Blog > Como inovar na gestão empresarial

Como inovar na gestão empresarial

como inovar na gestão empresarial

Saiba porque inovar na gestão empresarial é essencial para manter a competitividade do seu negócio.

A gestão empresarial é o que dá vida às organizações, e inovar nessa área é acreditar que o seu negócio merece um lugar no futuro. Mesmo reconhecendo a importância da prática, muitas empresas não tem um plano sólido para inovar na gestão empresarial – elas esperam que ideias surjam num raio de inspiração.

Agir dessa forma pode trazer um ou outro sucesso, mas não é um modelo sustentável, sobretudo quando várias companhias estão promovendo um estímulo à inovação diária. Confira como você pode reverter o cenário, levando a inovação para as raízes da sua empresa!

Por que começar a inovar na gestão empresarial?

Com o número e a variedade dos competidores cada vez maior, além de consumidores se tornando mais exigentes, a única forma de garantir relevância é construir um caminho diferenciado, entregando soluções únicas para o mercado – o que só é possível através da inovação.

Ela até pode ocorrer de forma espontânea em uma companhia, graças ao trabalho de profissionais criativos. Se a gestão empresarial não estiver à frente desse movimento, no entanto, ele certamente perderá sua força – e os colaboradores engajados que deram os passos iniciais podem até buscar espaço em outra organização.

Como começar a inovação na gestão empresarial?

Inovar com sucesso é alcançar um equilíbrio: não devemos ignorar qualquer ideia para fazer as coisas de forma diferente, mas também não podemos aceitar todas elas.

A saída está numa boa gestão da inovação, que seja capaz de:

  • Criar um ambiente seguro onde todos os colaboradores possam apresentar suas sugestões;
  • Encontras as propostas mais interessantes, através de uma abordagem racional e assertiva;
  • Transformar essas ideias em projetos e garantir a sua execução.

Com as dicas abaixo, você pode criar uma estrutura de gestão para atender às três demandas da inovação.

Promova a cultura de inovação na empresa

Uma cultura de inovação faz com que todos os novos projetos trabalhem de forma integrada à organização, combinando autonomia e responsabilidade. Ela também possibilita a circulação permanente de ideias, garantindo um ambiente estimulante e recompensador para todos os colaboradores envolvidos nessa tarefa.

A gestão empresarial deve ficar atenta para dois entraves na cultura de inovação: um mindset limitante, que faz as pessoas terem medo de sugerir e testar ideias, e uma comunicação excessivamente burocrática, que distancia os gestores e os colaboradores na linha de frente.

Incentivar um programa de ideias, com um espaço centralizado onde todos possam sugerir e discutir projetos, é uma alternativa eficiente para superar as duas barreiras.

Aposte nos brainstormings

Seguindo a linha de estimular novas ideias, uma ação que pode ser adotada ainda hoje é a prática de brainstorming para lidar com problemas desafiadores. Para ter uma boa sessão, é importante se atentar a alguns cuidados – não basta reunir várias pessoas e esperar que a mágica aconteça!

  • Mescle vários pontos de vista: Todos, da direção a quem trabalha nas operações mais cotidianas, devem ter espaço no brainstorming.
  • Valorize o que pode ser feito: Vão surgir algumas ideias que não podem resolver o problema por inteiro, mas aliviam parte dele. Elas nunca devem ser descartadas, a menos que haja uma opção ainda melhor.
  • Reserve um tempo livre de julgamentos: O desafio deve ser apresentado no começo da reunião, e logo depois as pessoas devem ter alguns minutos para dar ideias sem discuti-las. Comece a analisar cada sugestão somente quando todos tiverem uma chance de se expressar.

Utilize squads e metodologias ágeis, como scrum e kanban

Inovação não significa fazer tudo a partir do zero, e existem metodologias comprovadamente eficazes para integrar esse processo numa empresa. Scrum e Kanban são os exemplos mais famosos, e não é à toa: além de simples e baratos, eles podem trazer benefícios para a gestão empresarial em poucos dias.

Já os squads são equipes multidisciplinares focadas em um projeto, onde a troca de ideias permite superar as lacunas na visão de cada departamento. Elas podem seguir um desses modelos, ou adaptá-los para criar sua própria metodologia.

Utilize softwares de gestão da inovação

Existem várias ferramentas para auxiliar na gestão empresarial e transformá-la em um pilar da inovação. Elas são capazes de conduzir todas as etapas nos projetos de inovação: atrair, gerenciar e implementar as ideias.

Os melhores softwares no mercado vão apresentar funções que permitem combinar as práticas consagradas de administração tradicional com tudo que é preciso para ter sucesso em um ambiente moderno, e você não deve ignorar esse potencial.

Muitos desses programas também vão preparar o terreno para a automatização.

Automatize seus processos

Se é para falar sobre eficiência, a automatização precisa ter um lugar de destaque, afinal as duas caminham lado a lado. Automatizar não somente gera um ganho de velocidade, como também diminui as chances de erros no resultado final – desde que o processo tenha sido otimizado inicialmente.

A automatização de processos na gestão empresarial ainda permite que você invista menos tempo em funções burocráticas, ficando livre para abordar questões estratégicas no crescimento do negócio.

Capacite seus colaboradores em inovação corporativa

A busca por inovação deve ser constante e envolver todos os colaboradores da organização. Além da busca por um insight transformador, também precisamos desenvolver uma estrutura que mantenha pequenas e cumulativas inovações diárias.

Um conjunto de profissionais treinados para implementar a inovação corporativa pode ser o pilar que sustenta essa estrutura. Eles dominarão profundamente os benefícios e as técnicas envolvidas, podendo aplicar seu conhecimento para construir diversos projetos em parceria com os outros membros da empresa.

O número de empresas que investem nesse modelo de treinamento é cada vez maior, pois além de ter um custo inferior à contratação de novos profissionais, ele ainda aproveita a experiência única de quem já conhece a organização por dentro.

Aposte no intraempreendedorismo

Estimular o empreendedorismo no interior da organização é um dos caminhos mais eficientes para estimular a inovação, e é justamente essa a função do intraempreendedorismo. A prática vem ganhando popularidade, pois permite que a empresa possa dedicar alguns recursos a novos projetos sem experimentar um grande impacto nas suas atividades centrais.

Intraempreendedores vão criar pequenos “negócios” dentro da organização principal, testando hipóteses rapidamente e ganhando mais recursos conforme obtém resultados positivos. Vale apontar que o intraempreendedorismo não precisa estar focado no lançamento de novos produtos, podendo visar também o desenvolvimento de ferramentas e processos para fortalecer a empresa.

Fique de olho nas tendências no mercado

Inovar na gestão empresarial é o caminho para se destacar e construir uma posição única no mercado, mas isso não significa isolar-se completamente e ignorar os movimentos ao redor. É óbvio que você não vai copiar as inovações de seus competidores, mas elas sempre podem trazer alguma inspiração e mostrar quais passos devem ser dados agora.

Um programa de benchmarking, responsável por essa prática, pode acompanhar canais e sites de notícias, redes sociais, sites de empresas relevantes e especialistas no setor. A informação, condensada, será uma base útil para começar as reuniões de brainstorming, por exemplo.

Conclusão

Agora você já sabe como inovar na gestão empresarial e conduzir seu negócio para o próximo nível. Não esqueça de transmitir essas informações aos colaboradores da organização, afinal vimos diversas vezes a importância do envolvimento coletivo para a inovação.

Na dúvida por onde começar, você pode discutir as dicas com um pequeno time, organizando uma sessão de brainstorming onde eles possam sugerir como tornar a iniciativa mais abrangente. A partir daí, será possível analisar os melhores métodos, ferramentas e etapas de acordo com a realidade da sua própria empresa!

Esse artigo foi escrito pela AEVO, a maior plataforma de Gestão de Inovação da América Latina.

fonte: Senior