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A transformação digital no mundo pós pandemia

Como preparar a sua empresa para o momento de retomada? Como o mercado se comportará daqui para frente? Qual próximo fato que irá gerar uma grande mudança num curto espaço de tempo? Como devemos nos preparar? Confira as dicas que preparamos para você!

O mundo globalizado é dinâmico e imprevisível. Cada fato ocorrido numa parte do globo, afeta o todo. Já há algum tempo se fala na transformação digital e em como cada vez mais as empresas precisam reinventar a forma de se fazer negócios, rever seus produtos e serviços, mudar o mindset e buscar mais agilidade nos seus processos.

Com a crise, empresas tiveram que se adequar e quem já estava com a operação completa rodando com apoio de tecnologia, sofreu menos impactos. As empresas que tiveram que colocar a equipe para trabalhar em home office e já utilizavam estruturas em cloud por exemplo, puderam dedicar mais tempo com a estratégia do negócio.

O uso das mídias digitais para divulgação dos produtos e serviços, processos ágeis e automatizados, a venda através de sites, aplicativos, WhatsApp, adaptação para entrega de produtos e serviços, foi e continua sendo um diferencial para os negócios que conseguiram se manter durante a pandemia.

Os restaurantes, por exemplo, que não podiam mais receber pessoas no local, optaram por manter suas operações apenas como delivery, ao invés de fechar e dessa forma, conseguiram se manter e até aumentar suas receitas, reduzindo os seus custos, pois sem clientes no local, não havia necessidade de atendentes.

Depois de semanas de isolamento e lockdown, retornaremos gradativamente as atividades comuns, e depois de todas as dificuldades o mercado voltará ao seu ciclo normal. As perguntas que ficam na cabeça dos executivos são: “Como o mercado se comportará daqui para frente? Qual próximo fato que irá gerar uma grande mudança num curto espaço de tempo? Como devemos nos preparar? ”

Nós separamos aqui algumas dicas de como se preparar:

1. Inovação, Inovação, Inovação

As empresas bem-sucedidas serão aquelas que direcionarão parte do seu orçamento para inovação. Além do orçamento, é muito importante que aumente o tempo dedicado das pessoas e equipes para esta atividade. Para isso, é importante que a operação seja cada vez mais automatizada e que o que não agrega valor para o negócio seja descontinuado ou terceirizado. Como exemplo, em vez da TI da empresa se preocupar com compra e instalação de hardware e licenças, transferir estas atividades para um parceiro e se possível manter isto emCloud.

2. Uso das tecnologias disponíveis

O desejo de todas as empresas é conseguir vender mais e com menor custo. Para isso, é cada vez mais importante acompanhar o comportamento dos clientes e adaptar as estratégias de acordo com o momento.

Utilize soluções de inteligência artificial e machine learning para analisar hábitos de compra e saber os produtos mais adequados para cada perfil de cliente. Isso já é bastante conhecido pelas plataformas de e-commerce que trabalham com recomendações de produtos.

Atualmente temos uma geração de dados nunca antes visto. A utilização de soluções de Big Data e Analytics é de fundamental importância para fazer análise da base de informações, gerar previsões e insights para aumentar vendas, conquistar e reter clientes e tomar decisões mais assertivas baseadas em dados.

Uso de realidade aumentada através do uso de smartphone e/ou webcam, unindo os cenários do mundo real e virtual. Com esta tecnologia é possível combinar estes dois mundos e inserir objetos virtuais dentro do mundo físico. Imagine ter a experiência de uso de um produto antes mesmo de comprar?

Os clientes estão sempre fazendo compras, e se possível, sem sair de casa. Pode ser durante o dia, a noite ou final de semana. Utilize soluções de chatbot para interagir e tirar dúvidas de seus clientes, sem a necessidade de intervenção humana.

O uso das plataformas digitais é cada vez maior. Ao mesmo tempo que os clientes podem comprar a qualquer momento, também podem prejudicar sua reputação a qualquer momento. Por isso é necessário utilizar tecnologias de análise de sentimentos para captar estas situações e tratar com a maior agilidade possível.

3. Lideranças e colaboradores

Para que a empresa faça o melhor uso das tecnologias e inove, é preciso que as pessoas estejam capacitadas para lidar com isso, tanto a sua cultura quanto o seu conhecimento. Quando falamos na cultura, é o fato das pessoas “respirarem” tecnologia e um pensamento que tudo o que foi feito até agora teve o seu valor, mas para que o negócio se mantenha e cresça na era digital, precisa ir além. Muitas vezes, desconstruir o que foi feito até o momento para construir o novo. O conhecimento, faz com quem as pessoas tenham o entendimento das novas tecnologias e como podem utilizar no dia-a-dia, trazendo ideias e insights para o negócio, além de colocá-las em prática.

4. Processos simples e ágeis

As novas tecnologias exigirão uma mudança radical nos processos da empresa. Em muitos casos não será uma questão de melhorar processos e sim, transformá-los ao ponto que novos processos devem ser estabelecidos sem analisar o que já existe no momento.

Para a empresa se manter e crescer neste mundo dinâmico, é preciso ter agilidade para tomar decisões e agir rapidamente. O uso da tecnologia Cloud é um pré-requisito, tanto para tirar a pressão da equipe para manter os sistemas legados, quanto para suportar o processo de inovação. A empresa e a área de TI precisam ter foco na inovação. Precisa ser um processo contínuo dentro da organização.

Neste artigo exploramos o cenário atual e como se preparar para o mundo que nos espera. As tecnologias existentes permitem coisas fantásticas. Para isso precisamos mudar nosso mindset e aprender a utilizá-las da melhor forma.

fonte: https://bit.ly/3ehDo9n