Blog > Programa Compliance: como implementar na sua empresa

Programa Compliance: como implementar na sua empresa

compliance

Entenda porque é importante olhar para o Programa de Compliance e quais são os benefícios.

Compreender que os campos ético e moral de um negócio são tão importantes quanto o aspecto operacional pode garantir a você a estabilidade e segurança na exposição da sua empresa. Para isso, contamos com o Programa de Compliance, que busca desenvolver uma lista de controles internos e externos, diretrizes, imposições dos órgãos de regulamentação do seu segmento e a segurança nas diversas esferas da sua empresa.

Segundo dados da KPMG, atualmente 40% das empresas não possuem uma política anticorrupção implementada e cerca de 43% não possuem uma política nem um programa de ética e compliance aplicado em suas instituições. É por isso que uma organização que investe suas forças em ações para colocar em prática um Programa de Compliance ganha maior destaque em relação às suas concorrentes, atingindo, assim, uma maior notoriedade e credibilidade no mercado e aumentando a qualidade das decisões, investindo numa maior credibilidade e, ainda, diminuindo os seus custos operacionais.

Mas, afinal, você sabe para que serve, por que é tão importante olhar para isso e como pode implementá-lo na sua empresa? Para te ajudar nesse processo, vamos separar este texto em 3 tópicos fundamentais, sendo eles:

1. O que é e para que serve o Programa de Compliance?

2. Quais os benefícios para a sua empresa?

3. Como você pode implementá-lo?

Antes de explicar cada ponto, é importante compreender que o compliance aplicado em grandes instituições pode ser dividido em três níveis essenciais: gestão de riscos, governança corporativa e gestão de processos e negócios, sendo eles os três níveis que constituem o código de conduta que irá garantir a integridade do seu negócio na tomada de decisões do dia a dia.

O que é e para que serve o Programa de Compliance?

O Programa de Compliance nada mais é do que um código de ética composto por normas internas determinadas pela própria organização que o desenvolve. É preciso compreender que essas regras não possuem um padrão obrigatório de diretrizes, mas devem ser desenvolvidas pelos gestores da empresa, que deverão estar alinhados com as leis vigentes como base para isso. Esses gestores formam uma equipe qualificada e preparada para a função, podendo ser colaboradores ou não.

Compreenda que, quando falamos no Programa de Compliance, precisamos descrever os três tópicos principais citados acima e que os constituem para a melhor compreensão do processo. São eles:

– Gestão de riscos

Esse pilar é responsável por focar em melhores práticas de infraestrutura, políticas e metodológicas, que visam evitar futuras perdas para a empresa. O processo de Gestão de Riscos possui etapas-chave que vão além da previsão do problema, mas também é necessário haver uma postura resolutiva deles. Existem alguns passos para essa gestão, que são: estabelecimento do contexto, identificação, análise, avaliação, e tratamento dos riscos, além de monitoramento.

– Governança corporativa

Quando falamos em Governança corporativa, precisamos considerar que serão estabelecidas as regras do compliance sempre focando em transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Geralmente, esse nível é composto pelo conselho de administração, conselho consultivo, comitê de funcionários, comitê de clientes e diretoria executiva. Juntos, eles desenvolvem o código de conduta ideal de acordo com a atuação da instituição, seus colaboradores e clientes.

– Gestão de processos e negócios

Nesse nível, é preciso olhar mais para o operacional, pensando na otimização dos processos diários, descartando desperdícios e garantindo que cada funcionário domine a sua função. É isso que irá assegurar o andamento constante da sua empresa.

É nesse ponto que você irá identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos da sua instituição com o foco em atingir resultados sólidos e alinhados com os objetivos estratégicos da organização.

Com essas diretrizes corretamente alinhadas, os riscos de problemas futuros e instabilidade da sua empresa serão menores, pois há uma conduta de normas a serem seguidas que foram desenvolvidas pensando na segurança da sua instituição e colaboradores.

O Programa de Compliance também servirá de guia para que a empresa possa alcançar os seus objetivos e metas de forma muito mais segura em longo prazo, dando maior credibilidade e um ganho imensurável na reputação da sua marca devido ao seu compromisso pré-estabelecido pelo programa.

Por que é importante olhar para o Programa de Compliance e quais são os benefícios?

O Programa de Compliance não pode ser visto apenas como um mecanismo que busca ajudar a evitar corrupções dentro de uma empresa, mas também uma ferramenta que irá contribuir para que a instituição se consolide no mercado de forma séria e comprometida.

O conjunto de boas práticas alinhadas à missão, visão e valores de um negócio tende a ter maior valor para investidores, colaboradores e fornecedores, além de abrir portas para

importantes oportunidades no mercado. Empresas comprometidas fortalecem diariamente a sua marca no mercado, comprovando a sua seriedade e ética.

É importante ter em mente que estar em compliance ultrapassa apenas a questão de manter prazos, seguir regras, entregar exatamente aquilo que foi anunciado ou ter um código de conduta. Existem grandes riscos de atuar sem compliance hoje em dia, que podem ocasionar grandes danos legais e financeiros ao seu negócio.

Há casos extremos que podem causar a extinção de uma organização através de altos custos das multas e, até mesmo, a perda total de sua reputação. Por isso, é de enorme valor olhar com cautela para esse setor. A segurança e integridade da sua empresa está no bom desenvolvimento e aplicação desse programa no dia a dia de todos os colaboradores, fornecedores e clientes.

Como você pode implementá-lo?

Para implementar um Programa de Compliance na sua empresa é preciso ter em mente a busca por um profissional que possua as habilidades desejáveis para a função. O candidato deve possuir um perfil diplomático e se mostrar uma pessoa com a habilidade de dialogar com os diferentes setores da organização, sem abrir mão dos pilares éticos e morais na tomada de decisões.

A instituição pode abrir o processo seletivo primeiro internamente para os próprios colaboradores, caso sintam-se aptos para tal função ou a empresa enxergue potencial em algum determinado funcionário. Caso o colaborador, já pertencente à empresa, corresponda aos requisitos necessários para a função, é válido levar em consideração o valor da existência de um o conhecimento prévio da instituição, setores e processos, o que contribui nesse percurso de desenvolvimento da área de compliance.

Lembre-se de que um plano de ação para a implementação do programa é indispensável para que esses processos ocorram de maneira gradual e sejam vistos e aceitos naturalmente pelos colaboradores.

Você pode desenhar um cronograma determinando prazos para que essas alterações sejam iniciadas e concluídas. Será esse seu controle e planejamento bem desenvolvido que irá até mesmo ajudar os colaboradores que tiverem alguma dificuldade com o processo de implementação do programa.

Também é importante estabelecer um sistema de fiscalização. Para isso, a empresa precisa criar um canal de denúncias para que os colaboradores, clientes e fornecedores possam denunciar comportamentos inadequados e, assim, de fato, colocar o programa em prática.

O departamento, ou responsável pelo programa, deverá analisar meticulosamente todas as denúncias para identificar o que realmente é válido dedicar mais atenção e o que demonstra gravidade ou não. É assim que o programa será implementado gradualmente na sua empresa.

Um ponto importante que deve ser lembrado sempre é o monitoramento da implementação desse programa. O acompanhamento de perto faz com que o funcionamento seja cada vez mais lapidado e assertivo. Além de lidar com a administração das queixas realizadas, é de enorme importância que a equipe ou responsável pelo compliance esteja presente no cotidiano da instituição com o objetivo de resolver dúvidas que possam surgir para os colaboradores.

Além disso, o treinamento dos colaboradores deve ocorrer assim que o programa estiver bem implementado e possa ser aplicado de forma efetiva, para que todos estejam alinhados e tenham total conhecimento de todas as normas internas e legislação vigente.

É necessário conscientizar toda equipe quanto à adoção do processo através de uma comunicação eficaz. É indispensável que todos os colaboradores tenham total conhecimento diante do código de ética da instituição seguindo as regras propostas.

Expandir tudo o que foi estabelecido no programa para os colaboradores, fornecedores e clientes de forma clara, explícita e eficaz garante o compromisso com as partes interessadas e o comprometimento com o desenvolvimento sustentável da empresa.

É importante ter em mente que, como os programas de compliance exigem que as organizações atuem sempre em conformidade com as legislações vigentes, é indispensável o monitoramento e acompanhamento de perto de todas as informações que são relacionadas e envolvem a aplicação das leis pertencentes aos territórios e às atividades a que a empresa está vinculada.

Por fim, e não menos importante, lembre-se de que a integração e o engajamento de todos os colaboradores e terceiros é um ponto fundamental para que todo o programa ocorra de maneira bem-sucedida e eficaz, trazendo resultados promissores para a construção de uma boa reputação da empresa, desenvolvida a partir do compromisso, credibilidade e responsabilidade da instituição.

Esteja em dia com todas as obrigações legais

Com a solução de Compliance Fiscal da Senior suas obrigações fiscais são entregues antes dos prazos estabelecidos no calendário fiscal, assegurando informações íntegras e coerentes com os demais dados da empresa. Garanta a segurança e a integridade das suas informações fornecidas ao governo.

fonte: https://bit.ly/37a1vWz

Se quiser saber mais sobre o assunto e entender como a Synergie pode ajudar sua empresa, entre em contato: (11) 3853–3715 ou através do comercial1@synergie.com.br ou no synergie.com.br/contato