Blog > RH remoto: 5 desafios da área nesse modelo + como superá-los com eficácia

RH remoto: 5 desafios da área nesse modelo + como superá-los com eficácia

Descubra quais são os 5 principais desafios de atuação do RH remoto e como superá-los com eficácia para ter sucesso na modalidade.

O mundo foi transformado com a pandemia do coronavírus e desse fato já sabemos. Mas, apesar da crise sanitária e econômica que aflige o mundo, também temos outra transformação imensa em curso: o modelo de trabalho nas empresas.

Com a necessidade de distanciamento social para evitar situações de aglomeração, pudemos ver uma adoção obrigatória do trabalho remoto. Com isso, tivemos empresas precisando se adaptar — literalmente — do dia para a noite.

Assim, o RH remoto — uma tendência que já acontecia em muitos locais — também teve seu processo acelerado. Dessa forma, os gestores da área precisaram se apoiar na tecnologia para manter o trabalho funcionando como era esperado.

Dito isso, trouxemos os principais desafios que o RH remoto enfrenta nos dias atuais. Descubra os 5 problemas e também como superá-los em nosso artigo, logo abaixo. Boa leitura!

1. Controlar admissão e onboarding online

Mesmo com a crise do coronavírus, muitas empresas precisaram contratar novos profissionais. Inclusive, algumas áreas até prosperaram muito durante a pandemia, o que levou a um desafio imenso de admissão e onboarding à distância.

Sendo assim, foi preciso estruturar o processo para criar admissões online que não fossem dependentes da presença física. E, para a sorte dos profissionais de RH, isso foi feito com bastante sucesso por meio de alguns softwares.

Nesse caso, soluções como o Colab, da Senior Sistemas, tornam o processo de admissão e onboarding mais simples e totalmente remoto. É a tecnologia apoiando os novos modelos de trabalho que o mundo atual necessita.

2. Incentivar o engajamento dos colaboradores

Outro desafio do RH remoto que precisou de atenção foi o engajamento dos colaboradores. Atualmente, com o isolamento físico do resto da equipe, foi possível perceber uma queda na interação entre os profissionais.

Portanto, o desafio dos profissionais de RH está em manter a motivação da empresa alta e, por consequência, o engajamento entre áreas. Nesse caso, o apoio da tecnologia é útil, mas serão ações pontuais — de comunicação e feedback — que precisam ser feitas no dia a dia.

3. Gerenciar a comunicação interna

A falta de comunicação é um dos problemas que mais causam turnover nas companhias. Nesse sentido, além de perder o colaborador, as companhias também sofrem com prejuízos financeiros ao não apostarem em uma comunicação interna eficiente.

Portanto, para que o RH remoto não permita que “ilhas de isolamento” sejam criadas, é preciso incentivar a comunicação, criar dinâmicas e atuar ativamente a partir do compartilhamento de conhecimento entre todos os colaboradores.

Desse modo, os funcionários poderão trabalhar mais à vontade, entendendo como a dinâmica de comunicação interna no trabalho remoto funciona e, assim, evitando que esse tema seja um problema na jornada profissional.

4. Controlar a jornada de trabalho

Nosso penúltimo item sobre os desafios do RH remoto é o controle da jornada de trabalho. E aqui, precisamos fazer uma observação importante: é essencial que os trabalhadores cumpram a jornada combinada e nada além dela, como vemos em muitos relatos de profissionais remotos.

Ou seja, nada de trabalho extra por estar em casa — e aproveitando que os colaboradores estão 100% do tempo conectados. A jornada combinada de trabalho deve ser respeitada, para que o profissional tenha seu devido tempo de descanso e possa avançar durante a semana com muita energia.

Então, a dica é evitar qualquer comportamento que influencie negativamente nesse tema. Faça com que as pessoas tenham consciência da sua função sem precisarem de monitoramento e coação para trabalhar além do horário.

5. Gerir os conflitos à distância

Por último, como é função de qualquer profissional de RH, é preciso um esforço extra para gerir os eventuais conflitos da modalidade remota de trabalho. É inevitável que problemas do tipo surjam e, por isso, a área de Recursos Humanos precisa agir ativamente.

A primeira forma de ação é incentivar a boa comunicação e compreensão da situação. Muitas vezes, quando o relacionamento via texto não funciona, é importante incentivar outros meios, como chamadas de vídeo ou mesmo as ligações telefônicas.

Portanto, os colaboradores precisam “sentir” quando uma conversa não está fluindo para agir proativamente e, assim, evitar que a situação ganhe dimensões desastrosas. Então, como profissional de RH remoto, envolva-se mais na rotina da equipe para evitar que os 5 desafios que trouxemos aqui sejam um assunto grave — e recorrente — na sua equipe.

Gerenciamento de RH remoto é com a Synergie

Sabemos que os desafios do RH remoto são muitos. Enfrentar a crise sanitária e econômica são realidades duras para os colaboradores, bem como para os líderes e gestores de Recursos Humanos. 

Ainda, temos a gestão de pessoas que trabalham à distância também como uma situação bem complexa.

Por isso, é preciso entender o cenário atual, a partir dos itens que abordamos ao longo do artigo, para poder agir. E parte dessa ação envolve a aposta na tecnologia como grande aliada dos negócios.

Assim, a Synergie — canal de distribuição oficial da Senior Sistemas — traz a melhor solução de sistema para Gestão de Pessoas do mercado, possibilitando que o gerenciamento do capital humano seja mais simples e eficaz.

Com recursos para gestão de pessoas, administração de pessoal, gerenciamento de recursos, ponto eletrônico, funcionalidades de saúde e segurança e acompanhamento estratégico será possível revolucionar o RH da sua empresa, mesmo à distância.

Quer saber mais sobre a solução? Entre em contato conosco e traga seu desafio para nossos especialistas. Será um prazer atender suas demandas.