Blog > Tudo o que você precisa saber sobre contratar e manter seu sistema ERP na nuvem

Tudo o que você precisa saber sobre contratar e manter seu sistema ERP na nuvem

Entenda como funciona um sistema ERP na nuvem, suas características e principais vantagens desse modelo de software.

O avanço da tecnologia trouxe maneiras mais fáceis e eficientes de utilizar um software na gestão empresarial. Se tradicionalmente as companhias apostavam em sistemas distribuídos por meio de servidores, atualmente a realidade é bem diferente.

Nesse caso, estamos falando dos sistemas ERP na nuvem. Essa modalidade de software traz uma série de benefícios e potencializa os resultados de qualquer gestor empresarial. 

Dito isso, preparamos um conteúdo especial para entendermos as principais características e quais são as vantagens dos softwares em nuvem. Continue lendo para conhecer mais detalhes. Boa leitura!

O que é um ERP?

O ERP é um sistema integrado de gestão capaz de organizar todo o volume de informação gerada pela empresa.

Pense em seu negócio. Certamente, diversas áreas o compõem, desde o RH, estoque, financeiro e compras. Essa lista vai depender do ramo de atuação da empresa e pode variar de negócio para negócio.

Assim, cada área tem os seus próprios dados. Imagine se cada setor armazenar essas informações de forma individual, viraria uma bagunça de documentos e planilhas, não é mesmo?

Desse modo, um sistema ERP garante justamente que essas informações possam ser facilmente encontradas e estejam disponíveis em um único lugar, facilitando o acesso de todos os setores, cruzando dados de maneira prática e, principalmente, otimizando a gestão, já que uma análise de toda a empresa se torna mais fácil e assertiva. 

Uma tomada de decisões que envolva, por exemplo, controle financeiro, gestão de suprimentos ou gestão de colaboradores, será feita sem que todos os dados precisem ser solicitados individualmente para cada setor. Basta uma pesquisa rápida no ERP para descobrir as informações pertinentes.

Benefícios de utilizar um ERP

Confira de forma resumida os principais benefícios que um sistema ERP instalado e utilizado de maneira eficiente traz a sua empresa:

  • Otimização de processos: com todas as informações reunidas, fica visível quais processos trazem benefícios e quais precisam ser melhorados ou eliminados. Nesse ponto, a automação dos processos torna as rotinas mecânicas e repetitivas mais simples, o que ajuda a reduzir o tempo gasto nas tarefas;
  • Aumento da produtividade: contar com um ERP é uma ótima forma de aumentar a produtividade, já que o tempo utilizado para preencher dados ou realizar um recadastro diminui drasticamente com o uso;
  • Redução de erros com os dados: por ser um sistema inteligente e que vem ganhando melhorias com o passar dos anos, o ERP é extremamente confiável, eliminando a chance de perda dos dados.

Onde é instalado o ERP?

O ERP, é um software moldado para sua empresa, suas necessidades e setores particulares, ele pode ser usado na sua empresa de duas formas:

Sistema ERP local

Essa forma de instalação do ERP faz uso de um local físico, por meio de servidores, para funcionar. Além do espaço e dos equipamentos, que encarecem a operação, a empresa também precisa de um time dedicado para fazer o gerenciamento do servidor.

O ERP local é acessado direto nos computadores ligados ao servidor. Ou seja, não é possível acessar o sistema fora do espaço físico da empresa.

Sistema ERP na nuvem

Já o sistema ERP na nuvem fica hospedado em um servidor da internet. Nessa instalação o acesso se dá de forma online, podendo ser feita de qualquer lugar com conexão, inclusive nos telefones celulares.

Ou seja, o sistema ERP na nuvem pode ser utilizado de qualquer lugar do mundo, o que dá uma flexibilidade extrema para os colaboradores.

Vantagens da implementação de ERP na nuvem

Agora que você já conhece a diferença entre os dois modos de utilizar o ERP, confira as 4 principais vantagens de utilizar o sistema na nuvem:

1 – Fácil acesso e maior mobilidade

Como o sistema de ERP na nuvem é acessado de forma online e de diversos aparelhos, sua funcionalidade se torna simplificada e prática.

Durante a pandemia da COVID-19 esse benefício se tornou notório. Gestores e colaboradores puderam acessar e alimentar o sistema, sem precisarem estar no escritório para isso.

Manter o sistema de forma online também garante maior velocidade de processamento das informações, possibilitando a atualização de dados e gráficos em tempo real.

2 – Maior garantia de segurança dos dados

A nuvem armazena todos os dados com os mais avançados protocolos de segurança, evitando tanto uma possível perda de dados, quanto ataques de hackers. E alguns recursos, como a autenticação de login em dois fatores, contribuem ainda mais para essa segurança.

3 – Redução dos custos para manutenção do sistema

Utilizar o sistema ERP na nuvem vai eliminar a necessidade de se ceder espaço físico da empresa para que os dados sejam armazenados. Retirando também a necessidade do investimento em maquinário próprio e seguro para guardar as informações e de recurso humano especializado para a manutenção.

Como o espaço onde todos os dados são armazenados não precisa ser cedido pela empresa, os custos de implementação de ERP na nuvem, assim como os gastos para o manter, são bem menores

4 – Atualização constante para toda a empresa

A última grande vantagem do sistema ERP em nuvem é a capacidade de atualização constante, sem qualquer interferência ou consequência ao usuário. Nesse sentido, ao acessar o sistema, todos os colaboradores já estarão, automaticamente, com a última versão do software.

Procurando soluções para implementar o sistema ERP na nuvem? Conte conosco!

A Synergie é um canal oficial da Senior e está pronta para te ajudar a implementar o sistema ERP na nuvem de maneira personalizada e eficaz. Com soluções de gestão para todos os tipos de negócio, temos a expertise de anos no mercado ajudando os parceiros a conquistarem mais resultados.Confira nossos segmentos de atuação ou as soluções que disponibilizamos para os clientes. Se preferir, entre em contato e fale diretamente com nossos consultores para demonstrações e outras informações.