Blog > Cloud ERP: tudo sobre o sistema de gestão na nuvem

Cloud ERP: tudo sobre o sistema de gestão na nuvem

blog_synergie_erp_cloud-2.jpg

Conheça as vantagens do Sistema Cloud ERP e entenda as principais diferenças entre a versão local e na nuvem! Leia o artigo completo escrito por um especialista da Senior.

Com os avanços tecnológicos, os sistemas de gestão na nuvem — também conhecidos como Cloud Platform — estão se popularizando cada vez mais, mas ainda existem relutâncias por parte de muitas empresas em hospedar seus ERPs em ambientes virtuais.

Nos últimos anos, como forma de diminuir despesas, a utilização de Cloud ERP systems se tornou uma opção muito bem-vinda, principalmente por ser um modelo bem mais prático de uso. Neste artigo vamos esclarecer o que é um ERP na nuvem, como funciona e quais os principais benefícios para sua empresa.

O que é e como funciona o Cloud ERP?

De forma resumida, ERP na nuvem é um sistema de gestão empresarial acessível via internet – os dados ficam hospedados no servidor do fornecedor e a ferramenta pode ser utilizada online, de qualquer lugar e qualquer hora.

Vale lembrar que:

ERP é abreviação do nome Enterprise Resource Planning – esse tipo de sistema tem como objetivo integrar todas as áreas da empresa em uma única plataforma, que pode ser tanto local quanto na nuvem.

Para a instalação do ERP local é necessário ter uma infraestrutura básica de TI dentro da empresa, além de pessoas capacitadas para manutenção e cuidados da estrutura. Já a versão hospedada na nuvem requer menos esforço para ser instalada e mantida.

A utilização do Cloud ERP, software de gestão empresarial online, traz muitas vantagens, pois conta com tecnologias que auxiliam o dia a dia da empresa, podendo ser usado em diversos segmentos. Seu objetivo é auxiliar no planejamento de funções da empresa como um todo, potencializando

resultados através de relatórios digitais detalhados e atualizados de cada um dos setores analisados.

Quais áreas podem se beneficiar do Cloud ERP?

Algumas das áreas que podem utilizar esse programa são:

  • Comercial;
  • Capital humano;
  • Logística;
  • Financeiro;
  • Contabilidade;
  • Estoque;
  • Análises de riscos.

Como a utilização do Cloud ERP é possível ter acesso a uma maior integração de dados, informações e relatórios de forma eficiente. A sua utilização possibilita que os processos de vendas ocorram sem erros, aumentando a organização e agilidade da sua equipe.

Para entender um pouco melhor como funciona o Cloud ERP na prática, vamos analisar as três partes principais que compõem a sua estrutura e fornecem as funcionalidades necessárias para a sua usabilidade.

  1. Aplicação: nessa seção do software, são inseridas as informações usadas nas operações das empresas.
  2. Banco de dados: nessa seção ficam armazenados os dados informados anteriormente para uso futuro.
  3. Framework: camada que pode ser personalizável de acordo com a demanda da empresa, é a “tela” do Cloud ERP.

Um dos benefícios do software ERP é ser um sistema operacional totalmente online, que permite o gerenciamento dos dados em um único local de forma interligada com qualquer dispositivo.

Com a armazenagem de dados ERP na nuvem, a segurança das informações é garantida, além de permitir o acesso à sua plataforma de qualquer lugar do mundo. Com tantas praticidades, esse serviço vem sendo muito utilizado por grandes, médias e pequenas empresas.

Onde fica hospedado o sistema ERP Cloud?

O sistema de gestão Cloud ERP fica hospedado em servidores remotos. Esses servidores podem ser acessados pela internet a qualquer momento a partir do centro de operações da sua empresa. Com a contratação do serviço fornecido de Cloud ERP, o provedor se torna responsável por todos os reparos e manutenções necessários do serviço disponibilizado.

Quais são as vantagens de ter um sistema de Cloud ERP na sua empresa?

Velocidade

Com o sistema ERP, é possível automatizar os fluxos operacionais. Dessa forma, os processos internos da sua empresa passam a ser mais dinâmicos e ágeis, trazendo velocidade para o dia a dia.

Decisão assertiva

Com a visualização facilitada dos indicadores estratégicos do seu business processes, é possível tomar decisões de forma rápida e estratégica, baseadas nos dados disponibilizados que o Cloud ERP oferece. 

Economia

Com o sistema Cloud ERP, também é possível reduzir custos. Nele, tudo é virtual, dispensando a impressão de documentos e relatórios físicos. Sem falar de toda a economia com a manutenção do sistema que, como comentado antes, fica por conta do provedor da plataforma. 

Mobilidade

A mobilidade também foi um ponto levantado anteriormente. Como o sistema Cloud ERP possui sua hospedagem na nuvem, não é necessário estar próximo ao servidor para utilizar os serviços, sendo possível acessar o conteúdo do sistema a qualquer momento e de qualquer local, garantindo o acompanhamento de informações importantes em gráficos e relatórios através de dashboards, painéis de indicadores úteis para uma rápida visualização dos negócios da empresa.

Segurança

Como o provedor da tecnologia é o responsável pela segurança da plataforma na nuvem, a empresa pode ficar tranquila em relação a esse aspecto, pois todas as informações estarão seguras no servidor da provedora do serviço, incluindo: backups periódicos, ferramentas de controle do ambiente e políticas de disaster recovery.

Flexibilidade máxima em aplicativos ERP

Na nuvem, adaptáveis, fáceis de usar e baseados nas melhores práticas. Tanto para customizar processos de negócio, usar a nuvem pública ou privada ou pagar apenas pelo serviço necessário, a flexibilidade impera. Além disso, os ERPs cloud contam com interfaces otimizadas para o acesso via dispositivos móveis, permitindo o acompanhamento da operação e decisões a qualquer hora e lugar.

Produtividade aumentada

 Muitas possibilidades tornam as tarefas mais ágeis e práticas. Desse modo, a empresa tem mais integração, velocidade no preenchimento de formulários e planilhas, comunicação e redução de insumos. Por conta de tudo isso, a produtividade e a economia têm tudo para aumentar.

Qual a diferença entre ERP na nuvem e ERP local?

Já que muitas possibilidades tornam as tarefas mais ágeis e práticas. Desse modo, a empresa tem mais integração, velocidade no preenchimento de formulários e planilhas, comunicação e redução de insumos. Por conta de tudo isso, a produtividade e a economia têm tudo para aumentar.

São muitas as diferenças entre os sistemas de gestão locais e os na nuvem, especialmente no que se refere às questões de custo e implementação. Mas, para deixar claro, a maior diferença é que um ERP na nuvem deve ser acessado pela internet, através de um aplicativo ou por navegador web. Em outras palavras, a aplicação não fica armazenada dentro da empresa, mas em um data center terceirizado.

Já que o modelo de uso é mais flexível, o pagamento do ERP da nuvem também muda completamente. Faz parte do SaaS (Software as a Service), onde as empresas pagam por ele mensalmente, de acordo com os módulos utilizados ou o número de usuários.

Por outro lado, o ERP local, assim como o nome diz, é executado em uma infraestrutura local. Nesse caso, a empresa precisa dispor de mais recursos físicos, usando máquinas e equipamentos para rodar a aplicação.

O mercado de ERP na nuvem está crescendo 10% ao ano, segundo a Markets & Markets. Empresas de todos os portes estão usando o novo modelo, tanto para reduzir seus custos de manutenção quanto para aumentar a eficiência. Sua empresa não pode ficar de fora dessa atualização. Para as pequenas e médias, as vantagens de ter um ERP cloud são ainda maiores.

Como o ERP pode melhorar a gestão do seu negócio? Case de Sucesso – Cooperativa Cotrirosa:

A Cotrirosa é uma cooperativa de agropecuária que atua em 16 municípios, possui 25 unidades e continua em fase de expansão. Nossas soluções levaram mais agilidade na hora das suas tomadas de decisão.

  • Anteriormente, as informações eram controladas por planilhas, hoje tudo faz parte de um único sistema que gera as informações estratégicas para as áreas gestoras.
  • Outra solução também apresentada foi a condição de customização do sistema utilizado. A praticidade da utilização do Cloud ERP solutions na Cotrirosa e agilidade nas tomadas de decisões foram essenciais para o seu crescimento. Isso tudo auxiliou tanto nas necessidades da cooperativa como na automatização de seus processos, que antes eram feitos manualmente e sujeitos a falha.
  • Também foi possível fazer uma integração com sistemas especialistas de cada área, permitindo que todos estivessem em um banco de dados único. Essa tecnologia contribuiu para uma maior segurança nos processos e integridade dos dados.

Que tal levar mais agilidade para sua empresa com um sistema inteligente de gestão? Saiba mais sobre o Sistema ERP da Senior.

fonte: Senior