse conceito aumentam significativamente questões como produtividade, satisfação e felicidade na realização das tarefas

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar da expressão work-life balance, é pouco provável que você desconheça totalmente o conceito. O termo se refere à harmonia entre a vida pessoal e profissional e a importância de manter um equilíbrio saudável entre esses dois aspectos da vida. Diferente do que muitos podem pensar, conquistar esse equilíbrio não deve ser uma tarefa apenas do profissional, mas sim um esforço compartilhado também com a empresa.

O que é work-life balance?

Work life balance é um termo que surgiu nos anos 70, mas foi com o início da era digital que ganhou força. Com o advento da internet e das tecnologias mobile, passamos a estar muito mais conectados, inclusive nos fins de semana através do celular. 

Isso tornou mais complicado estabelecer uma divisão bem delimitada do tempo entre trabalho e vida pessoal. Com a rotina de muitos profissionais atuando em home office, esse desafio se intensificou ainda mais, já que o espaço doméstico passou a se misturar com o espaço de trabalho. 

O trabalho é apenas uma parte da vida das pessoas e esses indivíduos têm outras responsabilidades como buscar os filhos na escola, serem pais/mães, maridos/esposas, filhos(as), namorados(as), precisam ir no mercado, arrumar a casa, necessitam de um tempo de lazer com família e/ou amigos, etc.  

O work-life balance trata de olhar justamente para essas várias necessidades das pessoas para que exista uma harmonia entre ser responsável com as atividades profissionais e conseguir realizar as entregas necessárias, mas sem que isso impacte na vida pessoal/social. 

Claro que o work-life balance não é uma ciência exata que define uma quantidade específica de horas para o trabalho e para a vida pessoal, mas sim o intuito e a distribuição do tempo necessário à satisfação das necessidades específicas de cada pessoa.

Em virtude dessa dificuldade de equilíbrio, surgiu ainda um outro conceito relacionado: o work-life integration, ou traduzindo, a integração entre a vida profissional e pessoal. 

Jeff Bezos, proprietário da Amazon, acredita que a vida é um círculo, no qual existe uma integração entre esses dois aspectos. Se o colaborador está feliz na vida pessoal, estará bem no trabalho e se está bem no trabalho tem muito mais chances de estar bem também na vida pessoal. “Se estou feliz no trabalho, volto para casa com uma energia tremenda”, afirmou. 

Quais as vantagens de aderir ao work-life balance

O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é importante por uma série de fatores. Empresas que têm um olhar atento para esse conceito aumentam significativamente questões como produtividade, satisfação e felicidade na realização das tarefas e reduzem a possibilidade de problemas de saúde (física e mental) entre os colaboradores, turnover e absenteísmo relacionado ao estresse.

Impacto do work-life balance nas empresas

Boas práticas podem ser seguidas pelas empresas para contribuir para uma cultura de work-life balance sem prejuízo para os negócios, muito pelo contrário: com a possibilidade real de conseguir melhor engajamento, minimizar estresse e aumentar a produtividade.

 Algumas empresas podem até pensar que um colaborador produtivo é aquele que trabalha sempre até mais tarde ou que não pensa em mais nada que não seja o trabalho, mas isso não é a realidade. 

Um colaborador feliz, com tempo para suas necessidades pessoais, tende a render muito melhor do que um que esteja o tempo inteiro sobrecarregado por suas funções profissionais. Garantir um equilíbrio potencializa o foco e a concentração da equipe, o que naturalmente melhora a performance.

Para isso, é necessário olhar para alguns aspectos que podem auxiliar o RH das empresas a aderirem uma cultura work-life balance.

Flexibilidade

As melhores empresas para se trabalhar entendem que os colaboradores são pessoas e que, eventualmente, precisam se ausentar para resolver questões pessoais. Empresas flexíveis dão mais autonomia para que os indivíduos organizem sua própria rotina de atividades, proporcionando melhores condições para uma boa saúde mental. 

Ter a flexibilidade no trabalho como um processo cultural da organização demonstra o lado mais humano da empresa, além de configurar entre os colaboradores como um benefício a mais para se sentirem motivados a evoluir a própria carreira dentro da companhia. 

Horas extras X banco de horas

A empresa precisa estar atenta para aquele colaborador que costuma sempre trabalhar muito além da sua jornada. Sabemos que imprevistos acontecem e que eventualmente pode surgir aquele projeto de última hora que necessita de um tempo  além do expediente. Mas quando isso se torna rotina, um alerta deve ser aceso e a prática avaliada e mitigada. 

Outro ponto que precisa ser observado é nas empresas que oferecem banco de horas ao invés de pagar horas extras. É uma prática comum no mercado e não há nada errado nisso. Mas é preciso que seja uma situação de ganha-ganha. 

A empresa ganha em não precisar pagar a mais para os colaboradores nessas ocasiões e os colaboradores ganham ao poder definir suas folgas de acordo com suas necessidades.A partir do momento que essas folgas só puderem ser pegas com a definição da empresa, o colaborador passa a não ter mais vantagens nesse sistema.

Impacto do work-life balance nos colaboradores

Para os colaboradores o impacto dessa cultura está totalmente voltado ao tempo para cuidar de si e realizar outros projetos que não sejam os profissionais. Ter uma vida pessoal plena significa que existe um ser humano em construção e que o trabalho é uma parte do todo, mas não é o início e o fim do propósito da vida dele.

Além disso, ter esse equilíbrio, dá às pessoas mais saúde física e mental. Problemas cardiovasculares, no estômago, dores crônicas pelo corpo e até o tão falado ultimamente: burnout, podem ser evitados com práticas simples. 

Tecnologia contribui para uma cultura work-life balance

Além de uma cultura adequada ao conceito, ter tecnologias que  reduzam o tempo das equipes para executar as tarefas também auxiliam na manutenção desse equilíbrio. A Senior cria e desenvolve soluções que entregam eficiência às empresas para uma gestão assertiva e estratégica e para a agilidade na execução de tarefas. 

Utilizar a tecnologia a favor da empresa para dar mais tempo para o time se dedicar às outras atividades, inclusive as pessoais, garante mais eficiência no trabalho. 

Conheça os produtos da Senior, como o HCM para Gestão de Pessoas e o ERP para Gestão Empresarial e veja como eles podem contribuir com a cultura de work-life balance do seu negócio.

Fonte: Senior